Dedicação e sinergia dos comitês

A Abracorp completa seis anos de fundação no dia 11 de março. Das conquistas e avanços que a entidade capitalizou nesse tempo, sobressai a formação dos comitês temáticos, empenhados em fomentar o desenvolvimento das nossas associadas. Compostos por lideranças e quadros das mais variadas competências, os membros dos cinco comitês têm contribuído sobremaneira para fortalecer os valores institucionais da Abracorp. Trabalho sério e dotado de métricas da melhor governança, é exemplar enquanto atividade voluntária.
As pautas que orientam as discussões em grupo são criteriosamente definidas, com base em temas recorrentes no andamento da gestão das nossas associadas. Os encontros resultam em troca de experiências e, por conseguinte, no registro de conclusões que se incorporam ao patrimônio intelectual e cultural da entidade. Ganham as nossas associadas, os fornecedores e o mercado em geral. Atualmente contamos com cinco comitês ativos, que se reúnem presencial e remotamente, de acordo com o cronograma de atividades planejadas: Produtos e Novos Negócios; Tecnologia e Inovação; Desenvolvimento Humano; MICE e Financeiro.
A título de exemplos, cabe ressaltar o check list em fase de elaboração pelo Comitê de Produtos e Novos Negócios. Compreende um rol de informações mínimas para a contratação, com segurança, de empresas de transfer. Esse check list será entregue disponibilizado aos associados e servirá como ferramenta de consulta. O Comitê de Tecnologia está empenhado em apresentar uma ferramenta antifraudes, de modo a aumentar a segurança e a tranquilidade das nossas associadas. Por sua vez, o Comitê de Desenvolvimento Humano realiza dois encontros por ano e se insere no planejamento estratégico da Abracorp.
O Comitê MICE realiza encontros com os gestores da área e, também, recebe convites para visitar os principais espaços de determinado destino. Já estivemos, via Comitê MICE, em Fortaleza, Foz do Iguaçu, Orlando e Miami. Estamos para agendar visita como convidados ao Rio de Janeiro, que se prepara para sediar os Jogos Olímpicos. Por fim, temos o Comitê Financeiro, o mais novo deles, criado com o objetivo de trocar experiências e buscar as melhores práticas financeiras para nosso setor.  Às nossas associadas e aos abnegados colaboradores que dão vida e fazem andar os comitês Abracorp, todo o meu apoio e admiração.
Aos respeitáveis leitores do blog, meu até breve. E nos dias 15 e 16 de março, espero todos vocês no Fórum Panrotas!
Rubens Schwartzmann

Fortalecer a prateleira de serviços

Depois da divulgação dos resultados de vendas das agências associadas Abracorp, em 28 de janeiro, cada um de nós deve ter analisado as planilhas com realismo, senso crítico e atenção aos sinais suscitados pelos números. Mais que o resultado em si e o peso dos valores absolutos, o balanço traduz efeitos da retração econômica no formato e no volume de viagens corporativas, com impacto sensível na movimentação aérea. Se a retração das vendas totais das agências associadas Abracorp em 2015 foi de 2,3% em relação a 2014, temos de prestar atenção para o necessário ajuste às tendências detectadas.
Uma delas chama a atenção. No agrupamento de seis atividades denominado ‘Outros Serviços’, na referida pesquisa de vendas da Abracorp, o faturamento geral cresceu 11,9%. Saltou de R$ 905.294.156 para R$ 1.013.085.750. Todas apresentaram resultado positivo – exceto Transfers, que caiu 11%. Os percentuais de crescimento das outras cinco atividades foram verificados em Eventos (5,7%); Cruzeiros (16,6%); Seguro Viagem (15,4%); Pacotes (37%); e Demais Serviços (13%). 
Diante desse quadro, tudo indica que as agências associadas Abracorp vão engrossar suas apostas no mercado promissor do segmento MICE (Meetings, Incentives, Conferences and Exhibitions). Com a alta do dólar, os destinos nacionais passam a ter papel preponderante para a alavancagem de viagens domésticas. Existe boa infraestrutura em capitais e cidades de porte fora do eixo Rio-São Paulo, para a realização de eventos pequenos, médios ou grandes. Fortaleza é um dos destaques nesse contexto, em que as agências associadas Abracorp tem um amplo espaço para ampliar portfólio e conquistar novos mercados.
O turismo de negócios tem peso indiscutível para a economia das cidades que se prepararam para isso. Gera aumento na ocupação dos hotéis, alavanca o comércio, impulsiona bares, restaurantes e o mercado de entretenimento. Vemos crescer os investimentos em centros de convenções para a realização de feiras, congressos, entre outros. Quando realizados em períodos de baixa temporada, são eventos que contribuem para manter aquecido o setor hoteleiro. E nós, as 30 agências de viagens corporativas Abracorp, temos de nos preparar mais e mais para oferecer os melhores produtos ao cliente, nas melhores condições possíveis

Rubens Schwartzmann.

 

Compartilhando informação

Abracorp consolida-se como referência

Caracterizado pelo alto grau de exigência, o cliente corporativo demanda por serviços que pressupõem investimentos de vulto em capacitação de profissionais e aquisição de tecnologia de ponta. Sintonizadas com as melhores práticas do mercado, as Agências Abracorp são empresas focadas no atendimento pleno ao cliente, numa perspectiva de relação de longo prazo.

No rol dos serviços das Agências Abracorp, constam reservas e emissões eletrônicas de passagens aéreas, hotelaria, locação de automóveis, pacotes marítimos, seguros, gestão e consultoria em viagens – em âmbito nacional e internacional. Também fornecem processamento de faturamento eletrônico; elaboração de relatórios de performance parametrizados e adaptados ao perfil do cliente; serviços de assistência no embarque/desembarque e de documentação. Cuidam de câmbio, organização e gestão de eventos e viagens de incentivo. Dispõem de centrais de atendimento 24 horas; de consultores especializados em atendimento bilíngue e VIP.

Entretanto, pode-se afirmar que a principal atividade de uma Agência Abracorp está na gestão da conta. Ou seja: oferecer, aos clientes, os melhores produtos, nas melhores condições possíveis. Viagens corporativas não podem ser medidas, exclusivamente, por volumes de transações ou de faturamento. São regidas por lógicas operacionais que buscam a satisfação da empresa e de seus viajantes. Esse papel é cumprido por consultores especializados que conhecem o perfil do cliente e da gestão da conta. São produzidos relatórios gerenciais analíticos, com sugestões de melhoria contínua nos processos.

O leque de serviços ofertado pelas Agências Abracorp acaba de agregar mais um item, por conta da parceria que a entidade estabeleceu com a Glaxo Smith Kline, companhia farmacêutica multinacional britânica. Sediada em Londres, oferece produtos biológicos, curativos, nutracêuticos e vacinas. Por meio do acordo, a Abracorp amplia o acesso e divulga um canal seguro que poderá oferecer aos viajantes, além de orientação balizada e atualizada sobre quais vacinas são obrigatórias e recomendáveis a quem viaja a negócios para as diferentes regiões do mundo, importantes informações sobre saúde, de um modo geral. Mais informações podem ser obtidas no site www.abracorp.org.br.

Esta é mais uma iniciativa para compartilhar o máximo possível algo valioso, a informação. A informação é uma poderosa ferramenta para o desenvolvimento das pessoas e das empresas e, consequentemente, da sociedade.

Rubens Schwartzmann.