Empresa Top Partner Abracorp – mais um avanço de gestão

Rubens Schwartzmann
A Abracorp sempre deu atenção especial às relações de parceria com as empresas com que se relaciona. Adotamos, nos últimos seis anos, os conceitos de patrocínio e apoio – marcas de empresas de variados segmentos presentes em veiculações de banners, eventos e iniciativas ancoradas pelos comitês da entidade. Isso implica em sinergia, com a reciprocidade de ganhos proporcionais aos investimentos realizados.
Com o aprimoramento da metodologia e da ampliação dos dados apurados com regularidade pela Abracorp, vamos inovar nas ações de relacionamento business to business a partir do conceito ‘Empresa Top Partner Abracorp’. Ou seja: um programa complementar destinado a incentivar os fornecedores parceiros a trabalharem alinhados com as agências, valorizando a parceria, adotando as melhores práticas de mercado. Para tanto, será criado um conjunto de métricas compiladas em um scorecard.
De acordo com a tabulação e a análise dos dados obtidos em períodos a serem previamente estabelecidos, elegeremos os fornecedores que, por mérito, terão benefícios e recompensas como prêmio pela vitória. Por exemplo: o acesso a informações exclusivas e detalhadas, cada qual em um segmento específico (transporte aéreo regular, meios de hospedagem, serviços de locação, seguro viagens, entre outros). A iniciativa dará base consistente para análises preditivas às marcas reconhecidas como ‘Top Partner Abracorp’ e que serão recompensadas com a oferta de benefícios diferenciados — os quais possibilitarão a elas identificar e antever tendências de mercado e parâmetros de desempenho concorrencial.
Estamos em fase de formatação dos pré-requisitos, contando com o apoio de consultorias externas. Estamos empenhados na concepção e implementação de um modelo singular, que contemple as especificidades do mercado de viagens corporativas.

Fortalecer os comitês e fomentar grupos de trabalho

Rubens Schwartzmann
A Abracorp leva muito a sério o propósito de criar diferentes instrumentos de gestão para garantir, às associadas, satisfação e representatividade. A formação dos comitês temáticos visa, exatamente, a capacitação profissional e a infraestrutura tecnológica, alinhadas com o que há de mais moderno e sustentável no mundo corporativo globalizado. Cria aproximação saudável e necessária com as suas TMCs, numa perspectiva de aprimoramento continuo e a obtenção de sinergia no mais alto grau.
A Abracorp mantém ativos os comitês de Produtos e Novos Negócios; de Tecnologia e Inovação; de Desenvolvimento Humano; MICE e Finanças. Para torná-los mais e mais eficientes e dotá-los de maior envergadura institucional, estamos elaborando o regimento com as regras claras de funcionamento e competência. São medidas necessárias para o enraizamento deste precioso instrumento de gestão da Abracorp.
Também decidimos investir na formação de Grupos de Trabalho (Task Force), compostos de três membros, para a análise e busca de soluções para casos pontuais. O levantamento de temas para os Grupos de Trabalho terá como fonte o que denominamos ‘Voz do Associado’ – espaço para conversar sobre problemas e oportunidades. Ao mesmo tempo, vamos incrementar a participação dos fornecedores das TMCs Abracorp, em formato mais participativo. Contamos, inclusive, com o envolvimentos de clientes para fortalecer o caráter intercomplementar do trinômio: Conhecimento-Competência-Networking.
Tudo o que fazemos busca a sintonia com as melhores práticas de mercado, que permitam a consolidação de uma relação sólida de longo prazo.

Aprimorar e certificar números do mercado de viagens corporativas

 
Rubens Schwartzmann*
Há alguns anos a Abracorp divulga, trimestralmente, os números que referenciam o mercado de viagens corporativas. Apurados de forma censitária, os valores e percentuais que a entidade divulga já contam com elevada representatividade – englobam um terço do PIB do mercado em que atuamos. Na última reunião com as associadas, colocamos em pauta e aprovamos a adoção de meios para aprimorar e certificar a metodologia que vimos utilizando.
Decidimos pela contratação de uma empresa de consultoria e auditoria para desenvolver um sistema de fornecimento de dados gerenciais e de vendas. Trata-se de um projeto de BI (Business Intelligence), destinado a fomentar ainda mais a credibilidade da Abracorp. Haverá inovações no instrumental de coleta; inclusão de novas variáveis e recortes de análise (a exemplo das tarifas médias por pares de cidades e diárias médias por destinos), que vão favorecer a identificação de tendências.
Depois de um diagnóstico das agências e definição dos indicadores para a associação e para o mercado, será formulado um sistema automatizado para permitir que não haja nenhum tipo de intervenção manual e que as informações sejam ainda mais confiáveis. Poderemos comparar cada indicador sem variáveis – laranja com laranja e maçã com maçã. Na sequência, será criado um processo de certificação e homologação. Cada agência se tornará apta a enviar seus dados de acordo com o manual desenvolvido pela empresa de auditoria.
Desta forma, o produto final será uma ferramenta de BI (Business Intelligence) da Abracorp, onde os donos, CEO´s e diretores terão indicadores de performance da sua empresa comparados com as demais. Naturalmente, não haverá exposição do nome de nenhuma agência associada. Serão apenas dados referenciais do mercado, a exemplo do valor do tíquete médio, volume de transações x colaboradores, número de pessoas x faturamento, entre outros. Estamos certos de que o dashboard a ser criado irá ajudar, em muito, os donos a pilotarem melhor os seus negócios.
*Rubens Schwartzmann é Presidente do Conselho de Administração da Abracorp.