Prazo ou Carência?

Por mais animados e otimistas que sejamos, não há como negar o cenário de estagnação econômica que recobre o Brasil de norte a sul, em todos os setores produtivos. Diante do aperto generalizado, é preciso tomar muito cuidado com práticas leoninas e até mesmo predatórias no âmbito do mercado como um todo. E no nosso setor, o de viagens corporativas, despontam casos preocupantes no que tange, por exemplo, à imposição de prazos de pagamento.

Hoje, as agências de viagens corporativas oferecem aos seus clientes prazos de pagamentos que seguem determinações dos próprios fornecedores, a exemplo da Iata/BSP no segmento aéreo. Ou seja: 10 dias fora a semana, na forma de pagamento faturado.

Qualquer tentativa ou a tentação de ampliar os limites de prazo estabelecidos, como condição para se fechar negócios, pode ser interpretada como um sinal de alerta, ou pior, de carência. Isso porque não cabe à agência de viagens atuar como agência financiadora do cliente, dispondo de um folego que nem os fornecedores possuem – ainda mais num ambiente econômico, onde a taxa de juros beira os 15%.

Os números são claros e irrefutáveis. E servem como referência substantiva para a boa reflexão e, também, para a adoção de políticas consensuais de prazos. Dar as costas à realidade é passaporte para o caminho sem volta.

Rubens Schwartzmann

PS: Com a licença do comando da Abracorp, para assumir a presidência da ABAV Nacional, Edmar Bull transferiu para Rubens Schwartzmann, o vice-presidente do Conselho de Administração da entidade, a atribuição de publicar os posts neste blog. A partir de março de 2016, o Espaço Abracorp continuará a compartilhar com os leitores, semanalmente, informações e considerações sobre fatos relevantes para o setor, a exemplo do tema em pauta, sob a gestão do próximo presidente eleito.

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3 thoughts on “Prazo ou Carência?

  1. Rubinho, bem vindo ao Blog. Excelente colocação.
    Esta é uma questão que estamos sempre repetindo. Milagres nao existem, nao é! Crédito custa e TMC não é banco! Pronto falei!
    beijokas,

  2. Rubens
    Lúcido e claro seu post. Tenho dito aos meus associados, “o caixa é o senhor da razão”, não adianta vender se for para abrir um rombo nas finanças da empresas.
    Melhor adequar estrutura e manter-se vivo,
    Abraços e bem vindo ao clube de blogueiros,

  3. Olá Rubens, como vai?
    Infelizmente essa prática de prazo estendido está cada vez mais normal nas grandes agencias corporativas. Vi um caso que a mesma dá 45 dias de prazo. Concorrência desleal? Com certeza é, usam um FEE que agencias menores não conseguem aplicar também. Mercado prostituído!

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