Setembro vem aí

Ao longo dos últimos meses, desde 2013, quando fui convidado a compor o time de blogueiros do site Panrotas, tenho procurado postar mensagens relevantes, de maneira sucinta, objetiva, direta e pautada nos valores que norteiam a atuação da Abracorp.

Porém, por vezes, para tratar de alguns temas, a forma mais adequada de expressar o que nos parece merecer especial atenção sugere o uso de outra linguagem. Por exemplo, a elaboração de um artigo. É por isso que, nesta oportunidade, quero aqui solicitar a atenção de todos para o texto “Setembro vem aí!”, que será publicado na próxima edição semanal, de 9 a 15 de julho, do Jornal PANROTAS.

Conhecimento, informação, desenvolvimento e pessoas são palavras-chave de uma sábia frase de Peter Druker, considerado o pai da administração moderna, e as quais inspiram o artigo.

Conto com a sua audiência e os seus comentários. Lembrete: no site www.panrotas.com.br você consegue acessar a versão digital do JP impresso a partir da próxima sexta-feira, 04/07/2014.

Desde já, agradeço o seu feedback.
Edmar Bull

Ilha Corporativa

Os depoimentos de empreendedores que alcançam admirável sucesso revelam algumas virtudes indispensáveis para a realização de bons negócios. Iniciativa, agir com rapidez, saber ouvir e compreender as necessidades e as expectativas dos clientes, além de ter paixão pelo que faz, são características dos vencedores — de quem possui mais ousadia para inovar do que temor pelo fracasso.

Inspirados nesses ensinamentos, decidimos ativar a demanda por viagens corporativas no segmento Meeting Incentives, Congresses & Exhibitions (MICE) e lançamos, em 2012, na exposição ABAV, a Ilha Corporativa. Lá reunimos a presença de 500 gestores de viagens e quem apostou na iniciativa obteve conosco um significativo incremento na promoção de seus negócios.

Com o sucesso verificado, em 2013 o conceito da Ilha Corporativa foi ampliado, atraindo a presença de 800 hosted buyers. Mantivemos o visual atrativo, anexamos o espaço Buyers Club e proporcionamos mais conforto para os expositores e visitantes. Além disso, dobramos a capacidade da Sala Abracorp, novamente lotada, na Vila do Saber, com palestras enriquecedoras.

Nos próximos dias, de 24 a 28 de setembro, no Anhembi, em São Paulo, a Ilha Corporativa aumentará ainda mais a participação de compradores convidados. O novo layout do espaço especial da 42ª ABAV Expo Internacional de Turismo incluirá salas de apoio, lounges, sala VIP e várias estações individuais para expositores que fornecem soluções tecnológicas e contribuem com o aprimoramento dos serviços prestados por agências de viagens — aquelas que já atendem ou que pretendem atender corporações privadas e públicas.

Participe!
Edmar Bull 

Hotelaria e Copa

A evolução da oferta hoteleira em nosso país, considerando a soma dos empreendimentos de redes e dos hotéis independentes, a partir do ano de 2007, quando o Brasil foi escolhido como pais-sede da Copa do Mundo, revela a realização de investimentos crescentes. Em oito anos, de 2009 a 2016, a oferta projetada revela incremento de 6%, concentrando nada menos do que R$ 12,2 bilhões no período de 2013 a 2016.

Assim, em breve a quantidade de UHs registrará o aumento de 21%. Ou seja: bem mais do que a expectativa de crescimento do PIB, considerando as previsões oficiais do Banco Central. De 2012 a 2013, o valor da diária média nas redes associadas ao FOHB subiu 6,1%, refletindo a inflação de 5,91%, mas ficando abaixo da inflação observada no setor de serviços, de 8,75%, de acordo com os indicadores apontados pelo IBGE.

Agora, em plena Copa do Mundo, com pressão inflacionária e da FIFA, não faltam opções e já sobra disponibilidade hoteleira qualificada para atender o mercado de viagens corporativas a preços justos. Em outras palavras, um cenário de oportunidade para que agências de viagens exerçam o seu indispensável papel de consultoria, orientando, motivando e incentivando a demanda.

As perspectivas da oferta hoteleira para os próximos anos, tendo em vista os índices de aumento na quantidade de UHs, merecem, desde já, atenção redobrada. Mas isso é assunto para futuros posts. Agora nos cabe torcer. Torcer para que a mega-exposição internacional que a Copa provoca venha a contribuir com a geração de novos e bons negócios para todos.

Edmar Bull