Existem duas formas antagônicas de atravessar momentos como o atual, no qual enfrentamos uma crise econômica e também política. A primeira opção é lamentar, cortar investimentos e deixar a preocupação nos consumir até que o cenário melhore e a onda de pessimismo dissipe-se com o passar do tempo por conta própria. A segunda é buscar alternativas e reinventar o negócio por meio da inovação tecnológica, capacitação profissional e aperfeiçoar a gestão, encontrando na crise oportunidades.
Nos últimos anos, verificamos que a maioria das economias e setores foram obrigados e enfrentar momentos de revés. Alguns, já deixaram os problemas pra trás e voltaram a crescer e outros estão em recuperação. No Brasil, esse período demorou um pouco mais pra chegar e sabemos que teremos um ano-chave pela frente para iniciarmos nossa retomada de crescimento. Uma grande vantagem nossa em relação a outros é que já lidamos há mais tempo com momentos de incertezas e dificuldades, o que nos dá um certo know how.
Nós, da Abracorp, que temos nossa importância reconhecida neste cenário, precisamos redobrar o entusiasmo de forma que ele possa se expandir para os demais segmentos. A força das TMCs, aliada aos demais elos da cadeia produtiva de operações e agenciamento do viagens e turismo, pode fazer a diferença entre aqueles que permanecem de braços cruzados, enquanto as coisas seguem seu rumo natural, ou agir de maneira pró-ativa, como protagonistas e agentes de transformação.
Edmar Bull
Presidente do Conselho de Administração da Abracorp
Published by