Estamos acostumados a ouvir as cobranças dos profissionais de turismo, sejam elas nas redes sociais ou em encontros pessoais. Não podemos simplesmente tapar os ouvidos e fingir que tudo funciona com a precisão de um relógio suíço no turismo nacional. Há muito o que trabalhar, muito para construir e muito a se fazer. Da mesma maneira, não adianta nos mantermos na linha dos discursos e da teoria, propondo soluções ou discursos do que “vamos fazer” ou que “é chegada a hora”. É preciso agir e com urgência!
Faz-se necessário destacar que alguns segmentos não estão inertes a tudo o que vem ocorrendo. Mais que bons números que comprovam bons resultados, existem ações concretas que são tomadas na medida que problemas ou dificuldades são detectados.
Em outubro do ano passado, demos um passo inicial para a resolução de um grande problema para toda a cadeia: o descontrole nas reservas hoteleiras. Diferentemente do setor aéreo, que dispunha de uma infraestrutura tecnológica, os meios de hospedagem estavam diluídos em diversas plataformas diferentes e a maior parte (60%), principalmente os independentes, não tinham espaço dentro do novo cenário global. Então, tomamos a iniciativa. Por meio de uma parceria com a B2B Reserv@s, a Abracorp desenvolveu uma solução integrada de reservas e faturamento para o segmento hoteleiro, inicialmente restrito às agências de viagens associadas à entidade.
Com a plataforma, ampliamos o conteúdo online para reservas de hotéis, viabilizamos a utilização do cartão de crédito como principal meio de pagamento das despesas, automatizamos os processos, ganhamos em produtividade, aumento da eficiência operacional e redução de riscos e custos para todos os envolvidos no processo. Com esse processo, calculamos à época uma redução de custos de 50% para os hotéis que aderissem ao B2B Reserv@s, em um investimento inferior às despesas referentes à utilização de telefone e de correio.
Após um ano, já dispomos de mais de 1.850 hotéis integrados. Em pesquisa recente com usuários, a B2B Reserv@s identificou que 96% deles recomendam a utilização da plataforma, 70% reconhecem que ela oferece segurança durante as reservas e 33% admitem que o processo melhorou. Reconhecemos que ainda há muito o que fazer. Trabalhamos hoje para o ingresso das grandes redes, sem perder o foco nos independentes, e no incentivo para que mais agências utilizem o cartão virtual para garantir segurança às suas transações.
Mas também temos o que comemorar. No próximo dia 20, ganharemos a parceria de um parceiro de peso como o Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil (Fohb), que anunciará em uma coletiva de imprensa que utilizará a plataforma como preferencial. Isso será muito positivo e um grande ganho para todos.
Edmar Bull
Presidente do Conselho de Administração da Abracorp
Published by