Mais uma vez as associadas Abracorp apresentaram dados positivos no levantamento de vendas das 30 TMCs relativas ao terceiro trimestre de 2015. No geral, registramos um crescimento de 16,54%, passando de R$ 3,25 bilhões para 3,8 bilhões. Tais dados mantêm a tendência de crescimento que sempre registramos e mostram a força e o impacto das agências de viagens corporativas, influenciando positivamente todo o setor do turismo.
Enquanto muitos segmentos da economia parecem se abater com uma estagnação ou retração, seguimos fazendo um trabalho sério e árduo, contornando obstáculos e atingindo um painel favorável. Isso se dá graças à força da união que propusemos desde a criação da entidade e mostra mais uma vez que há um caminho para a economia nacional. A nossa estratégia é baseada na utilização dos recursos tecnológicos, que exigem aperfeiçoamento e investimentos contínuos, e agilidade na tomada de decisões, que o atual cenário global exige.
No terceiro trimestre deste ano, as emissões de bilhetes aéreos aumentaram 17,9%, com destaque para a Avianca, que registrou crescimento de 27,3% e de outras companhias menores que melhoraram suas conetividades e chegaram a uma variação positiva de 39,2%. O faturamento com as vendas foram ainda melhores, com 32% de crescimento, , impulsionadas pela alta de 4% nas tarifas. Mais uma vez, a Avianca se destaca, com 40,7% e as companhias menores com 71,5%. O market sharetambém se manteve sem grandes alterações, com a Gol ocupando 32,2% do total e a TAM, com 31,2% do segmento na emissão de bilhetes e a TAM (33%) nas vendas, seguida pela Gol (30,4%) nas vendas.
No cenário aéreo internacional, a tendência também é de crescimento, com 17,5% na emissão de bilhetes e de 32% nas vendas. O corporativo não deixou de prospectar novos mercados, apesar da variação cambial que pregou um certo susto ao oscilar com certa intensidade no período.
Na hotelaria nacional, o número de room nights apresentou registro de -2,1% e de -7,3% no faturamento, muito em função da melhoria das conectividades aéreas que permitiram aos executivos permanecerem menos tempo no destino. Com a ajuda especializada das agências de viagens, as empresas optaram pelos tradicionais “bate e volta”. Já, a hotelaria internacional apresentou 32,5% de crescimento nas vendas e 1,5% nas diárias.
O segmento de locação de veículos nacionais também segue bem, com 21,1% de crescimento e mais uma vez um espantoso desempenho da Movida, com 304,7%. Embora mais da metade do market share seja ocupado pela Localiza, a chegada de um novo player forte vem se mostrando positiva para as TMCs.
Com esse bom desempenho do terceiro trimestre, superamos nossas expectativas de fechar 2015 mantendo nossa evolução histórica e contribuindo para um Brasil com um turismo forte, o que também garante maior solidez aos nossos negócios e auxilia nos demais 52 setores da economia impactados pelo setor de viagens e turismo.