Ampliação do portfólio

Além de fazer a gestão profissional dos recursos investidos por corporações dos mais variados portes e ramos, que efetuam a compra de TKTs aéreos e vouchers de hotéis, incluindo reserva de diárias, locação de equipamentos e espaços para eventos, as chamadas TMCs são e serão procuradas, cada vez mais, para prestar serviços de consultoria e agregar inteligência estratégica à contratação de outros fornecedores.

O crescimento da demanda no setor é constante, resultando no aumento da carteira de clientes das associadas Abracorp e, também, estimulando novas tendências de mercado, a exemplo da ampliação do portfólio de produtos e serviços das agências de viagens do segmento.

A implacável lei da oferta e procura já movimenta os bastidores do setor com várias reuniões, que aproximam players atentos às oportunidades de negócios. Na pauta, a segurança e o conforto dos viajantes ganham destaque.

No embalo, soluções tecnológicas voltadas à integração de processos, capazes de reduzir custo e gerar ganho de produtividade, também prosperam.

Em breve, não faltarão motivos para que as nossas agências e a importância dos serviços que prestamos nos qualifiquem como empresas full service supply.

Edmar Bull

Semana de expectativas

No ano de 2004 comemorávamos uma década de fundação do Fórum Brasileiro de Agências de Viagens Especializadas em Contas Comerciais – o FAVECC. Desde então, o setor pode ter acesso a dados confiáveis sobre a movimentação do mercado de viagens corporativas, que incluem informações sobre a oferta e a demanda nacional e internacional.

A pesquisa evoluiu em sua série histórica com a fundação da Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas – Abracorp, em 11 de março de 2010. Além dos resultados semestrais e anuais, a partir de 2012 passamos a produzir e divulgar análises estatísticas trimestrais.

Agora, transcorrida mais uma década, as expectativas recaem sobre o desempenho setorial do terceiro trimestre de 2014, que será conhecido no próximo dia 30 de outubro. Ou seja: quando já saberemos os resultados do segundo turno da eleição presidencial. A conjunção desses fatos aumenta ainda mais as expectativas dos fornecedores e dos clientes com relação à avaliação de desempenho setorial.

Os dados da Abracorp, que servem de referência e parâmetro para orientar inúmeras decisões mercadológicas, influenciando definições estratégicas e táticas comerciais, serão divulgados logo após ser revelado quem vai assumir a presidência da República no Brasil: Aécio ou Dilma.

Isso faz diferença.

Edmar Bull

Parabéns MTur

No final da semana passada, a convite do Ministério do Turismo, a Abracorp participou de uma oficina em Brasília, na qual outras entidades setoriais também estiveram presentes.

Na pauta: A adoção de medidas voltadas ao Programa de Qualificação para Desenvolvimento do Turismo, que compreende um conjunto de ações relativas à qualificação dos diversos tipos de profissionais que integram a cadeia produtiva do setor.

A primeira delas, dialogar, sinaliza o rumo certo para o nosso país conquistar efetivo sucesso e superar os desafios do desenvolvimento sustentável do setor.

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Estudo realizado pela Universidade Federal de Brasília (UnB) e apresentado no encontro indica a direção abraçada por outros países, constituindo parâmetros de análise para a mensuração e a avaliação de resultados em longo prazo.

Capacitação, atualização e valorização profissional constituem prioridades, sob a ótica de uma Política de Estado duradoura e abrangente alicerçada na condução planejada, que precisam e devem condizer com as reais necessidades. Ou seja: que resulte na melhoria da infraestrutura; promova a inclusão tecnológica e, de fato, alcance níveis gerenciais e lideranças empresariais.

Em uma palavra reconhecemos os méritos da iniciativa: Parabéns!

Acompanhe as ações de aproximação com MTur:
Sala VIP Abracorp
Sala de Imprensa
Edmar Bull