Há um consenso de que a atividade turística, como um todo, é a primeira a emitir sinais positivos quando da superação de conjunturas econômicas desfavoráveis. Se a realidade cambial se torna menos convidativa para a movimentação turística para fora do país, do ponto de vista emissivo, torna-se amplamente favorável no contra fluxo, favorecendo sobremaneira o turismo receptivo. Hoje, a desvalorização do real perante do dólar abre perspectivas para tornar o Brasil mais atrativo e competitivo. Afinal, se compararmos as condições de hospedagem, transporte e qualidade de serviços com o cenário de 20, 30 anos atrás, o Brasil constitui opção efetiva para o viajante estrangeiro. Aqui, sem medo de errar, a “indústria da paz” encontra uma realidade propícia para fazer jus a esse nome.
A Abracorp enxerga com otimismo, sem perder de vista sobriedade, as perspectivas que se desenham à frente dos nossos olhos de empresários empenhados em fazer prosperar o agenciamento de viagens corporativas. Temos clareza de que o nosso segmento evolui e não perde a chance de inovar. Estamos continuamente sintonizados com os caminhos trilhados pelas nossas associadas, que hoje investem em inteligência de mercado, buscam otimizar a obtenção de receitas complementares por meio de parcerias e não perdem de vista a importância do marketing de incentivos.
Nosso segmento, conforme foi balizado por pesquisas, agrega viajantes que gastam quatro vezes mais do que aqueles que viajam somente a lazer. Ademais, tem crescido uma tendência de o viajante a negócios esticar suas estadas neste ou naquele destino, muitas vezes propiciando o acompanhamento de familiares para compatibilizar o cumprimento de agendas de negócios com uma adicional – de lazer. Para potencializar ao máximo as variáveis existentes, temos nos empenhado para aprimorar a qualidade dos serviços, por meio de qualificação e requalificação de recursos humanos, em todos os quadrantes.
Para substanciar nosso otimismo, cabe salientar que o setor turístico brasileiro vem se mostrando exemplar em matéria de união e sintonia fina. As entidades representativas da cadeia turística como um todo e do agenciamento de viagens, em especial, buscam realizar esforços conjuntos, em todos os níveis, para alavancar resultados e prosperar. Exemplo disso está na mentalidade realizadora da Abav Nacional e, também, das Abav estaduais/DF, que se desdobram em matéria de empenho e proatividade. Para ilustrar, vale a pena acessar o link da notícia , que oferece números animadores e aponta para o crescimento de até 5% nas viagens de Natal e Réveillon. Portanto, não há razão para senões e reticências. Sejamos agentes da positividade e trabalhemos com afinco, sempre engajados no processo permanente de inovação e melhoria de desempenho.
Compartilhar reflexões e confraternizar
Mais um ano se aproxima do fim. O fato em si, recorrente e inevitável, levou a Abracorp a reservar espaço na agenda para reunir os associados longe das atribulações do dia a dia. Todos sabemos como é salutar promover essa modalidade de afastamento para, exatamente, lograr aproximação no campo das ideias, propostas e projetos. O encontro de fim de ano que programamos será entre 3 e 6 de dezembro, no Transamérica da Ilha de Comandatuba.
Em clima de confraternização, vamos fazer desse encontro oportunidade para analisar, avaliar e refletir sobre o desempenho geral das nossas empresas associadas em 2015. Com base nessa troca de informações, impressões e experiências, propiciada pelos protagonistas que somos em nossas organizações, estaremos melhor instrumentalizados para esboçar a espinha dorsal do planejamento estratégico para 2016.
Em clima de congraçamento, vamos ratificar os benefícios da união para o fortalecimento do nosso negócio e da própria Abracorp enquanto entidade que nos representa. Também vamos elaborar instrumentos de sondagem junto aos associados, para que opinem, proponham e projetem patamares para 2016, com base nos cenários que sejamos capazes de desenhar.
Nosso especial agradecimento aos nossos parceiros que nos apoiam para a relização desta reunião final em 2015, ao Transamérica Ilha de Comandatuba, a Gol Linhas Aereas Inteligentes e a Localiza Rent a Car. Conclamo aos representantes das 29 associadas Abracorp que levem para o encontro de fim de ano todo ânimo e a melhor disposição para renovar nossos vínculos de prestadores de serviços especiais e especializados na consultoria e gestão de viagens corporativas.
Segmento corporativo segue seu ritmo de crescimento
Mais uma vez as associadas Abracorp apresentaram dados positivos no levantamento de vendas das 30 TMCs relativas ao terceiro trimestre de 2015. No geral, registramos um crescimento de 16,54%, passando de R$ 3,25 bilhões para 3,8 bilhões. Tais dados mantêm a tendência de crescimento que sempre registramos e mostram a força e o impacto das agências de viagens corporativas, influenciando positivamente todo o setor do turismo.
Enquanto muitos segmentos da economia parecem se abater com uma estagnação ou retração, seguimos fazendo um trabalho sério e árduo, contornando obstáculos e atingindo um painel favorável. Isso se dá graças à força da união que propusemos desde a criação da entidade e mostra mais uma vez que há um caminho para a economia nacional. A nossa estratégia é baseada na utilização dos recursos tecnológicos, que exigem aperfeiçoamento e investimentos contínuos, e agilidade na tomada de decisões, que o atual cenário global exige.
No terceiro trimestre deste ano, as emissões de bilhetes aéreos aumentaram 17,9%, com destaque para a Avianca, que registrou crescimento de 27,3% e de outras companhias menores que melhoraram suas conetividades e chegaram a uma variação positiva de 39,2%. O faturamento com as vendas foram ainda melhores, com 32% de crescimento, , impulsionadas pela alta de 4% nas tarifas. Mais uma vez, a Avianca se destaca, com 40,7% e as companhias menores com 71,5%. O market sharetambém se manteve sem grandes alterações, com a Gol ocupando 32,2% do total e a TAM, com 31,2% do segmento na emissão de bilhetes e a TAM (33%) nas vendas, seguida pela Gol (30,4%) nas vendas.
No cenário aéreo internacional, a tendência também é de crescimento, com 17,5% na emissão de bilhetes e de 32% nas vendas. O corporativo não deixou de prospectar novos mercados, apesar da variação cambial que pregou um certo susto ao oscilar com certa intensidade no período.
Na hotelaria nacional, o número de room nights apresentou registro de -2,1% e de -7,3% no faturamento, muito em função da melhoria das conectividades aéreas que permitiram aos executivos permanecerem menos tempo no destino. Com a ajuda especializada das agências de viagens, as empresas optaram pelos tradicionais “bate e volta”. Já, a hotelaria internacional apresentou 32,5% de crescimento nas vendas e 1,5% nas diárias.
O segmento de locação de veículos nacionais também segue bem, com 21,1% de crescimento e mais uma vez um espantoso desempenho da Movida, com 304,7%. Embora mais da metade do market share seja ocupado pela Localiza, a chegada de um novo player forte vem se mostrando positiva para as TMCs.
Com esse bom desempenho do terceiro trimestre, superamos nossas expectativas de fechar 2015 mantendo nossa evolução histórica e contribuindo para um Brasil com um turismo forte, o que também garante maior solidez aos nossos negócios e auxilia nos demais 52 setores da economia impactados pelo setor de viagens e turismo.