Rubens Schwartzmann*
Há alguns anos a Abracorp divulga, trimestralmente, os números que referenciam o mercado de viagens corporativas. Apurados de forma censitária, os valores e percentuais que a entidade divulga já contam com elevada representatividade – englobam um terço do PIB do mercado em que atuamos. Na última reunião com as associadas, colocamos em pauta e aprovamos a adoção de meios para aprimorar e certificar a metodologia que vimos utilizando.
Decidimos pela contratação de uma empresa de consultoria e auditoria para desenvolver um sistema de fornecimento de dados gerenciais e de vendas. Trata-se de um projeto de BI (Business Intelligence), destinado a fomentar ainda mais a credibilidade da Abracorp. Haverá inovações no instrumental de coleta; inclusão de novas variáveis e recortes de análise (a exemplo das tarifas médias por pares de cidades e diárias médias por destinos), que vão favorecer a identificação de tendências.
Depois de um diagnóstico das agências e definição dos indicadores para a associação e para o mercado, será formulado um sistema automatizado para permitir que não haja nenhum tipo de intervenção manual e que as informações sejam ainda mais confiáveis. Poderemos comparar cada indicador sem variáveis – laranja com laranja e maçã com maçã. Na sequência, será criado um processo de certificação e homologação. Cada agência se tornará apta a enviar seus dados de acordo com o manual desenvolvido pela empresa de auditoria.
Desta forma, o produto final será uma ferramenta de BI (Business Intelligence) da Abracorp, onde os donos, CEO´s e diretores terão indicadores de performance da sua empresa comparados com as demais. Naturalmente, não haverá exposição do nome de nenhuma agência associada. Serão apenas dados referenciais do mercado, a exemplo do valor do tíquete médio, volume de transações x colaboradores, número de pessoas x faturamento, entre outros. Estamos certos de que o dashboard a ser criado irá ajudar, em muito, os donos a pilotarem melhor os seus negócios.
*Rubens Schwartzmann é Presidente do Conselho de Administração da Abracorp.
Published by