Um setor em evolução permanente 

O setor de viagens e turismo está em movimento constante e busca sempre evoluir e aprimorar suas ações para ganhar eficiência, frente às adversidades que também enfrentamos. Nesta quinta-feira, 15, Marcos Balsamão toma posse como novo presidente da Abav-SP, Cristina Fritsch na Abav-RJ e João Augusto Machado na Abav-RS.

Nós, da Abracorp, saudamos os empossados pela coragem de enfrentar esse novo desafio e não somente desejamos boa sorte aos dirigentes, como apoiamos suas metas e objetivos para construírem um novo tempo dentro de suas respectivas associações.

Conhecedor das mais modernas técnicas de gestão empresarial e expert no atendimento a clientes com elevado grau de exigência de qualidade, Balsamão deverá acrescentar um know-how que agregará valor para desenvolver um mandato profissional e inovador. Cristina Fritsch, com mais de quatro décadas de experiência no setor, também acumula grande conhecimento que poderá agora ser potencializado na valorização da categoria. O mesmo avanço esperamos com João Augusto Machado, que assume o posto no Rio Grande do Sul, após uma gestão como vice-presidente da estadual.

Aproveitamos a ocasião para saudar Carlos Palmeira Villanova (Abav-AL), José Alves Peixoto (Abav-BA), Colombo Ciadini (Abav-CE), Teresina Stange (Abav-ES), Edna Rocha (Abav-PA) e Marcos Teixeira (Abav-PE), que já aceitaram esse desafio e tomaram posse em seus estados anteriormente. Aguardamos agora que os demais executivos que assumirão o posto em suas regiões o façam com determinação e amor ao setor.

Acreditamos que cada um dos elos da cadeia do turismo tem seu valor e sua importância e quanto mais unidos estiverem, maiores resultados serão obtidos para o setor como um todo. Ficamos na expectativa de ações inovadoras, voltadas à crescente valorização e instrumentalização das agências de viagens associadas, aliadas à incessante qualificação dos profissionais do setor. Também pontuamos os feitos de todos que deixaram suas marcas, como presidentes, diretores e conselheiros que já contribuíram ou continuam colaborando com o fortalecimento do sistema Abav, no qual a Abracorp se posiciona como entidade congênere.

Dignidade profissional; capacidade de realizar atividades associativas relevantes; conquistar reconhecimento; e, proporcionar segurança para quem oferta e consome viagens são alguns dos fatores que acreditamos serem primordiais às novas diretorias para o próximo biênio.

E, no mais, deixamos as portas da Abracorp sempre abertas ao diálogo, pois sabemos que por meio do intercâmbio e da sinergia de ideias e ações é que construiremos um futuro promissor para o turismo nacional e todos os segmentos envolvidos.

A troca do discurso pela ação

Estamos acostumados a ouvir as cobranças dos profissionais de turismo, sejam elas nas redes sociais ou em encontros pessoais. Não podemos simplesmente tapar os ouvidos e fingir que tudo funciona com a precisão de um relógio suíço no turismo nacional. Há muito o que trabalhar, muito para construir e muito a se fazer. Da mesma maneira, não adianta nos mantermos na linha dos discursos e da teoria, propondo soluções ou discursos do que “vamos fazer” ou que “é chegada a hora”. É preciso agir e com urgência!

Faz-se necessário destacar que alguns segmentos não estão inertes a tudo o que vem ocorrendo. Mais que bons números que comprovam bons resultados, existem ações concretas que são tomadas na medida que problemas ou dificuldades são detectados.

Em outubro do ano passado, demos um passo inicial para a resolução de um grande problema para toda a cadeia: o descontrole nas reservas hoteleiras. Diferentemente do setor aéreo, que dispunha de uma infraestrutura tecnológica, os meios de hospedagem estavam diluídos em diversas plataformas diferentes e a maior parte (60%), principalmente os independentes, não tinham espaço dentro do novo cenário global. Então, tomamos a iniciativa. Por meio de uma parceria com a B2B Reserv@s, a Abracorp desenvolveu uma solução integrada de reservas e faturamento para o segmento hoteleiro, inicialmente restrito às agências de viagens associadas à entidade.

Com a plataforma, ampliamos o conteúdo online para reservas de hotéis, viabilizamos a utilização do cartão de crédito como principal meio de pagamento das despesas, automatizamos os processos, ganhamos em produtividade, aumento da eficiência operacional e redução de riscos e custos para todos os envolvidos no processo. Com esse processo, calculamos à época uma redução de custos de 50% para os hotéis que aderissem ao B2B Reserv@s, em um investimento inferior às despesas referentes à utilização de telefone e de correio.

Após um ano, já dispomos de mais de 1.850 hotéis integrados. Em pesquisa recente com usuários, a B2B Reserv@s identificou que 96% deles recomendam a utilização da plataforma, 70% reconhecem que ela oferece segurança durante as reservas e 33% admitem que o processo melhorou. Reconhecemos que ainda há muito o que fazer. Trabalhamos hoje para o ingresso das grandes redes, sem perder o foco nos independentes, e no incentivo para que mais agências utilizem o cartão virtual para garantir segurança às suas transações.

Mas também temos o que comemorar. No próximo dia 20, ganharemos a parceria de um parceiro de peso como o Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil (Fohb), que anunciará em uma coletiva de imprensa que utilizará a plataforma como preferencial. Isso será muito positivo e um grande ganho para todos.

Edmar Bull
Presidente do Conselho de Administração da Abracorp

Coesão no discurso

O cenário macroeconômico nacional requer que o Brasil promova justiça social, amplie postos de trabalho, gere o ingresso de divisas e atraia investimentos. Em outras palavras, o nosso país precisa fortalecer e valorizar agências de viagens democraticamente organizadas, presentes em todos os 26 estados do País e no Distrito Federal, capazes de mobilizarem em âmbito global diferentes elos produtivos que compõem a força do setor de Viagens e Turismo – o qual ocupa posição de liderança no ranking mundial entre os setores que mais geram e distribuem riquezas, lembrando ainda que, com reduzido valor de investimento, o Turismo cria milhares de empregos.

Em pleno cenário de crise, de 24 a 26 de setembro de 2015, a presença das mais de três mil marcas em exposição na 43ª ABAV – Expo Internacional de Turismo, realizada no Pavilhão do Anhembi, na cidade de São Paulo, com a participação recorde de mais de 32 mil profissionais do chamado trade turístico (30% superior à média diária registrada no ano anterior), não deixa margem à dúvidas.

O evento foi o palco ideal para constatarmos que, de Norte a Sul do país, a alta do dólar contribui com o aumento da procura por viagens domésticas e, por isso, a ampliação da oferta de pacotes turísticos lançados, com preços e condições comerciais facilitadas (parcelamentos que podem ser feitos em até doze meses, por exemplo), tende a valorizar ainda mais a consultoria das agências de viagens. Não faltam opções atrativas.

Entretanto, isso não significa que todos os players do nosso setor serão beneficiados, mas a segurança proporcionada para os consumidores; de que é possível fazer a melhor compra, mediante o acesso a informações claras e objetivas fornecidas por quem é do ramo, só faz renovar o valor das agências de viagens devidamente qualificadas para apresentarem opções disponíveis e adequadas ao orçamento de cada cliente atendido sob medida. Há quem já projete fechar o ano com crescimento de dois dígitos.

Como existem várias promoções incríveis para quem deseja ou precisa comprar uma ou mais passagens aéreas internacionais, não é raro observarmos atualmente os clientes nas agências de viagens surpresos por constatarem que, em reais, comparado a igual período do ano passado, também está mais barato embarcar em um voo para o exterior.

Contudo, como viajar envolve gastos com hospedagem, alimentação e passeios, as compras deixam de ser a principal motivação para os brasileiros que decidem visitar outros países e adotam outras medidas, tais como: reduzir o tempo de permanência, optar por hotéis de padrão mais econômico ou pela compra de pacotes completos, com câmbio congelado, parcelamento em até 12 vezes entre outras tantas promoções, a exemplo de cortesias oferecidas para as crianças viajarem acompanhadas por adultos.

Saibamos aproveitar as oportunidades com criatividade, agilidade, produtividade e manter a coesão no discurso voltado à valorização do melhor canal de vendas, a serviço do desenvolvimento sustentável.

Edmar Bull
Presidente do Conselho de Administração da Abracorp