O que esperar do segmento de locações de veículos?

Nesta quinta-feira (29), a reunião mensal da Abracorp debaterá o segmento de locações de veículos e contará com a participação de um executivo da Localiza, que representou 58,3% das vendas das associadas no primeiro semestre deste ano. Em tempos de reajustes nas contas das empresas e de polêmicas com o Uber e outras novas tecnologias de economia compartilhada é um bom momento para ponderarmos sobre os resultados e os desafios que as TMCs obtêm com este segmento nos cenários nacional e internacional.

Levantamento com as 30 associadas no primeiro semestre apontam uma ligeira variação nas vendas de -2,1%, em comparação com o mesmo período do ano anterior, em relação às locações nacionais. Também observamos disparidades entre as cinco principais empresas, que respondem por quase 90% das vendas e por cerca de 94% da participação de mercado em relação às diárias. Verificamos um crescimento espantoso de 288,4% da Movida e de 20,4% da Unidas contra uma variação negativa de 2,4% da Localiza, 25,7% da Hertz e -47,9% da Avis.

Já, no cenário internacional de locações, o movimento foi considerado surpreendente, com um crescimento de 34,5% na comparação com o primeiro semestre de 2014. As vendas passaram de R$ 12,4 milhões para R$ 16,7 milhões. Creio que muitos devem se questionar agora sobre o que podemos esperar para o futuro e é justamente isso o que pretendemos entender no encontro.

No fórum de debates do mês de junho, recebemos o CEO da Movida, Renato Franklin, que falou sobre as novidades, os investimentos e as ações da locadora com o objetivo de enfrentar o momento de crise e sobre a importância da Abracorp para a empresa. Em novembro do ano passado, reuniram-se representantes das cinco companhias e à época chegamos à conclusão de que o segmento tem muito a crescer no País e de que iríamos manter uma discussão constante e contínua para alavancarmos esse ramo de negócio.

Perto de completar um ano deste encontro, poderemos identificar de uma forma mais clara o que vem ocorrendo, assim como apresentar a maneira correta de agirmos e os pontos que podemos melhorar, já que as reuniões são sempre marcadas por este espírito de superação e pela posterior implementação das melhores práticas encontradas. É, sem dúvida, um espaço ímpar para que os executivos estejam presentes e apresentem suas opiniões, pois só assim construiremos um futuro mais promissor para todos os envolvidos.

Expectativas positivas para o final de ano

Diante do pessimismo que parece abater boa parte da economia nacional, causando uma sensação de desesperança aos brasileiros, sentimos uma certa incredulidade de alguns segmentos do turismo quando divulgamos o último levantamento semestral da Abracorp, que aponta no primeiro período deste um ano um dado positivo de 7,8% nas vendas do segmento corporativo. Como temos reiterado, esse valor não se refere a todos os players, mas sim à média dos associados Abracorp. Eles são um parâmetro fidedigno do cenário atual, que aponta segmentos com retrações, como transfers (-6,8%) e hotelaria nacional (-3,6%), e também positividade, como a hotelaria internacional (30,6%), os serviços (22,4%) e o aéreo internacional (18,9%).

Apesar da desvalorização do real frente ao dólar oscilar mais negativamente na segunda metade de 2015, assim como o segmento de lazer, esperamos fechar o ano com um crescimento de até 5%. Embora os dados oficiais só começaremos a contabilizar em janeiro de 2016, esse é o termômetro que as associadas Abracorp indicam para a próxima temporada, a qual inclui o Natal e Réveillon.

Não é simplesmente uma análise otimista, mas sim uma previsão baseada em fatos como o crescimento da oferta de bilhetes aéreos em 9% e da demanda em 2%. Também corrobora o número maior de feriados prolongados, que impulsionará decisivamente o segmento de lazer, o fator eleições, que provocou uma queda de 10% nas vendas de passagens aéreas em outubro de 2014, em comparação a igual período do ano anterior, o fraco desempenho com as vendas durante o período da Copa do Mundo 2014 e a queda no preço médio dos bilhetes. Levando em conta o histórico da década divulgado pela Anac, que monitora um grupo de rotas, observamos uma redução de 57,35% entre 2005 e dezembro de 2014. A tarifa média passou de R$ 622,80 há dez anos para R$ 283,59 no final do ano passado.

Quanto ao próximo ano, ainda há muitas incertezas em relação à economia e à política. Mas acreditamos que o setor como um todo tem um equilíbrio natural. Se as viagens internacionais sofrerem uma refreada em virtude de oscilações no cambiais, os preços das passagens (indexados pelo dólar) caem e o mercado doméstico e o receptivo se fortalecem. Há ainda outros fatores macroeconômicos, como o valor do petróleo, que interferem quase que em toda a cadeia. Podemos hoje estimar que o ano de 2016 manterá a mesma projeção de crescimento de 5% até o final do próximo período. Somos um setor que trabalha, de uma forma geral, a médio e longo prazos, o que significa uma esperança para os demais setores da economia nacional.

Um setor em evolução permanente 

O setor de viagens e turismo está em movimento constante e busca sempre evoluir e aprimorar suas ações para ganhar eficiência, frente às adversidades que também enfrentamos. Nesta quinta-feira, 15, Marcos Balsamão toma posse como novo presidente da Abav-SP, Cristina Fritsch na Abav-RJ e João Augusto Machado na Abav-RS.

Nós, da Abracorp, saudamos os empossados pela coragem de enfrentar esse novo desafio e não somente desejamos boa sorte aos dirigentes, como apoiamos suas metas e objetivos para construírem um novo tempo dentro de suas respectivas associações.

Conhecedor das mais modernas técnicas de gestão empresarial e expert no atendimento a clientes com elevado grau de exigência de qualidade, Balsamão deverá acrescentar um know-how que agregará valor para desenvolver um mandato profissional e inovador. Cristina Fritsch, com mais de quatro décadas de experiência no setor, também acumula grande conhecimento que poderá agora ser potencializado na valorização da categoria. O mesmo avanço esperamos com João Augusto Machado, que assume o posto no Rio Grande do Sul, após uma gestão como vice-presidente da estadual.

Aproveitamos a ocasião para saudar Carlos Palmeira Villanova (Abav-AL), José Alves Peixoto (Abav-BA), Colombo Ciadini (Abav-CE), Teresina Stange (Abav-ES), Edna Rocha (Abav-PA) e Marcos Teixeira (Abav-PE), que já aceitaram esse desafio e tomaram posse em seus estados anteriormente. Aguardamos agora que os demais executivos que assumirão o posto em suas regiões o façam com determinação e amor ao setor.

Acreditamos que cada um dos elos da cadeia do turismo tem seu valor e sua importância e quanto mais unidos estiverem, maiores resultados serão obtidos para o setor como um todo. Ficamos na expectativa de ações inovadoras, voltadas à crescente valorização e instrumentalização das agências de viagens associadas, aliadas à incessante qualificação dos profissionais do setor. Também pontuamos os feitos de todos que deixaram suas marcas, como presidentes, diretores e conselheiros que já contribuíram ou continuam colaborando com o fortalecimento do sistema Abav, no qual a Abracorp se posiciona como entidade congênere.

Dignidade profissional; capacidade de realizar atividades associativas relevantes; conquistar reconhecimento; e, proporcionar segurança para quem oferta e consome viagens são alguns dos fatores que acreditamos serem primordiais às novas diretorias para o próximo biênio.

E, no mais, deixamos as portas da Abracorp sempre abertas ao diálogo, pois sabemos que por meio do intercâmbio e da sinergia de ideias e ações é que construiremos um futuro promissor para o turismo nacional e todos os segmentos envolvidos.