Saldo positivo

Diante de todas as dificuldades enfrentadas pela indústria de viagens e turismo como um todo durante o período da Copa do Mundo, as agências de viagens associadas à Abracorp registraram, no primeiro semestre, crescimento de 5,5% na movimentação de negócios realizados no setor, se comparado ao verificado em igual período do ano passado.

A pesquisa de vendas da entidade, já consolidada como fonte de referência para o acompanhamento das tendências do mercado de viagens corporativas no Brasil, oferece recortes de análise que permitem a avaliação do desempenho dos principais players que compõem a cadeia produtiva do setor. Dentre os dados apresentados na pesquisa, destacam-se:

– a TAM liderou o market share da entidade nas vendas para o setor aéreo doméstico; 

– a categoria “demais companhias aéreas” ficou em primeiro lugar no ranking das empresas que mais efetuaram vendas para o setor aéreo internacional; 

– o setor de hotelaria nacional registrou incremento de 13,1% em room nights e acumulado de R$ 4,9 milhões; 

– o market share referente às vendas foi liderado pelos hotéis independentes (38,5%), bem à frente de “outras redes” (23,4%), na segunda posição; 

– os primeiros seis meses do ano renderam ao setor hoteleiro internacional incremento de 22,2% em número de diárias e de 18,5% em vendas; 

– o setor de locação de automóveis nacional obteve um desempenho positivo no semestre – as diárias cresceram 19%. Destaque para a Movida, que alcançou incremento de 97,7% a partir da venda de 31.987 diárias; 

– destaque para o segmento de eventos corporativos, que movimentou mais de R$ 272 milhões; 

– 37% dos pagamentos no setor aéreo são efetuados via American Express; 

– o pagamento faturado detém a liderança no terrestre, com 59% de mercado. 

Os dados estarão disponíveis na íntegra e ilustrados graficamente no site da entidade a partir do dia 11 de agosto.

Edmar Bull

Venda direta é fria

O que diferencia os canais de venda em nosso setor, quando comparamos e avaliamos com a devida atenção o que oferecem os portais das companhias aéreas, das OTAs e as agências de viagens?

Responder essa questão é mais fácil quando a pergunta é formulada a quem mais conhece o mercado de viagens e turismo: o agente de viagens.

Pode então parecer uma resposta tendenciosa, mas é fato também que até os viajantes mais experimentados concordam: entre essas opções, somente uma é capaz de proporcionar às pessoas físicas e jurídicas o que as demais deixam a desejar. Ou seja, a melhor relação custo-benefício.

As empresas aéreas insistem em lançar tarifas promocionais, teoricamente as de menor custo, com exclusividade em seus portais. Resultado: consumidores desavisados, que optam pela compra direta, diante das várias classes tarifárias e condições comerciais que impõem diferentes regras, arcam com os prejuízos.

Para dirimirem as suas dúvidas em relação à multiplicidade de tarifas e rotas; horários dos voos, com ou sem escala; quais são as características das aeronaves, que podem influir na satisfação do viajante; como melhor aproveitar os programas de milhagem; enfim, para comprar com segurança, recorrem à consultoria de uma agência de viagens e pagam pelo serviço.

A pergunta que não quer calar e para a qual não encontramos uma resposta de bom senso é a seguinte: Afinal, porque as companhias aéreas preferem manter em seus portais tarifas teoricamente mais baratas, gerando com elas inúmeras e crescentes insatisfações aos nossos clientes e, ainda, elas preferem gastar e muito mais com SACs que não funcionam?

Quando cada um exerce seu papel com competência, a produtividade aumenta e todos ganham. Será que o pulo do gato das companhias aéreas é confundir o mercado para poder faturar com a cobrança de multas, como com as elevadas multas que cobram para remarcação, por exemplo?

Mesmo assim, não compensaria acumular os índices absurdos de reclamações que são feitos contra as companhias aéreas em diferentes órgãos de defesa do consumidor, em vários sites especializados, na imprensa em geral, nas redes sociais e, também, com maior frequência, em blogs como o nosso.

Edmar Bull

TAM e Abracorp

Dando continuidade à parceria de sucesso firmada em 2013, a Abracorp e a TAM estarão juntas novamente durante a 42ª ABAV – Expo Internacional de Turismo. Durante os cinco dias de evento, agentes de viagens de todo o país terão a oportunidade de participar de palestras com conteúdo exclusivo sobre o setor de viagens corporativas.
A sala LATAM/Abracorp, com capacidade para atender até 100 participantes, será palco para a realização de 20 palestras, cujos temas serão norteados por três pilares: profissionalismo, mobilidade e sustentabilidade. Estarão em pauta assuntos de extrema relevância para o nosso dia a dia, tais como a evolução tecnológica, as alterações nos processos de distribuição hoteleira, gestão de preço e de riscos e o impacto na comunicação das marcas a partir das mudanças no perfil do público.
Claudia Sender
No ano passado, a palestra ministrada por Claudia Sender, presidente da TAM, reuniu um expressivo número de participantes e selou a parceria firmada com a Abracorp.
A expectativa é de que um hotsite seja criado para facilitar as inscrições dos interessados em assistir ao painel, cujo link será disponibilizado no site da companhia aérea e da entidade.
O credenciamento para os agentes de viagens não associados que quiserem prestigiar a 42ª ABAV Expo é gratuito até o próximo dia 31 de julho e pode ser efetuado por meio do portal oficial do evento.
Edmar Bull