Feirão ABAV

A iniciativa inédita de abrir os portões do Pavilhão do Anhembi para o público consumidor final, de maneira semelhante ao que é feito por algumas das principais feiras internacionais do setor, foi alvo de algumas críticas. Ao analisarmos as resistências em relação à inovação, verificamos que o motivo alegado pela maioria é justo. Ou seja: não faz sentido a ABAV, enquanto entidade representativa das agências de viagens, estimular venda direta. Concordo plenamente.

Porém, o modelo de comercialização proposto para o Feirão ABAV teve como objetivo promover exatamente o contrário, na medida em que recomendou aos expositores que convidassem agências de viagens associadas ABAV para prestarem atendimento presencial e personalizado aos visitantes em seus respectivos estandes. Ou seja: a entidade propôs que os expositores valorizassem as agências de viagens como canal de distribuição, estimulando cada vez mais os consumidores a reconhecerem aos serviços das associadas ABAV como provedoras da melhor relação preço-qualidade, capazes de compreender as necessidades e as expectativas de cada viajante e ofertar opções de viagens sob medida.

Contudo, nada é imutável e as considerações, as críticas e as sugestões feitas em relação à iniciativa, certamente, deverão ser atentamente analisadas pela ABAV Nacional como contribuições importantes ao aprimoramento do evento como um todo.

Edmar Bull

Capacitação, treinamento e tecnologia

Vila do Saber

A demanda pelo conhecimento e a experiência do agente de viagens cresce de importância em proporção superior à venda direta de passagens aéreas; diárias em hotéis, resorts, pousadas, entre outros meios de hospedagem; cruzeiros marítimos; locação de automóveis; cartões de assistência ao viajante e até pacotes turísticos, ainda que a propaganda procure convencer alguns consumidores desavisados do contrário.

No mercado de viagens corporativas não há espaço para a negação do fato. Aliás, a qualificada audiência que lotou a Sala LATAM/Abracorp na Vila do Saber, durante a 42ª ABAV Expo, não deixa nenhuma margem à dúvida: capacitação, treinamento e tecnologia constituem trinômio de fundamental importância para o desempenho setorial, pautado na consultoria das TMCs.

GDSs, sistemas integradores, de business intelligence, serviços de backoffice, frontoffice, entre outras soluções direcionadas à melhoria constante na gestão de processos e no gerenciamento das políticas de viagens, que estiveram em exposição na Ilha Corporativa Abracorp apoiada pela GOL, ratificam esta tendência.

Aos incautos, descuidados, imprudentes, precipitados, levianos ou desprevenidos cabe aqui lembrar a sabedoria contida na frase de um autor desconhecido: “Apagar a estrela dos outros não faz a sua brilhar mais”.

Edmar Bull
 

Motivos de sobra para comemorar

O sucesso alcançado pela Associação Brasileira de Viagens Corporativas – Abracorp durante a 42ª ABAV – Expo Internacional, em São Paulo, superou todas as nossas expectativas.
Além do destacado apoio da Gol Linhas Aéreas, contamos com as 27 empresas expositoras que apresentaram produtos e serviços de elevada qualidade, compondo a excelência do ambiente de negócios da Ilha Corporativa.
Do mesmo modo, a Sala LATAM/Abracorp, na Vila do Saber, mobilizou a participação de quem faz as tendências do mercado de viagens corporativas, abordando temas de grande relevância, comprovada pela quantidade e a qualidade da audiência presente aos 17 painéis realizados.
Dados parciais da 42ª ABAV Expo atestaram um recorde alcançado pelo maior Programa de hosted buyers do setor de viagens e turismo do Brasil e, provavelmente, do Continente. Refiro-me à presença dos 1.245 compradores corporativos nos dias 24, 25 e até às 12 horas do dia 26 de setembro.
Importante também destacar a participação dos destinos turísticos nacionais que ocuparam as 12 primeiras posições no ranking da ICCA em 2013, expondo aos visitantes da Ilha Corporativa informações atualizadas sobre os seus diferenciais competitivos voltados ao segmento MICE.
Abracorp
Com a presença do ministro do turismo do Brasil, Vinícius Lages, na reunião das 31 agências de viagens associadas à Abracorp, que realizamos durante a 42ª ABAV Expo em sala reservada, mais do que aproximação com o poder público, o saldo positivo do encontro credita expectativas de uma possível atuação conjunta em ações voltadas ao desenvolvimento setorial.
Edmar Bull