Foram, certamente, vários dias em que protestos justificados prevaleceram em nosso país sob a ótica das agências de viagens, por iniciativa e com apoio do conjunto das entidades unidas que nos representam .
Os motivos para que as tais manifestações predominassem e ainda existam encontram justificativa em três fatores. São ele, basicamente: 1-) A falta de reconhecimento; 2-) A falta de valorização e 3-) A falta de incentivo para os profissionais, por parte das empresas que conquistaram e disputam todos os mercados graças à dedicação, competência e força de vendas de todos aqueles que compõem a totalidade da rede de distribuição qualificada de atendimento personalizado aos consumidores em nosso país.
Cada vez mais, quem precisa ou deseja viajar reconhece, com razão, o quanto é importante consumir com segurança; proporcionada a partir da consultoria e da assistência de qualidade. Ou seja: de acordo com as palavras de Luciano Macagno, sabe que “comprar com o agente de viagens é confiável; pois além de ser um profissional expert em viagens, ele também é o principal parceiro da Delta Air Lines”.
O diretor da Delta Air Lines no Brasil, quando decide anunciar e destacar na grande imprensa o seu “Muito obrigado” para as agências de viagens, vai a público. Resolve veicular na grande imprensa sua campanha publicitária para “comunicar o consumidor que ele deve acreditar no agente de viagens” e reitera que sua empresa aérea valoriza “muito o papel que ele (agente de viagens) desempenha na nossa indústria”, no Brasil e no Mundo, explicitando que “o trade é o principal canal de vendas da Delta”. Assim, Luciano faz bem mais do que apenas prestar uma merecida homenagem. Reconhece perante o mercado como um todo o valor do agente para a conquista das suas metas comerciais.
A melhor maneira de protestarmos contra quem ainda não adotou a mesma postura da Delta é retribuir a iniciativa, também com inteligência, ampliando e superando metas!
Edmar Bull
Presidente do Conselho de Administração da Abracorp
Determinação
Uma empresa é mais competitiva quando possui um verdadeiro TIME, escalado por empreendedores que investem para alcançar e superar metas compartilhadas, compreendidas e assumidas por todos.
Conquistar o campeonato depende, sempre, da determinação com que cada um de nós desempenha as suas funções. Orientados por objetivos comuns e reconhecidos por mérito, cada um que joga a favor do time contribui para a conquista das vitórias.
Quando todos são mais eficientes, o TIME obtém os melhores resultados com o aproveitamento máximo das oportunidades, inclusive capaz de resgatar boa parte delas. Como?
Com o gerenciamento dos indicadores individuais e coletivos é possível mensurar a produtividade do TIME, com objetividade. Aumentar ganhos, ampliando a carteira de clientes bem atendidos, motiva a torcida a repercutir os atributos que resultam em sucesso que faz com que novos torcedores sejam atraídos.
Uma tática eficaz é diversificar as jogadas, inovar lances, treinar a troca de passes e driblar as dificuldades, com a qualidade e rapidez necessárias. Assim, o TIME é capaz de saborear mais conquistas, imbuído do espírito esportivo.
Edmar Bull
Presidente do Conselho de Administração
Convite ao leitor
Sejamos práticos, objetivos e diretos: quem cria o produto faz o preço valer, ou não, para quem consome a criação. A remuneração é ganha, pouca ou enorme, de acordo com o resultado. Mérito é mérito.
Gilberto Gil canta que “uma meta existe para ser um alvo, mas quando o poeta diz meta, pode estar querendo dizer o inatingível“. O céu não é um limite para quem viaja, nem os oceanos, mas do início ao fim todos nós merecemos que o trajeto seja realizado com segurança, de acordo com a melhor relação preço-qualidade e a melhor assistência integral ao viajante.
Criatividade e inovação são palavras que vendem uma visão de mundo que requer sustentabilidade econômica, tecnologia, crédito, marketing e comunicação inteligente direcionada para atender necessidades e, com organização, atingir resultados. “O bom negócio só tem futuro quando os dois lados ganham. Quando um dos lados ganha pouco ou nada ganha, o bom negócio acaba“, diz o jornalista Leo Burnett que fundou a sua própria agência em Chicago, internacionalmente conhecida.
O setor de viagens e turismo não deveria ficar surpreso com alianças estratégicas de consolidação, necessárias no competitivo mercado global. Nós, que temos agências de viagens constituídas, nos fortalecemos em sistemas de organização associados à força histórica da marca Abav, construída por muitos, na qual todos possuem voz e voto, com colaboração ativa de quem fornece e consome os recursos ofertados no livre mercado.
Como costuma dizer Goiaci Guimarães, “tudo é motivo para viajar”. Como costuma dizer Caio Luiz de Carvalho e tantos outros estudiosos do setor, “é preciso transformar matéria-prima em um ou mais produtos turísticos“. Assim, certamente, não faltam oportunidades de novos negócios para estimular atitudes objetivas de quem cria, inova, planeja e executa ações para conquistarem visibilidade e a preferência dos seus clientes.
Convido você, leitor, para que faça sua inscrição, participe ativamente da próxima ABAV EXPO e visite a Ilha Corporativa integrada ao evento: excelente momento para expor os diferenciais que qualificam e recomendam a frase defendida por todos. Ou seja: Consulte a sua agência de viagens associada ABAV, parceira das TMCs Abracorp e associadas Abeta, Aviesp, Airtkt, Braztoa entre outras entidades aliadas, que compõem a força do melhor canal de vendas do setor, presente em todo o território nacional e com vigorosa articulação no exterior.
Edmar Bull
Presidente do Conselho de Administração da Abracorp