Mãos à obra

Quando falamos em capacitação, em especial no turismo de negócios, uma palavra sempre me vem à cabeça: urgência! Mão de obra especializada e capaz de exercer suas funções com a máxima qualidade é o que nosso segmento mais necessita. O mundo globalizado tem tornado o mercado de trabalho cada vez mais exigente. A competitividade é enorme e para nos destacarmos, precisamos de uma equipe forte, em constante evolução e capaz de superar todos os desafios que o mundo corporativo proporciona.
As mudanças no cenário empresarial, assim como a evolução dos conhecimentos, a concorrência acirrada e a busca pela manutenção da competitividade fazem com que as empresas, ao formarem seu quadro de colaboradores, busquem os profissionais que melhor atendam às suas necessidades pré-definidas. Mas não podemos ficar parados em meio a este cenário. É preciso estimular a participação de funcionários em cursos externos e ajudar a desenvolver suas habilidades em treinamentos internos.
Além de urgente, a busca pelo desenvolvimento profissional é desafiadora. Como manter os funcionários atualizados em meio a tantas informações? Onde encontrar meios de expandir a autonomia, criar autoconfiança e promover o aperfeiçoamento profissional das pessoas?
As empresas primeiramente olham para a qualificação de seus funcionários. Querem saber sobre seus conhecimentos teóricos, técnicos e operacionais relacionados à função que vão exercer. No entanto, muitas esquecem de capacitar estes profissionais, ou seja, prepará-los para aplicar os conhecimentos. No dia a dia empresarial, é isso que faz a diferença.
Treinamento é fundamental. Mas a capacitação vai além e é ainda mais importante. Ajuda a desenvolver competência, que é o resultado de conhecimento, habilidades e atitudes. E isso é quase como uma identidade do trabalhador, pessoal e intransferível. Cabe aos empresários do setor, fazer com que seus funcionários enxerguem as suas competências, desenvolva-as e as utilizem da melhor maneira no ambiente de trabalho para tornar as empresas mais competitivas.
Ao investir em capacitação, temos que procurar fontes ou instituições com experiência comprovada na área em que o profissional atua e, o mais importante, que seja uma organização que atue no segmento, estudando-o e pesquisando-o constantemente, o que permite a aquisição das competências necessárias. Por isso, a Abracorp tem apoiado ações do Ministério do Turismo no apoio à qualificação e capacitação profissionais, como o Pronatec, e também incentivado suas associadas a inscrever seus funcionários em cursos como do Iccabav, do Senac e outros.
Os empresários do setor não podem enxergar como custo, o que é investimento. Para se ter mão de obra especializada é preciso renovar constantemente a qualificação e a capacitação dos trabalhadores. Um investimento inevitável e, mais do que tudo, necessário.
Edmar Bull

Compartilhando soluções

Levaremos pela primeira vez este ano para a Aviesp Expo, dias 10 e 11 de abril em Campinas, a Ilha Corporativa Abracorp, espaço que fez sucesso nas últimas três edições da Abav Expo. Nossa expectativa é de atender a crescente demanda do setor de viagens de negócios, eventos e incentivos, sob a ótica das viagens corporativas do interior paulista, favorecendo a troca de experiências e compartilhando soluções com as agências de viagens participantes.
Para se ter uma ideia da importância do mercado do interior de São Paulo, segundo dados do Ministério do Turismo, da Pesquisa de Demanda Turística Internacional, cerca de 3,5% dos turistas estrangeiros que vieram ao País em 2012, último levantamento divulgado, visitaram Campinas. A cidade também figura há alguns anos no Top 10 da Pesquisa de Vendas Abracorp como um dos principais destinos de negócios do Brasil. São José dos Campos, Ribeirão Preto, Sorocaba e tantas outras grandes cidades paulistas também merecem destaque.
Dedicada aos negócios do segmento MICE – Encontros, Incentivos, Conferências e Exibições, na tradução da sigla em inglês –, a Ilha Corporativa Abracorp conta com o patrocínio da companhia aérea Gol e a presença de empresas fornecedoras da cadeia de viagens corporativas, que contribuem para o aprimoramento dos serviços prestados pelos agentes de viagens.
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Assim como foi na Abav Expo, o espaço será constituído pelas estações para expositores, pelas estações individuais e por um business lounge, onde nossa entidade e os expositores poderão receber clientes e parceiros de negócios. Acreditamos que seja o local mais apropriado para as agências do interior do Estado que atuam no mercado de viagens corporativas fazerem negócios, uma vez que o espaço aproxima a oferta da demanda dentro de uma destacada vitrine de fornecedores da cadeia produtiva do setor.
Estarmos presentes na Aviesp Expo ressalta ainda mais o nosso compromisso de difundir os conceitos sobre gestão de viagens corporativas em todos os mercados e cumprir a missão de desenvolver cada vez mais o segmento, seja ele nas capitais, seja no Interior.
Edmar Bull

Alto nível

Costumo dizer – até com certa frequência – que são nos momentos de instabilidade econômica, como a que vivemos agora no Brasil, que as agências de viagens corporativas têm as melhores oportunidades para crescer. A conta é simples: se as empresas estão fazendo poucos negócios, elas precisam viajar mais para buscar novos contratos, estabelecer parcerias e/ou conquistar clientes. Mas obviamente, as chances não caem no colo de ninguém. Por isso, tanto para as empresas (nossos clientes), quanto para nós (prestadores de serviços), é preciso muita ousadia neste cenário. Não há lugar para a neutralidade. Para crescer e se fortalecer, temos que buscar transformações, inovar e, acima de tudo, ter um planejamento muito focado no atendimento sob medida para todas as situações.
Nós, seja como pessoa física ou como empresa, não temos como controlar as crises. Esse é o papel do Governo. Mas temos a possibilidade de reinventar nossas ações e seguir uma jornada vitoriosa independentemente do tempo que perdure este momento.
Fazer panelaço. Gritar. Unir-se em passeata por um país melhor e mais digno, faz parte do jogo democrático e, cada um na sua crença, tem o direito e o dever de expressar-se. No mundo corporativo, o bater das panelas tem que ser acompanhado de muito trabalho, conhecimento e capacitação.
Mas, onde encontrar respostas e caminhos para enfrentar os desafios que o momento atual nos reserva?
O Fórum Panrotas, que chega este ano à sua 13ª edição, é uma excelente oportunidade para todos. Encontros de alto nível como esse levam seus participantes a melhorar a capacidade de análise, favorecem a interação entre as pessoas e empresas dos mais diversos níveis e nos ensina a crescer. Graças ao profissionalismo do Fórum, sentimo-nos à vontade para falar sobre os assuntos mais espinhosos. Neste ano, em que o tema “crise” nos cerca por todos os lados, reunir profissionais para mostrar a eles como lidar melhor com as dificuldades é ainda mais louvável. Só assim, o mundo corporativo terá condições de se preparar para os acontecimentos, fazer as manobras mais acertadas sobre cada circunstância e estabelecer as melhores estratégias para se desenvolver.
Debater os desafios e as possibilidades para a comercialização de viagens, os novos modelos de negócios, as tendências nas áreas de comunicação e marketing, o empreendedorismo no mundo atual, as últimas aquisições do mercado e o impacto das mudanças de líderes nas grandes empresas de Turismo no Brasil estão na pauta do Fórum deste ano. Certamente estes temas estarão conectados com o momento econômico e os rumos que o nosso país deve trilhar nos próximos meses. Visão de futuro da organização do evento, que sempre nos traz debates de qualidade e que fazem os participantes pensarem fora da caixinha, sempre buscando soluções em conjunto e a união entre os mais diferentes perfis de pessoas, empresas e ideologias.
Dentro deste contexto, as agências de viagens associadas Abracorp são privilegiadas por fazerem parte de um modelo de governança em que as estratégias utilizadas para o crescimento de uma serve de modelo e estímulo para o desenvolvimento das demais. União e compartilhamento são as palavras. Coordenamos ações entre agências dos mais diferentes portes, dentro de um mesmo planejamento, o que fortalece a todos sem distinção.
Acreditamos que o futuro do País, e do turismo em especial, depende de pensamentos coletivos, como os adotados pela Abracorp e que são discutidos em fóruns de alto nível, como o Panrotas. Só assim o Brasil pode sair da mesmice.