As expectativas com relação ao Ano Novo (2016) convergem, ao menos no que diz respeito ao fato de que mudanças no cenário vão ocorrer. Com os dados da pesquisa de vendas extraordinária focada nos meses de outubro e novembro de 2015, exclusivamente no segmento aéreo, que representa mais de 70% do volume de transações e de faturamento das associadas Abracorp, compartilhamos uma fotografia mais clara das atuais tendências que movimentam o segmento.
A pesquisa apontou, de outubro para novembro, recuo de 7,3% nas transações aéreas domésticas e uma queda ainda maior – 10% – no volume faturado. No entanto, em novembro, tivemos um cenário inédito. Mesmo com a redução generalizada, com queda de 4,5% em transações e 5,3% no faturamento, nesse mês a Gol atingiu a liderança no mercado doméstico, tanto em bilhetes emitidos como em faturamento.
No mercado internacional, também registramos queda de outubro para novembro, na casa dos 16,1%, na indústria. Notou-se que as maiores quedas ocorreram nas viagens para a Área 2 (Europa e Oriente Médio), onde as companhias aéreas europeias apresentaram maior redução. A TAM continua na liderança do mercado internacional, mas viu o faturamento encolher 19,5% de outubro para novembro – acima, portanto, da queda média de mercado (16,1%). Enquanto isso, a American Airlines teve as vendas reduzidas em 12,2%.
De todo modo, ainda em janeiro de 2016, quando a divulgação da pesquisa Abracorp consolidar o desempenho dos diferentes elos que compõem o estudo da cadeia de valor em 2015, a exemplo da hotelaria e locadoras, certamente, teremos mais dados disponíveis para melhor embasar a análise preditiva.
A todos, renovados votos de esperança, do verbo esperançar e não esperar.
Edmar Bull
Presidente do Conselho de Administração da Abracorp
Published by