A Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas realizou no início do mês o seu primeiro Fórum Mice Abracorp, em Fortaleza, no Ceará. Especialmente no cenário atual, no qual a indústria sediada no país busca superar os desafios impostos pela necessidade de qualificação profissional, notadamente estimulada pelos avanços tecnológicos, os dados estatísticos divulgados pela nossa Pesquisa de Vendas nos últimos anos, exceto em 2014 devido à realização da Copa do Mundo, indicam crescimento na realização de eventos que ensejam viagens nacionais e internacionais.
Há alguns fatores que ajudam a explicar o incremento da demanda corporativa no segmento Mice (Encontros, Incentivos, Conferências e Exibições, na tradução da sigla em inglês) e o maior deles está relacionado às campanhas de incentivo que premiam com viagens redes de distribuidores, força de venda própria e até consumidores B2B de produtos e serviços, nos mais diferentes ramos de atividade.
Vale ressaltar, a correta consultoria de uma agência de viagens corporativa na realização de uma campanha de incentivo garante custo zero nos investimentos destinados aos premiados. Isso porque as referidas campanhas devem estar estruturadas contemplando a conquista de metas suficientes para custear os referidos investimentos e ainda contribuir com a rentabilidade do contratante.
Outro fator motivacional da demanda corporativa crescente no segmento Mice são as ações de capacitação e treinamento realizadas pelas corporações que visam obter ganhos de produtividade e são atendidas pelas agências de viagens associadas Abracorp. Por isso, encontros como esse em Fortaleza nos ajudam a contribuir para o desenvolvimento profissional dos participantes, colocando no centro das discussões temas como tecnologia, sustentabilidade e segurança, o que ajuda a aumentar o dimensionamento da indústria de eventos.
Para fomentar ainda mais nossa cadeia produtiva, no próximo mês, dias 10 e 11 de abril, também estaremos com a Ilha Corporativa Abracorp na 38ª Aviesp Expo de Negócio em Turismo, em Campinas, um espaço dedicado aos negócios do segmento Mice que favorece a troca de experiências com gestores de viagens de empresas dos mais diversos setores. Uma iniciativa que aproxima a oferta da demanda dentro de uma destacada vitrine de fornecedores e nos ajuda e cumprir a missão de desenvolver cada vez mais o segmento de viagens corporativas no país.
20 anos superando desafios
No dia 11 de março de 2015, a Abracorp completa cinco anos e vai comemorar 20 anos de relevantes serviços associativos prestados em favor do desenvolvimento sustentável do mercado de viagens corporativas como um todo.
Serviços que foram originados com a criação do Fórum das Agências de Viagens Especializadas em Contas Comerciais (Favecc), em 1994, e que, no ano de 2010, sob a presidência de Francisco Leme da Silva, se somaram às valiosas contribuições da Associação das Empresas Administradoras de Viagens de Negócios do Brasil (TMC Brasil), fundada em 2003 e que à época era presidida por André Carvalhal, resultando no lançamento da Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas, que desde sua criação é reconhecida como referência na indústria de viagens corporativas, promovendo seu desenvolvimento e disseminando junto aos seus pares as melhores práticas de operação e relacionamento com os clientes e demais integrantes do setor.
Transcorridos cinco anos de sucesso, cabe refletir sobre a legitimidade conquistada pela entidade ao longo do tempo e reiterar o nosso reconhecimento aos esforços coletivos dedicados à união associativa, protagonizada pelo pioneirismo de Goiaci Alves Guimarães, líder setorial de representatividade autêntica, capaz de vencer o imobilismo, promover a convergência de propósitos e exercer na plenitude suas atribuições no Conselho Consultivo da Abracorp, prestando orientação e apoio ao Presidente do Conselho de Administração em questões de direcionamento estratégico, ética, conduta e sustentabilidade da Associação.
As gestões de Amauri Caldeira e de Mauro Schwartzmann, também ex-presidentes do Favecc, assim como a atuação decisiva de todos aqueles que contribuíram com a concepção do novo modelo de governança corporativa da Abracorp, participantes do Projeto Harmonia, inspiram a cooperação e a valorização de quem cotidiana e naturalmente promove a integração entre todos os elos que compõem a nossa complexa cadeia produtiva. Refiro-me a cada uma das agências de viagens associadas Abracorp, que são agentes transformadores e que, cada vez mais, pautam inovações, criam tendências, aprimoram e disponibilizam dados de credibilidade para o setor.
Os trabalhos realizados sempre com competência pelos diferentes Comitês Abracorp, do mesmo modo, reiteram o ambiente de colaboração, que produz o constante e profícuo intercâmbio de informações com aprendizado conjunto.
Cabe, portanto, aqui registrar o aporte de conhecimento resultante do trabalho voluntário executado pelos integrantes do Comitê de Produtos e Novos Negócios, constituído por Marcello Restivo e Brunno Bernardes, sob a coordenação de Reifer de Souza.
Responsável pelo acompanhamento e pela evolução dos sistemas tecnológicos, com o objetivo de apresentar aos associados quais são as melhores soluções de sistemas, o Comitê de Tecnologia e Inovação, sob a coordenação de Régis Abreu, conta com o empenho de Edmar Mendonza, Talmo Carvalho, Fabio Manzatto e Felipe Mendonça.
A definição dos padrões profissionais necessários aos serviços das associadas e a realização de atividades eficazes de qualificação e certificação, parametrizadas pelas melhores práticas de mercado em RH, compõem os objetivos permanentes do Comitê de Desenvolvimento Humano, coordenado por Lenini Lamounier, com a também engajada participação de Renata Carpinelli, Cristiana Lopes e Adriana Carvalho.
Por fim, mas nem por isso menos importante, o Comitê de Eventos, composto por gestores responsáveis pelo departamento de eventos das agências Abracorp, cumpre com sucesso a sua missão de acompanhar, evoluir e atuar no setor de eventos das associadas, avaliando e adaptando as melhores práticas para a gestão operacional do segmento MICE, envolvendo para isso, os associados, fornecedores e clientes.
Todos os avanços obtidos e as conquistas alcançadas, entretanto, não seriam possíveis sem o talento e a dedicação das equipes profissionais contratadas pela Abracorp, sob a gestão de Gervasio Tanabe, diretor-executivo da entidade.
A todos vocês eu antecipo, de maneira breve, mas densa de convicção, os meus sinceros parabéns, sabedor de que as nossas vitórias estão alicerçadas e são compartilhadas na crença dos mesmos valores: ética, responsabilidade, comprometimento, transparência, inovação, serviço e qualidade.
Edmar Bull
Presidente do Conselho de Administração da Abracorp
Vias de crescimento
A locação de automóveis é certamente um dos segmentos com maior potencial de crescimento dentro do ambiente de viagens corporativas no Brasil. Enquanto a locação oscila em uma taxa de 1 a 1,5% do total dos gastos em viagens de negócios em nosso país, ela representa cerca de 4% nos Estados Unidos. Se seguirmos este parâmetro, temos potencial para, no mínimo, triplicar nosso valor atual. No entanto, para alcançarmos estes números, ainda precisamos fazer uma verdadeira lição de casa e investir, principalmente, em treinamento e tecnologia.
Na Pesquisa de Vendas Abracorp de 2014, por exemplo, houve aumento de 3,2% no total de diárias, comparando-se com o ano anterior, mas uma queda de 4,1% em vendas, movimentando R$ 183,5 milhões, contra R$ 191,3 milhões em 2013. Isso significa que, embora tenhamos aumentado o número de reservas, elas renderam menos dinheiro para as agências de viagens, demonstrando, entre outros fatores, que nossos clientes deram preferência por carros mais baratos.
Para melhorar esta performance, treinamento é fundamental. Fazer up-selling, ou seja, oferecer ao cliente produtos ou serviços adicionais que complementem a compra é uma ação que todos os consultores deveriam ter como padrão na hora de reservar automóveis. Muitos preferem fechar a venda da forma mais simples e rápida para não perder tempo com procedimentos demorados e, aparentemente, pouco rentáveis.
A Associação Brasileira de Locadoras de Automóveis (Abla) e a Associação Nacional de Empresas de Aluguel de Veículos e Gestão de Frotas (Anav), através de suas associadas, têm buscado ações de relacionamento com o nosso segmento, porém ainda há muito a ser realizado. Cursos e capacitações são essenciais para otimizar as vendas. É fato que, agregar valor a uma reserva, além de aumentar a rentabilidade das agências e dos fornecedores, ajuda a fidelizar e reter o cliente e consolida a posição da empresa na cadeia de viagens e turismo.
Outro ponto crucial é o uso da tecnologia. O uso de plataformas que “conversem” com os sistemas de back-office das agências e eliminem, cada vez mais, o faturamento tradicional, é uma realidade que não pode demorar a ser regra. Algumas empresas, como a Shift e a Localiza, já estão oferecendo a possibilidade de faturamento eletrônico para as agências de viagens. Um avanço que vem ao encontro das necessidades do nosso segmento e que a Abracorp sempre defendeu como um passo necessário para o desenvolvimento de ambos, agências e locadoras.
Segundo dados da Abla, o segmento de locação passou de 155 mil carros em 2001 para mais de 300 mil em 2013. Além disso, o faturamento mais que triplicou. Mas há espaço para crescer muito mais. Nossa expectativa é de que todos os envolvidos possam se beneficiar em conjunto.
Edmar Bull