Mudanças no cenário

As expectativas com relação ao Ano Novo (2016) convergem, ao menos no que diz respeito ao fato de que mudanças no cenário vão ocorrer. Com os dados da pesquisa de vendas extraordinária focada nos meses de outubro e novembro de 2015, exclusivamente no segmento aéreo, que representa mais de 70% do volume de transações e de faturamento das associadas Abracorp, compartilhamos uma fotografia mais clara das atuais tendências que movimentam o segmento.

A pesquisa apontou, de outubro para novembro, recuo de 7,3% nas transações aéreas domésticas e uma queda ainda maior – 10% – no volume faturado. No entanto, em novembro, tivemos um cenário inédito. Mesmo com a redução generalizada, com queda de 4,5% em transações e 5,3% no faturamento, nesse mês a Gol atingiu a liderança no mercado doméstico, tanto em bilhetes emitidos como em faturamento.

Gráfico Abracorp

No mercado internacional, também registramos queda de outubro para novembro, na casa dos 16,1%, na indústria. Notou-se que as maiores quedas ocorreram nas viagens para a Área 2 (Europa e Oriente Médio), onde as companhias aéreas europeias apresentaram maior redução. A TAM continua na liderança do mercado internacional, mas viu o faturamento encolher 19,5% de outubro para novembro – acima, portanto, da queda média de mercado (16,1%). Enquanto isso, a American Airlines teve as vendas reduzidas em 12,2%.

De todo modo, ainda em janeiro de 2016, quando a divulgação da pesquisa Abracorp consolidar o desempenho dos diferentes elos que compõem o estudo da cadeia de valor em 2015, a exemplo da hotelaria e locadoras, certamente, teremos mais dados disponíveis para melhor embasar a análise preditiva.

A todos, renovados votos de esperança, do verbo esperançar e não esperar.

Edmar Bull
Presidente do Conselho de Administração da Abracorp

Feliz Ano Novo

É com a certeza do dever cumprido que oficializo minha licença da presidência do Conselho de Administração da Abracorp, a partir do dia 1º de janeiro de 2016, que passará a ser ocupada pelo nosso colega Rubens Schwartzmann, em razão da minha eleição à presidência na ABAV Nacional.

Aproveito a oportunidade para agradecer o apoio e as inúmeras contribuições de todos, destacando o desprendimento e a dedicação dos participantes dos Comitês da Abracorp, especialmente àqueles que nos últimos doze meses desempenharam ações à frente do Comitê de Produtos, Comitê MICE e Comitê de Desenvolvimento Humano.

Por último, mas não menos importante, registro também a minha gratidão à equipe Abracorp e aos profissionais que colaboram cotidianamente, contribuindo com a nossa missão de disseminar, junto aos associados, as melhores práticas de operação e relacionamento com os clientes e com os demais integrantes da indústria de viagens corporativas.

A propósito, cabe ainda reiterar os méritos associativos alcançados por força da nossa união, com o foco direcionado às definições estratégicas pautadas em parceria com a Deloitte, cuja mensagem de fim de ano sintetiza o espírito de luta que me move a enfrentar e a vencer novos desafios: “Try and fail, but never fail to try” (Tentar e falhar, mas nunca deixar de tentar).

A você, caro leitor, e aos seus familiares, boas festas e ânimo renovado em 2016!

Edmar Bull
Presidente do Conselho de Administração da Abracorp

O futuro está em nossas mãos

Na convenção de final do ano da Abracorp, realizada de 4 a 6 de dezembro, no Transamérica Comandatuba, com apoio da Gol e da Localiza, pautamos a Revisão das Estratégias e Planos para 2016.

O debate contemplou, além da análise retrospectiva das principais realizações da entidade, a avaliação de dados setoriais que, do mesmo modo, fundamentam a conclusão de que a nossa união de propósitos é o que nos direciona rumo à superação de novos desafios.

Ao investir em ações de cooperação e fortalecimento do associativismo, por meio do intercâmbio de informações e com foco constante na missão da Abracorp, que é ser referência na indústria de viagens corporativas, promovendo seu desenvolvimento, avançamos na conquista da crescente valorização dos serviços que prestamos aos clientes, com a singularidade característica de quem proporciona atendimento qualificado e relevante, em detrimento da concorrência predatória e autodestrutiva.

Diante das adversidades conjunturais e estruturais que prejudicam o desenvolvimento sustentável do nosso país, agravadas em razão do cenário de crise política, está em nossas mãos a escolha das estratégias que resultem em ganhos de competitividade.

Nos próximos meses, daremos início a uma nova etapa, na qual o trabalho e o empenho de todos serão priorizados, visando a realização de novos projetos e ações de interesse coletivo.

Edmar Bull

Presidente de Conselho de Administração da Abracorp