Não existem desafios estratégicos relacionados às questões concorrenciais e de mercado, ou que envolvam revisão de processos, atividades de capacitação, inovações, enfim, aspectos de interesse corporativo, sem soluções capazes de proporcionar ganhos de eficiência. O simples fato das agências de viagens associadas Abracorp no primeiro trimestre de 2014 terem juntas conseguido aumentar em até 18% os resultados, mantendo praticamente a mesma quantidade de colaboradores, demonstra que existem sim medidas administrativas possíveis de serem adotadas com eficácia.
Nossa expectativa é que haja também mudanças no modelo de desenvolvimento econômico brasileiro, com o governo passando a promover redução da carga e simplificação da legislação tributária; reforma nas nossas leis trabalhistas; melhorias no ambiente de negócios; supressão dos excessos burocráticos; estímulos aos investimentos privados; aumento dos investimentos em infraestrutura e efetiva melhoria na qualidade da educação. Para que isso seja possível, cortar gastos e liberar recursos é o ponto de partida.
Estatísticas confiáveis, provenientes de diferentes fontes nacionais e internacionais, revelam o que todos nós sabemos: a produtividade média do trabalhador americano é hoje cinco vezes a do trabalhador brasileiro. Além da qualidade da educação, nos EUA a força de trabalho conta e usufrui de avançados equipamentos (hardwares e softwares).
Portanto, essas ações distintas, complementares e imprescindíveis à conquista das vantagens competitivas que tanto almejamos, são as que devem ser impulsionadas neste “Brasil, pátria educadora”. O segundo passo desta lição de casa essencial é romper com o pessimismo reinante e agir, sabendo que agora e sempre “a mãe das oportunidades são os problemas”; máxima do espírito empreendedor, de quem faz mais com menos; é capaz de reduzir custos, aumentar a produtividade e, com isso, obter merecida rentabilidade.
Edmar Bull
Agenda com MTur
Vinícius Lages permanece como Ministro do Turismo. Valdir Simão assumirá a Controladoria Geral da União. Em ambos os casos, credencias técnicas os qualificam como parceiros do trade.
A experiência de Vinícius Lages junto aos organismos internacionais do setor, com destaque para a sua atuação junto à OMT e marcante presença como Diretor de Turismo e Relações Internacionais do Sebrae, refletiram positivamente na atual gestão do MTur, exercida por ele com sensibilidade e apoio às demandas que nos mobilizam, especialmente àquelas relacionadas a projetos de capacitação e treinamento profissional.
Designado pelo então Ministro do Turismo Gastão Vieira, como interlocutor com as entidades representativas do trade turístico, Valdir Simão revelou compreender a importância socioeconômica da atividade, além de reiterar a sua competência administrativa, adotando sempre a transparência como modelo de gestão pública.
Ética, responsabilidade, comprometimento, transparência, inovação, serviço e qualidade são os valores abraçados pela Abracorp, os quais trilham o rumo da entidade e constituem referência para o aprimoramento constante do relacionamento mantido com os clientes, os fornecedores, os pares, a imprensa e, certamente, também com as autoridades públicas.
Por isso, convergência de propósitos e perspectivas de avanço significativo pautam as expectativas da reunião entre Abracorp e MTur já agendada para este mês de janeiro. Um passo importante para consolidar a política setorial, direcionada a elevar constantemente aos patamares da excelência competitiva o padrão de qualidade dos serviços prestados e consumidos no mercado de viagens corporativas.
Edmar Bull
Conspiração de Natal
Nesta época do ano tudo parece conspirar para que façamos um balanço dos acontecimentos; uma avaliação dos resultados e a revisão dos planos futuros.
Foi com esse espírito que eu revisitei os posts que, desde 2013, ocupam o Espaço Abracorp. Pude então constatar a predominância de três temas abordados e sempre os mais comentados: “Tecnologia”, “Treinamento” e “Capacitação”.
Foram esses os eixos que nortearam nossas conquistas associativas e, cada vez mais, alicerçam a força da nossa união e convergência de propósitos.
Os resultados falam por si. No primeiro trimestre de 2013, para citar apenas um de vários exemplos, as agências associadas Abracorp juntas mantinham 8.700 postos de trabalho. Em igual período de 2014, conseguimos ampliar os resultados (18,3%), com praticamente a mesma quantidade de colaboradores: 8.716. Ou seja: atuando com o mesmo foco, “Tecnologia”, “Treinamento” e “Capacitação”, alcançamos notáveis ganhos de produtividade. E o melhor é que nós não estamos sozinhos.
Em recente entrevista para o site Panrotas, comentando sobre a bem-sucedida negociação da consolidadora Rextur Advance com a operadora CVC, Marcelo Sanovicz foi lapidar referindo-se ao fato como um “movimento natural de crescimento, rumo às melhores práticas de governança da indústria”. Ele ainda completou: “Continuaremos investindo cada vez mais em tecnologia e pessoal, para melhorarmos cada vez mais nossos serviços para os agentes de viagens de todo o País. Estamos muito motivados”.
Quanto aos planos futuros, estejam certos de que continuaremos ecoando este mesmo mantra, seguros de que o sucesso do setor de viagens e turismo como um todo – incluindo não somente as agências e os fornecedores, mas também, e cada vez mais, os consumidores –, conspira a nosso favor.
Feliz Natal!
Edmar Bull