Exigências

“Vendas no comércio registram a maior queda desde agosto de 2003”. Esta é uma entre as várias manchetes que ocupam o noticiário nos últimos meses. Entretanto, para as agências associadas Abracorp, o mercado de viagens corporativas apresenta crescimento de 2,9% no primeiro trimestre de 2015, comparado a igual período do ano passado. Um feito notável; uma vez que o primeiro trimestre de 2014 registrou movimentação recorde devido à antecipação das vendas, motivadas pela realização da Copa do Mundo no Brasil.

Comparados à movimentação dos três primeiros meses de 2013, os resultados obtidos agora correspondem a ganhos ainda mais expressivos: iniciamos 2015 com mais de 20% de vendas.

Ainda que o nosso crescimento percentual recém-alcançado seja significativamente inferior em relação aos primeiros trimestres dos dois anos anteriores, frente ao desempenho negativo atualmente amargado por vários outros setores e segmentos, com raríssimas exceções, temos sim motivos para acreditar que trilhamos o caminho certo rumo à superação das adversidades.

Contudo, alguns fatores precisam ser bem observados para garantir a correta compreensão sobre os dados e, o mais importante, servir de referência setorial na análise das tendências – as quais, certamente, sinalizam horizontes cada vez mais desafiadores.

É fato que a necessidade de reduzir custos se impõe às corporações de maneira indiscriminada e isso estimula a demanda pelos serviços especializados em gestão de viagens, atraindo maior número de clientes para as TMCs qualificadas, instrumentalizadas e, portanto, detentoras de vantagens comparativas em relação aos canais de venda direta.

Do mesmo modo, o perfil empreendedor, que mantém aquecida a criação de novos CNPJs no País, especialmente com o surgimento de micros, pequenas e médias empresas, também contribui com a ampliação das oportunidades de negócios.

Porém, além de manter investimentos em tecnologia, capacitação profissional e gestão de processos eficientes, que resultam no indispensável aumento da produtividade, o cenário vindouro exige mais e sempre mais: diversidade de serviços e capacidade de inovação.

Edmar Bull
Presidente do Conselho de Administração da Abracorp  

Debate com cias aéreas

Pela primeira vez, reunidos em debate, com regras estabelecidas e que garantem dinamismo e profundidade de análise sobre temas diversos e relevantes para a indústria do turismo como um todo e, em especial, para o mercado de viagens corporativas, os representantes das quatro principais cias aéreas que operam voos regulares no Brasil puderam compartilhar informações e emitir as suas opiniões de maneira objetiva e transparente.

painel_2

Gervasio Tanabe, diretor-executivo da Abracorp; Tarcisio Gargioni, vice-presidente Comercial e de Marketing da Avianca; Renato Melo, gerente de Vendas da Gol; Edmar Bull, presidente do Conselho de Administração da Abracorp; Eduardo Costa, diretor de Marketing da TAM e Antonio Américo, diretor Comercial da Azul.

Sem exceção, os convidados para o debate (vide foto acima) e a audiência (vide foto abaixo), formada somente por empresários e dirigentes credenciados pelas agências de viagens associadas Abracorp, foram unânimes nos elogios feitos à iniciativa – a qual, certamente, servirá de modelo para realizarmos futuros debates e abordarmos temas relativos a outros segmentos.

DSC_0658

Reunião Abracorp, realizada no Blue Tree Premium Morumbi, em 23 de abril, inclui na pauta debate com representantes das cias aéreas.

Reitero aqui sinceros agradecimentos a todos os participantes, que em observância e respeito aos procedimentos adotados, contribuíram com o sucesso do encontro e o aprimoramento constante dos serviços prestados aos nossos clientes.

Edmar Bull
Presidente do Conselho de Administração da Abracorp

Expansão para o Sul

Estive recentemente em Itajaí, em Santa Catarina, para participação no Painel Catarinense de Viagens Corporativas, realizado durante programação oficial da Volvo Ocean Race, com apoio da Associação Empresarial de Itajaí. Durante o bate-papo, que teve a presença de outros integrantes de nosso segmento, destacamos os números da indústria nacional de viagens corporativas e os impactos do atual cenário econômico no setor, falamos sobre os desafios dos gestores no cenário nacional e as inovações em meios de pagamentos, além de apresentarmos as ferramentas para gestão e controle online de viagens e as alianças estratégicas entre cliente, TMC e fornecedores.

É muito bom vermos cidades fora do eixo Rio-São Paulo mostrando interesse em atrair viajantes corporativos. O Vale do Itajaí, para se ter uma ideia, tem um belo centro de eventos e um dos maiores e mais modernos portos do país, em Itajaí, o maior – e melhor – parque de diversões do Brasil, em Penha, e uma cidade com excelente infraestrutura turística, que é Balneário Camboriú. Além disso, conta com o principal aeroporto do Estado, em Navegantes. É uma região pródiga, tanto que Itajaí já figura entre as 30 cidades de maior PIB do país e o maior de Santa Catarina, à frente de Joinville e Florianópolis.

Por isso, não é ao acaso que a região Sul tem se destacado no cenário nacional como um excelente mercado de viagens corporativas. A Abracorp está satisfeita com o desempenho já alcançado e entusiasmada com as oportunidades existentes para as agências de viagens associadas. De 2013 para 2014 registramos crescimento de 14,5% na movimentação de nosso setor. Acreditamos que seja com diversificação que continuaremos a crescer. Para isso, temos apostado no mercado Mice, na venda agregada de locação de automóveis, assistência seguros e outros, e acima de tudo, temos buscado expandir o foco para outras regiões do País.

Para isso contamos com cerca de 8,7 mil profissionais no mercado, que conseguem atingir cifras positivas de crescimento graças à tecnologia. É muito importante que os gestores internos de viagem entendam o nosso papel, que é para benefício deles, em tempo real, com erro praticamente zero. Nosso papel é ajudar as empresas a ter um orçamento sadio quando se refere às viagens corporativas. Por isso, cabe a nós, também, apresentar novos mercados para que façam bons negócios.

Na Pesquisa de Vendas Abracorp 2014, as cidades de Porto Alegre e Curitiba figuraram entre os 10 destinos mais vendidos pelas agências associadas à Abracorp. A capital gaúcha ocupou o sexto lugar, com 6% do mercado e a paranaense, o sétimo, com 5%. Se tirarmos o Sudeste, que concentra 61% das cidades mais procuradas, a região Sul não só desponta no cenário nacional, como tem um potencial muito grande de crescimento.

Edmar Bull
Presidente do Conselho de Administração da Abracorp