Corporativo mais verde

Durante a 42ª ABAV – Expo Internacional de Turismo, a Abracorp assinou acordo de cooperação com a ABIH Nacional, visando estimular 4.100 hotéis filiados a utilizar o B2B Reservas, solução integrada de reservas e faturamento do segmento hoteleiro, como o seu principal canal de distribuição online junto às agências de viagens corporativas.

 

42ª ABAV - EXPO INTERNACIONAL DE TURISMO

Na oportunidade, Enrico Fermi Torquato, presidente da ABIH Nacional, Marcos Fernando Gay, diretor-presidente da B2B Reservas, e eu, em nome da Abracorp, formalizamos a parceria, que resultará em ganho de produtividade, aumento da eficiência operacional, redução de riscos e custos para todos os envolvidos no processo: hotéis, agências e corporações atendidas.

Interessante registrar também que, o método tradicional utilizado para ser feita a reserva de uma única diária requer, ao longo do processo, cerca de sete folhas de papel (formato A4 de 75g).

Considerando que mais de 60% das transações hoteleiras da Abracorp envolvem reservas de diárias em hotéis independentes, a adoção do B2B Reservas, calculada sobre o total de 9.377.641 room nights gerados pelas agências de viagens associadas em 2013, permite economizar 65.643.487 folhas de papel, o equivalente a mais de 300 mil toneladas de papel.

Edmar Bull

Feirão ABAV

A iniciativa inédita de abrir os portões do Pavilhão do Anhembi para o público consumidor final, de maneira semelhante ao que é feito por algumas das principais feiras internacionais do setor, foi alvo de algumas críticas. Ao analisarmos as resistências em relação à inovação, verificamos que o motivo alegado pela maioria é justo. Ou seja: não faz sentido a ABAV, enquanto entidade representativa das agências de viagens, estimular venda direta. Concordo plenamente.

Porém, o modelo de comercialização proposto para o Feirão ABAV teve como objetivo promover exatamente o contrário, na medida em que recomendou aos expositores que convidassem agências de viagens associadas ABAV para prestarem atendimento presencial e personalizado aos visitantes em seus respectivos estandes. Ou seja: a entidade propôs que os expositores valorizassem as agências de viagens como canal de distribuição, estimulando cada vez mais os consumidores a reconhecerem aos serviços das associadas ABAV como provedoras da melhor relação preço-qualidade, capazes de compreender as necessidades e as expectativas de cada viajante e ofertar opções de viagens sob medida.

Contudo, nada é imutável e as considerações, as críticas e as sugestões feitas em relação à iniciativa, certamente, deverão ser atentamente analisadas pela ABAV Nacional como contribuições importantes ao aprimoramento do evento como um todo.

Edmar Bull

Capacitação, treinamento e tecnologia

Vila do Saber

A demanda pelo conhecimento e a experiência do agente de viagens cresce de importância em proporção superior à venda direta de passagens aéreas; diárias em hotéis, resorts, pousadas, entre outros meios de hospedagem; cruzeiros marítimos; locação de automóveis; cartões de assistência ao viajante e até pacotes turísticos, ainda que a propaganda procure convencer alguns consumidores desavisados do contrário.

No mercado de viagens corporativas não há espaço para a negação do fato. Aliás, a qualificada audiência que lotou a Sala LATAM/Abracorp na Vila do Saber, durante a 42ª ABAV Expo, não deixa nenhuma margem à dúvida: capacitação, treinamento e tecnologia constituem trinômio de fundamental importância para o desempenho setorial, pautado na consultoria das TMCs.

GDSs, sistemas integradores, de business intelligence, serviços de backoffice, frontoffice, entre outras soluções direcionadas à melhoria constante na gestão de processos e no gerenciamento das políticas de viagens, que estiveram em exposição na Ilha Corporativa Abracorp apoiada pela GOL, ratificam esta tendência.

Aos incautos, descuidados, imprudentes, precipitados, levianos ou desprevenidos cabe aqui lembrar a sabedoria contida na frase de um autor desconhecido: “Apagar a estrela dos outros não faz a sua brilhar mais”.

Edmar Bull