A menos de dois meses da realização da 44ª Abav Expo Internacional de Turismo & 46º Encontro Comercial Braztoa, a Abracorp vem dedicando atenção especial à mobilização das associadas. Já encaminhamos convites e temos intensificado contatos com as associações representativas dos gestores de empresas sediadas em vários estados do Brasil. Nosso objetivo é motivar ainda mais a participação de profissionais do setor na nossa Ilha Corporativa.
Várias TMCs associadas Abracorp, com o apoio da Gol Linhas Aéreas, mobilizam e organizam a participação de grupos de clientes no conjunto dos eventos apoiados pela entidade. Algumas delas já estão empenhadas em traçar o roteiro das visitas dos compradores corporativos participantes das caravanas aéreas para os eventos, incluindo a realização de almoços.
Os novos ares resultantes das mudanças em curso no país constituem motivação adicional. Há sinais de que a economia brasileira tende à descentralização. Assim, estamos determinados a apoiar e incentivar todas as iniciativas voltadas à aproximação das TMCs associadas com atuais e potenciais clientes. Hoje a Abracorp marca presença destacada para além do eixo Rio-São Paulo, o que fortalece a condição de referência para o mercado de viagens corporativas.
Cabe reiterar que a Ilha Corporativa – Encontro de Negócios Abracorp constitui o ponto de encontro da entidade na feira. Para esta edição, o espaço foi redimensionado, com lounge exclusivo para acomodar 20 pessoas. O espaço poderá ser usado pelos expositores, com agendas pré-definidas para reuniões e capacitações. Vai reunir os principais fornecedores do segmento corporativo.
Considerações sobre a Paridade Tarifária
Rubens Schwartzmann
“Paridade significa qualidade ou característica do que é par, igualdade”
Todos sabemos que, hoje, no setor de viagens, o ambiente de distribuição é caracterizado pelo acesso aos mais variados conteúdos, notadamente nos segmentos aéreo e de hotelaria. Em vários eventos de que já participamos, quando surgem questionamentos sobre o termo “paridade tarifária”, os fornecedores de toda a cadeia afirmam que eles a praticam, independentemente dos canais. O foco é o perfil do cliente. Nesse contexto, cabe lembrar que a definição do perfil do cliente envolve algumas variáveis como, por exemplo, seus hábitos de compra ou fontes pagadoras. A comoditização dos serviços e a volatilidade de oferta x demanda levam o mercado a práticas que confundem, muitas vezes, a precificação ao cliente.
A paridade tarifária deveria levar em conta a qualidade do que está sendo entregue para, assim, estabelecerem-se os patamares de diferenciação e não o canal, diante do fato de que o consumidor navega em todos os canais, antes de sua escolha decisiva. Mas não é assim que tem ocorrido, ultimamente. Os fornecedores que utilizam canais de distribuição indireta deveriam aplicar o conceito de paridade tarifária, tomando como base a conceituação acima acerca do cliente. Afinal, a paridade tarifária pressupõe similaridade ou igualdade, não importando, no caso, o canal utilizado pelo cliente.
Mais uma vez, vejo aqui a questionável política de vender mais barato em um canal, em detrimento de outros. Pior é que vemos apenas dois efeitos nefastos, o comprometimento à credibilidade da agência de viagens e a migração do cliente do canal A para B, alterando apenas o tamanho da fatia – e não da pizza.
Guerreiro – esse é o agente de viagens corporativo
Rubens Schwartzmann
Mais uma vez voltamos ao tema. As TMCs associadas à Abracorp têm em comum o compromisso de oferecer aos clientes a melhor relação custo-benefício, numa visão integral da prestação de serviços. Buscam, de forma criteriosa, encontrar os fornecedores que melhor atendam às necessidades dos viajantes. Com isso, não se transige. Além de negociarem a equação preço-qualidade, dispõem de instrumental tecnológico capaz de afunilar para a melhor solução, em cada demanda pontual. Os profissionais das nossas TMCs conhecem os meandros do mercado e sabem separar, com expertise, o joio do trigo. São determinados e comprometidos. São guerreiros!
Ratificada a essência da nossa prática, cabe alertar para a ocorrência de casos eventuais, em que o cliente se depara, por exemplo, com ofertas de passagens aéreas a preços abaixo daqueles obtidos pela TMC a quem confiou a gestão das viagens corporativas da sua empresa. Num primeiro momento, um ruído. Mas quando se avalia o porquê desta passagem aérea ter sido descartada, fatalmente aquela pechincha implica em riscos e inconveniências que o preço de face da oferta não mostra. Por esta razão, a alternativa foi descartada.
No entanto, ao se deparar com alguma promoção específica disponibilizada para algum canal de venda, mais do que nunca é recomendado encaminhar a oferta encontrada para sua TMC avaliar. Primeiro, para ela verificar se a opção encontrada não pode implicar em riscos ao viajante ou à empresa. Segundo, porque a sua TMC tem caminhos para negociar com os fornecedores parceiros e até “bater” aquele preço encontrado.