UM ENCONTRO PARA CELEBRAR

No dia 20, no Grand Mercure São Paulo, realizamos a Reunião dos Associados Abracor, uma instância de nossa governança. Nesses encontros apresentamos a agenda do Conselho de Administração, incluindo ações em andamento dos nossos grupos de trabalho, levantamos as aspirações do mercado e aproximamos parceiros estratégicos aos Associados.

Essa Reunião foi especial para todos nós, pois tivemos a oportunidade de celebrar, momento quase raro no meio de dias desafiadores para os nossos negócios. O tema em destaque foi o desempenho da Latam, que, pelo segundo ano consecutivo, tem o maior share em faturamento entre as companhias aéreas. Essa é uma parceria vitoriosa e demonstra toda a nossa força nessa cadeia.

Tivemos também a apresentação Guilherme Dietze, economista da Fecomércio-SP, que além de uma visão sobre a economia brasileira, apresentou um gráfico sobre as projeções do Perse, as perspectivas do setor de turismo e a do setor de viagens corporativas.

Ele prevê um crescimento do setor de turismo que no ano passado faturou R$ 206 bilhões, contra R$ 195 bilhões em 2023. Representamos 63% desse volume. Dietze reforçou o que apontei no texto anterior: faturamento não é resultado.

Mas um dos pontos que mais gosto de acompanhar é a atividade dos nossos quatro comitês. Temos o de TI, RH, MICE e Operacional. Há uma vitalidade na agenda e propostas importantes para a nossa gestão.

Essa foi a nossa primeira reunião, no ano que completamos 15 anos de atividades. Estrada dura e desafiadora.

NEM TUDO QUE RELUZ É OURO: Viagens corporativas fecham 2024 com novo faturamento recorde, R$ 13,5 bilhões

Recentemente, apresentamos um breve balanço do que foi o ano de 2024. Tivemos um faturamento recorde de R$ 13,5 bilhões, ligeiramente acima de 2023, que já havia registrado o maior ao valor desde que o levantamento começou a ser feito.

Dezembro de 2024 registrou faturamento de R$ 860 milhões, 17% acima do obtido no mesmo mês de 2019, com R$ 729,4 bilhões, mas abaixo a dezembro de 2023, com R$ 892 milhões. O recorde de faturamento no ano passado ocorreu em outubro, R$ 1,3 bilhão, superando a marca do mesmo mês do ano passado, R$ 1,2 bilhão.

Nem tudo o que reluz é outro. Esse é o caso. Como sabemos faturamento não é resultado. Olhando com uma lupa esses números, notamos que ainda há pontos frágeis que atacam a sustentabilidade da cadeia de viagens corporativas. Há desafios estruturais que precisam ser resolvidos e que, no final das contas, desaguam nas agências. São elas que, na ponta, tentam, com muito sacrifício, equilibrar os múltiplos interesses de clientes e parceiros.

Falando em sustentabilidade, temos um bom exemplo. Pelo segundo ano consecutivo, o melhor desempenho foi da Latam com faturamento, em viagens nacionais, de R$ 2 bilhões, 1% acima de 2023. Em viagens internacionais, o crescimento foi ainda maior, com 2% acima de 2023 e faturamento de R$ 599 milhões. Grande parte desse desempenho da Latam deve-se a forte parceria com as agências de viagens corporativas, que juntos têm desenvolvido soluções importantes para o setor.

Em 2024, o setor hoteleiro faturou R$ 3,9 bilhões, um crescimento de 42% em relação a 2019. Das 10 redes de hotéis analisadas, sete apresentaram aumento de receita. A Accor lidera o market share no faturamento nacional, com 13% do total, e responde por 25% do mercado internacional.

Esses números demonstram alguns bons cenários: a agências continuam buscando soluções inovadoras em sua gestão e, por outro lado, parcerias sólidas e duradouras dão resultados.

O ano de 2025 ainda nos trará mais oportunidades. Saberemos identifica-las e extrair o máximo delas.

Final de 2024. Início de 2025

No último post deste espaço falei um pouco sobre a agenda e as expectativas que tínhamos sobre Convenção que estava para acontecer.

Sempre acreditei que, junto com o time da Abracorp, poderíamos alcançar grandes resultados. Mas a realidade superou as minhas expectativas! O sucesso desse encontro foi realmente inspirador, e aqui estão algumas conquistas que merecem ser celebradas:

• Após um longo estudo, fizemos importantes ajustes no nosso estatuto, que inicia um processo de atualização da Abracorp com olhar para o futuro.
• Acompanhando os novos tempos, também incluímos uma agenda específica para os OBTs do mercado (Argo, Lemontech e Reserve). Eles compartilharam suas visões estratégicas sobre inteligência artificial generativa e apresentaram conteúdos produtivos sob uma perspectiva diferenciada e inovadora.
• Esta edição marcou a estreia da participação dos membros do CAB – Client Advisory Board em nosso evento. Ana Prado (Syngenta), Felipe Mendonça (Petrobras) e Joyce Macieri (Minerva Foods) trouxeram uma contribuição valiosa por meio de uma discussão rica e colaborativa.
Aproveito para expressar meu agradecimento pela presença no evento e pela dedicação ao CAB. Como já mencionei anteriormente, esta é uma das instâncias mais valiosas de nossa governança. No CAB, reunimos as principais dores do mercado, sugestões qualificadas e uma transparência que se traduz em conteúdo estratégico. Esse material é compartilhado com nossos associados para inspirar e desafiar suas equipes rumo a melhores práticas e resultados.
• Encerramos nossa agenda de trabalho com o palestrante Tiago Pessoa de Mello, CEO no Banco Mercantil Marketplace, que falou sobre a Transformação Digital no Setor de Viagens: Como a Nova Economia Redefine a Experiência do Cliente. Elegemos esse tema para ilustrar nossas discussões internas. Ele ainda é cercado de muitas dúvidas no setor, mesmo nossos associados tendo práticas importantes de como utilizar as ferramentas digitais na medida certa de atendimento aos clientes.
• Presenteamos os associados com um belo terrário, representando nossa gratidão e o compromisso com a sustentabilidade e os princípios do processo ESG.
• Encerramos o dia com um coquetel seguido de jantar, proporcionando um ambiente descontraído para a confraternização de todos e celebrando o fechamento de mais um ano de sucesso.

Estamos preparando as agendas para 2025 com conteúdos enriquecedores que certamente trarão grande valor ao mercado.

Desde o fim da pandemia, tudo o que vivemos até agora foi apenas um “aquecimento” para o que promete ser o melhor ano para o segmento corporativo: 2025!

Desejo a todos muita prosperidade, alegria e sucesso nessa jornada.