Diante de todas as dificuldades enfrentadas pela indústria de viagens e turismo como um todo durante o período da Copa do Mundo, as agências de viagens associadas à Abracorp registraram, no primeiro semestre, crescimento de 5,5% na movimentação de negócios realizados no setor, se comparado ao verificado em igual período do ano passado.
A pesquisa de vendas da entidade, já consolidada como fonte de referência para o acompanhamento das tendências do mercado de viagens corporativas no Brasil, oferece recortes de análise que permitem a avaliação do desempenho dos principais players que compõem a cadeia produtiva do setor. Dentre os dados apresentados na pesquisa, destacam-se:
– a TAM liderou o market share da entidade nas vendas para o setor aéreo doméstico;
– a categoria “demais companhias aéreas” ficou em primeiro lugar no ranking das empresas que mais efetuaram vendas para o setor aéreo internacional;
– o setor de hotelaria nacional registrou incremento de 13,1% em room nights e acumulado de R$ 4,9 milhões;
– o market share referente às vendas foi liderado pelos hotéis independentes (38,5%), bem à frente de “outras redes” (23,4%), na segunda posição;
– os primeiros seis meses do ano renderam ao setor hoteleiro internacional incremento de 22,2% em número de diárias e de 18,5% em vendas;
– o setor de locação de automóveis nacional obteve um desempenho positivo no semestre – as diárias cresceram 19%. Destaque para a Movida, que alcançou incremento de 97,7% a partir da venda de 31.987 diárias;
– destaque para o segmento de eventos corporativos, que movimentou mais de R$ 272 milhões;
– 37% dos pagamentos no setor aéreo são efetuados via American Express;
– o pagamento faturado detém a liderança no terrestre, com 59% de mercado.
Os dados estarão disponíveis na íntegra e ilustrados graficamente no site da entidade a partir do dia 11 de agosto.
Edmar Bull