Os resultados da nossa pesquisa de vendas, referentes ao terceiro trimestre do ano, totalizaram R$ 3,3 bilhões. No acumulado de 2014, são mais de R$ 9,7 bilhões – conforme divulgado na reunião mensal da Abracorp, dia 30 de outubro. Quando consideramos as tarifas médias de todos os segmentos, nos três primeiros trimestres do ano, verificamos um recuo de 7,5% em relação a igual período de 2013. Embora algumas empresas tenham apresentado crescimento em sua tarifa média, a movimentação aérea em voos domésticos sofreu retração de 10%.
As aéreas TAM e GOL mantiveram a liderança no segmento nacional e internacional. Na hotelaria nacional, Accor e Atlantica continuam liderando o segmento, que concentra 46% de participação dos hotéis independentes. Neste contexto, surpreende o desempenho da rede BHG – cresceu 105,4% em diárias e 59,5% em faturamento. Os dados também revelam crescimento das transações terrestres entre as agências de viagens corporativas. O segmento de locação nacional cresceu 17,6% em volume e 2,9% em faturamento. Líder do mercado doméstico, a Localiza registrou aumento de vendas em 57,9% e 53,8 em quantidade de locações.
O panorama geral revela as consequências decorrentes de um ano atípico, que foi marcado pela realização da Copa do Mundo e, também, pela campanha eleitoral em que Dilma Rousseff se reelegeu Presidente da República. Essa definição, em si, contribui para melhor clareza do cenário e renova expectativas sobre decisões macroeconômicas por parte do novo governo. Otimistas, porém atentos e cuidadosos, esperamos que os investimentos em infraestrutura sejam acelerados, para alcançarmos resultados melhores em 2015.
Edmar Bull
Published by