Inovação sustentável

Importante constatarmos que, o mercado de viagens corporativas é a principal referência de interesse gerencial e comercial para as iniciativas de inovação focadas em melhorias nos processos de distribuição de produtos e serviços.

Por concentrar expressiva participação setorial no volume de recursos movimentados e mensurados em $, independentemente da moeda, a demanda constituída por CNPJs motiva os fornecedores, todos eles, sem exceção, a priorizarem seus investimentos no segmento. O engajamento da IATA, por iniciativa do New Distribution Capability (NDC), não deixa dúvida.

Na próxima edição 1.161 do jornal Panrotas, que circula logo após a não menos imperdível publicação especial de cobertura do Fórum Tendências do Turismo 2015, o qual consideramos ter sido um evento indispensável e gratificante, oportunamente o mesmo tema é abordado; uma vez que 100 empresas aéreas associadas, incluindo as principais companhias de bandeira no Brasil, anunciam sua participação no Travelport Rich Content and Branding.

O grau de organização, eficiência e eficácia, que resultam da correta adoção e qualificada gestão das políticas de viagem nas corporações assistidas por consultorias de competência comprovada (TMCs), do mesmo modo, são fatores que também atuam como estímulo às Tecnologias de Informação e Comunicação (TCI).

Além de estarem antenados aos princípios fundamentais para levar a cultura da inovação contínua às suas organizações, é preciso que todos os elos da cadeia de valor saibam agir com determinação rumo à superação de barreiras empresariais e, passo a passo, obtenham redução de custos, ganhos de produtividade e de rentabilidade.

Edmar Bull

Treinamento: a palavra-chave

A partir de uma rápida pesquisa feita no Portal Panrotas, em busca da palavra-chave “treinamento”, encontramos diversas notícias publicadas em 2015.
Entre elas, é interessante notar a presença destacada de várias operadoras e agências de viagens que investem na realização de eventos dedicados ao aprimoramento profissional, tais como: a 24ª edição do Encontro Ancoradouro, que mobilizou mais de 800 pessoas, contou com 44 fornecedores e centenas de agentes de viagens de diferentes estados; a 7ª edição do Workshop Mundo Agaxtur, com mais de 200 expositores de 30 países e cerca de dois mil visitantes; a 9ª Convenção Schultz, com cerca de 800 participantes; o Seminário Magia Disney da Trade Tours, com 250; o Workshop da Forma Turismo, com 200; o Encontro RCA 2015, com 120; o Roadshow do destino Oceania, realizado pela Designer Tours em parceria com a Nova Zelândia, seguindo o mesmo formato de treinamentos anteriores sobre África e Ásia, beneficiando cerca de 50 agentes de viagens por praça e, do mesmo modo, os treinamentos sobre a Turquia, Grécia e Colômbia, já realizados pela TGK.
Com foco na temporada de inverno, operadoras como Maktour e CVC promoveram programa de capacitação para agentes de viagens compartilhando informações atualizadas e específicas sobre os principais destinos de neve, oferecendo conteúdo sobre as melhores opções nas estações de esqui, enquanto a operadora alemã Globotur Incoming, sediada em Berlim, investiu em treinamentos de agentes de viagens no Nordeste, como polo emissor, sobretudo para a Europa.
Além dessas, verificamos outras iniciativas também voltadas à atualização e capacitação realizadas desde o início deste ano, por meio das quais foram difundidas informações que agregam diferencial e recomendam os serviços de consultoria prestados pelos agentes de viagens aos seus clientes, cada vez mais exigentes e desejosos em obter um atendimento personalizado – indispensável para quem evita comprar “gato por lebre” e busca sempre a melhor relação preço-qualidade para realizar as suas viagens a lazer, negócios ou intercâmbio. Ou seja: a maioria absoluta dos consumidores, sejam eles pessoas físicas ou jurídicas.
A todos esses empreendedores, os nossos sinceros parabéns! Certamente, a superação dos desafios impostos ao mercado de Viagens e Turismo só pode ser alcançada e o será por meio da valorização do capital humano que constitui a principal força de vendas do Setor.
Edmar Bull

Indispensável e gratificante

É absolutamente indispensável e gratificante comemorarmos o sucesso alcançado pelo Fórum Panrotas 2015, que concluiu a sua 13ªedição nos últimos dia 24 e 25 de março.

Indispensável, na medida em que o evento, pautado pela mais competente organização e seleção de temas relevantes abordados por especialistas em suas respectivas áreas, propicia repercutir dados e opiniões de efetivo interesse para os empresários e profissionais que atuam no mercado de Viagens e Turismo, independentemente do elo ou do segmento ao qual pertençam.

…queremos ter metas mais realistas usando a inteligência de mercado, declarou Vinícius Lages, ministro do Turismo, cuja presença atesta o prestígio do Fórum Panrotas e a necessidade de haver diálogo entre a iniciativa privada e o poder público na busca pelo efetivo desenvolvimento do setor.

…invistam no mobile e na personalização do conteúdo dirigido ao usuário, recomendou o diretor Global de Serviços Estratégicos de Viagens e Consumo do Facebook, Lee McCabe, tendo em vista a crescente presença da tecnologia na vida cotidiana das pessoas que viajam a lazer ou a negócios.

…o futuro chegou e não dá mais pra ir para trás, sentenciou o cientista-chefe Fábio Gandour, um dos fundadores do laboratório de pesquisa da IBM Brasil, após enfatizar a importância de serem realizadas estratégias de venda a partir de pesquisas dinâmicas capazes de identificar necessidades e desejos de consumo presentes em valiosas informações já disponíveis no Big Data.

Gratificante, porque o Fórum Panrotas constitui palco à genuína expressão das principais tendências de mercado, entre as quais figuram investimentos em capacitação, inovação e tecnologia – as quais ratificam as ações que são empreendidas ou apoiadas pela Abracorp, modestamente registradas e compartilhadas desde o primeiro post publicado neste blog, um Espaço permanentemente aberto ao diálogo e ao aprendizado conjunto.

Parabéns à equipe Panrotas!
Edmar Bull