Eventos em foco

Entre os dias 2 e 4 de setembro, diretores e gestores que atuam no departamento de Eventos das agências de viagens corporativas associadas à Abracorp poderão prestigiar, em Miami, a La Cita de Las Américas, feira dedicada à promoção do turismo norte-americano para a América Latina e na qual estarão presentes os principais provedores de serviços do segmento de eventos – inclusive já estão agendados alguns encontros comerciais durante a feira.
O objetivo da viagem é, justamente, construir o cenário ideal para que os associados interajam com alguns dos maiores fornecedores internacionais e, de quebra, tenham acesso às novidades e tendências do segmento em âmbito mundial. A ação também visa ressaltar o Brasil como destino de negócios, reiterando o potencial do país no que concerne à realização de eventos dos mais variados portes.
Além da CH Travel, a iniciativa conta com o apoio integral da Gol – Linhas Aéreas Inteligentes, empresa parceira há vários anos da entidade e a qual renovou, pelo terceiro ano consecutivo, o patrocínio da Ilha Corporativa Abracorp, espaço da 42ª ABAV – Expo Internacional de Turismo cuja finalidade é incentivar a consolidação de negócios por meio da aproximação dos clientes das agências de viagens associadas da mais completa vitrine de fornecedores da cadeia produtiva do setor.
Vale lembrar que, apenas no primeiro semestre deste ano, o segmento de eventos corporativos respondeu por mais de R$ 272 milhões da movimentação do setor, o que representa incremento de 30,6% se comparado com o verificado no mesmo período do ano passado. Esta realidade demonstra o quanto a cadeia produtiva como um todo tende a ganhar se os esforços se voltarem para este segmento e se todas as partes envolvidas investirem em networking e atualização profissional eficiente.
Edmar Bull

Espaço nobre

A Ilha Corporativa Abracorp, espaço de destaque da 42ª ABAV – Expo Internacional de Turismo, não apenas representa o enorme potencial do mercado de viagens corporativas, como, também, se mantém como um dos principais diferenciais do evento, reconhecido já há muito tempo como a principal feira internacional de negócios do setor no Hemisfério Sul.
image002
Com o patrocínio da GOL – Linhas Aéreas, o objetivo também permanece o mesmo: atender à crescente demanda do setor de viagens de negócios, eventos e incentivos, favorecendo a troca de experiências com gestores de viagens de empresas dos mais diversos segmentos. A pouco mais de um mês e meio do início do evento, já temos confirmada a presença de importantes empresas expositoras – destaque para as fornecedoras de soluções tecnológicas, cujos serviços muito contribuem para o aprimoramento dos serviços prestados pelos agentes de viagens.
Durante a feira, a meta é reunir mais de 800 hosted buyers (compradores convidados), o que representa crescimento expressivo se comparado ao número de executivos que participaram no ano passado.
Além disso, a Abracorp aposta na presença de ainda mais empresários para esta edição, sobretudo devido à iniciativa da ABAV-SP em firmar uma parceria com a Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH), visando atrair os mais de 13.500 associados à entidade para o evento e incrementar a concretização de negócios. Em outras palavras: visando aproximar a oferta da demanda.
A ação contou com a anuência da ABAV Nacional e também resultará no incentivo aos associados destas entidades a participar do 40º Congresso Nacional sobre Gestão de Pessoas (CONARH ABRH), que será realizado em São Paulo, entre 18 e 21 de agosto.
Ao lado de um público profissional superior a 40 mil pessoas, a Ilha Corporativa Abracorp pretende corroborar que, de fato, a união faz a força e que o espaço, de 300 m², exerce um papel muito nobre: demonstrar a força do agente de viagens enquanto canal de distribuição.
Edmar Bull

Saldo positivo

Diante de todas as dificuldades enfrentadas pela indústria de viagens e turismo como um todo durante o período da Copa do Mundo, as agências de viagens associadas à Abracorp registraram, no primeiro semestre, crescimento de 5,5% na movimentação de negócios realizados no setor, se comparado ao verificado em igual período do ano passado.

A pesquisa de vendas da entidade, já consolidada como fonte de referência para o acompanhamento das tendências do mercado de viagens corporativas no Brasil, oferece recortes de análise que permitem a avaliação do desempenho dos principais players que compõem a cadeia produtiva do setor. Dentre os dados apresentados na pesquisa, destacam-se:

– a TAM liderou o market share da entidade nas vendas para o setor aéreo doméstico; 

– a categoria “demais companhias aéreas” ficou em primeiro lugar no ranking das empresas que mais efetuaram vendas para o setor aéreo internacional; 

– o setor de hotelaria nacional registrou incremento de 13,1% em room nights e acumulado de R$ 4,9 milhões; 

– o market share referente às vendas foi liderado pelos hotéis independentes (38,5%), bem à frente de “outras redes” (23,4%), na segunda posição; 

– os primeiros seis meses do ano renderam ao setor hoteleiro internacional incremento de 22,2% em número de diárias e de 18,5% em vendas; 

– o setor de locação de automóveis nacional obteve um desempenho positivo no semestre – as diárias cresceram 19%. Destaque para a Movida, que alcançou incremento de 97,7% a partir da venda de 31.987 diárias; 

– destaque para o segmento de eventos corporativos, que movimentou mais de R$ 272 milhões; 

– 37% dos pagamentos no setor aéreo são efetuados via American Express; 

– o pagamento faturado detém a liderança no terrestre, com 59% de mercado. 

Os dados estarão disponíveis na íntegra e ilustrados graficamente no site da entidade a partir do dia 11 de agosto.

Edmar Bull