Nesta semana foram abertas as inscrições para o programa hosted buyer, que proporciona uma série de benefícios à participação de profissionais do setor, sediados no Brasil e no exterior, interessados em visitar a 43ª ABAV – Expo Internacional de Turismo, que será realizada de 24 a 26 de setembro em São Paulo.
Desde quando foi concebido, o programa hosted buyers conta com o apoio da Abracorp, que compreende a iniciativa como um importante estímulo promocional, capaz de atrair para a feira os atuais e potenciais clientes corporativos atendidos pelas agências de viagens associadas, com o objetivo de ampliar as oportunidades de negócios junto aos expositores.
Com mais de 3,5 mil marcas expositoras, os 1.245 compradores convidados e presentes ao evento no ano passado ajudaram a ABAV alcançar a marca recorde de 41 mil visitantes e receber a aprovação de 78,51% dos participantes como a feira que mais gera negócios no Brasil, e de 88,07% como a melhor opção para realizar networking.
Edmar Bull
Presidente do Conselho de Administração da Abracorp
Alerta ao Grupo Lufhtansa
Quem fabrica o produto ou presta o serviço tem o direito de definir o preço cobrado dos seus clientes. Nem sempre os clientes podem escolher livremente se vão ou não consumir. Fatores como urgência, por exemplo, são determinantes e podem tornar inevitável a compra, mesmo quando o preço aumenta.
A concorrência, em tese, atua como antídoto e pode, por vezes, coibir abusos, mas também é tentada a majorar lucros. Para obter resultados favoráveis, o consumidor fica cada vez mais cauteloso e exigente, recorrendo à consultoria do seu agente de viagens para fazer a escolha da melhor relação custo-benefício.
No mercado de viagens e turismo a flexibilidade tarifária favorece a variação de preços, a criação de taxas, regras, multas e a oferta de um crescente número de serviços adicionais que impactam o budget dos nossos clientes.
No início deste mês, o Grupo Lufhansa (Lufthansa, Austrian Airlines, Brussels Airlines e Swiss) anunciou que, a partir de setembro, passará a cobrar € 16 por cada bilhete aéreo emitido via GDS, e, ainda, sugeriu às agências de viagens suas clientes acessarem o portal www.lhgroup-agent.com, onde essas passagens poderão ser compradas sem o referido acréscimo, denominado Distribution Cost Charge (DCC).
Na medida em que as corporações definem as suas políticas de viagens demandado das TMCs a redução de custos, a tentativa de rentabilizar o Grupo Lufthansa por meio da cobrança de uma nova taxa (DCC) pode vir a ter efeito contrário.
Edmar Bull
Presidente do Conselho de Administração da Abracorp
OBT para MICE
Cada companhia aérea possui regras diferentes para as reservas de grupos. Assim, as ferramentas disponíveis e adotadas pelo mercado de viagens corporativas, do tipo OBT (Online Booking Tool), ficam limitadas a fazer uma quantidade máxima de reservas insuficiente às necessidades demandadas.
O gargalo existente obriga que as reservas de grupo sejam feitas na unha. Ou seja: sem automação e a transparência indispensáveis aos ganhos de produtividade que resultam em benefício para a distribuição setorial como um todo.
Com o aumento cada vez maior das atividades realizadas no segmento MICE (Meetings, Incentives, Conferences, and Exhibitions), cabe a todos os interlocutores envolvidos no atendimento aos clientes estreitarem o foco no desenvolvimento de soluções compatíveis.
A definição de um padrão, concebido a partir do diálogo entre BSP, Cias. Aéreas que realizam vendas diretas, Sistemas Integradores, GDSs, Hotelaria, Serviços Terrestres, Sistemas de Front Office e Back Office com as TMCs, em reunião de trabalho dedicada ao tema, certamente garantirá avanços rumo à superação do problema.
Assim como em outras oportunidades a união de esforços demonstrou ser capaz de contribuir favoravelmente com a dinâmica do Setor, confiamos à iniciativa dos diferentes players sensíveis ao título deste post o desafio de juntos aprimorarmos os processos de gestão, de modo a possibilitar ferramentas eficazes e eficientes de OBT para MICE.
Edmar Bull
Presidente do Conselho de Administração da Abracorp