Reflexões para 2015

Temos comentado, com frequência, sobre o caráter atípico do ano de 2014. Copa do Mundo e Eleições, considerados eventos de grande porte, alteraram o andamento da rotina produtiva do país – e no nosso segmento, o de viagens corporativas, não foi diferente. Tanto é que o segundo e mesmo o terceiro trimestres do ano destoaram, influindo negativamente na média do desempenho do ano. Não se trata de lamentar o que passou, mas extrair lições para o ano que se aproxima.

Os atores que movimentam o segmento de viagens corporativas devem ficar atentos, reunir dados, rever estratégias, ajustar as planilhas e preparar bem o terreno para receber 2015. Nesse processo, é imprescindível rever custos, levando em conta a expectativa inflacionária, por um lado, e o crescimento de 5% reais do setor, por outro.

Temos de manter e reforçar o mantra sobre o caráter essencial da inovação tecnológica em nosso negócio. A automatização de processos é um caminho sem volta e exige upgrades constantes, para afastar o risco de obsolescência e queda de desempenho. Nosso foco deve recair sobre políticas bem definidas e ajustadas para os clientes de porte médio e pequeno.

Se falamos da necessidade de reduzir custos, precisamos redobrar a atenção para a gestão de despesas. Enxugar gastos ao máximo, reduzir a zero as gorduras excedentes – para garantir a saúde e o sucesso do nosso negócio. Para fechar essa breve reflexão, vamos avançar e até mesmo ousar mais em 2015, no que se refere a treinamento e realização de eventos internos. Afinal, nosso ativo maior são os nossos clientes – atuais e futuros.

Edmar Bull

Agenda positiva com as locadoras

Os números relativos ao mercado de locação de automóveis no Brasil, se comparados com os de países do primeiro mundo, ainda são pouco expressivos. No que se refere à Abracorp, o segmento responde por uma fatia ainda pequena, quando conferimos com o faturamento total da entidade. A participação atual da locação no âmbito corporativo ficou restrita apenas 1,5% do total.

Uma das razões da incipiência do segmento de locações de carros está no fato de o foco das TMC’s priorizarem os maiores faturamentos. Em nossa reunião realizada na última quarta-feira (12), com a comissão de produtos da Abracorp e representantes das cinco maiores locadoras de automóveis do país, chegou-se ao consenso de que o segmento tem um imenso potencial de crescimento. Porém, é preciso criar formas para mudar a cultura do mercado, especialmente a relação entre clientes e agências.

Outro ponto considerado crítico para o crescimento deste mercado recai sobre a utilização, ainda, de processos operacionais pouco automatizados e que não segmentam o atendimento. A necessária padronização promove maiores facilidades no dia a dia operacional das agências de viagens. Como se vê, não basta haver um grande potencial de crescimento. É importante reunir todos os envolvidos neste processo e estabelecer uma agenda positiva. A Abracorp deu o primeiro passo e haverá outros encontros para lidar com o tema.

Edmar Bull

União de esforços em Brasília

Tecnologia, sustentabilidade e qualificação foram os temas mais debatidos na última quinta-feira (13), em Brasília, durante audiência em que a Abracorp foi recebida pelo ministro do Turismo, Vinicius Lages, e sua assessora direta, Helena Costa. No ministério, é senso comum que o setor merece um destaque especial.

O encontro serviu para mostrar ao MTur, de maneira mais ampla, as potencialidades do mercado de viagens corporativas no Brasil e os principais gargalos que o setor enfrenta. Estas são as plataformas sobre as quais se basearão as ações apoiadas pelo ministério.

A Abracorp também apresentou as bases de um projeto de universidade corporativa para o setor, que tem como principal objetivo consolidar a formação em níveis estratégicos e táticos, com vistas a um contínuo desenvolvimento profissional.

Nossa entidade também acredita que a qualificação é um dos principais fatores para se levar ao desenvolvimento da área. Por isso, incentivamos a união de esforços da iniciativa pública e privada para produzir resultados positivos a toda a cadeia do turismo. Saímos desta audiência muito animados com as perspectivas para o turismo no Brasil.

*Gostaria de destacar aqui, também, que a pesquisa da Abracorp com os dados do terceiro trimestre já está disponível em nosso site: www.abracorp.org.br, no menu Estatísticas.

Edmar Bull