Regras são regras e servem para ordenar procedimentos. São normas estabelecidas por quem impõe um padrão geral.
Tais definições, entretanto, não parecem constar do dicionário das companhias aéreas, que no dia a dia criam e recriam regras por vontade própria, de maneira isolada e descolada dos bons princípios de gestão. Sem prévio aviso, as agências de viagens são bombardeadas com inexplicáveis mudanças e penalidades.
Inexplicáveis até mesmo para os profissionais que trabalham nas empresas aéreas e admitem, sem cerimônia, que precisam de mais tempo para entender as mudanças e poderem então tentar esclarecer as dúvidas que são cotidianamente apresentadas.
Em tempo real, além de alterar as regras tarifárias e variar os critérios para a imposição de multas e ADMs, as companhias aéreas também repentinamente anunciam normas para a reemissão das passagens, sem medir todas as consequências práticas.
Um bilhete origem/destino/origem, quando requer que o agente de viagens providencie uma adequação para melhor atender o cliente, simplesmente não pode ser reemitido no ambiente dos sistemas integradores. Somos obrigados a deixar sistemas amigáveis para recorrer a atalhos custosos, perdendo agilidade e transparência.
A Abracorp está, como sempre, preparada para dialogar, disposta a reduzir as penalizações e aumentar a produtividade do setor em benefício da indústria de viagens como um todo.
Edmar Bull
Reflexão institucional
Ao longo destes quase quatro anos de atuação, a Abracorp se consolidou não apenas como representante das principais agências de viagens corporativas do país, como, também, conquistou a condição de referência setorial.
Hoje, ao responder por 34% da indústria de viagens corporativas, mais do que nunca incentiva, junto às suas 32 agências de viagens associadas, a adoção das melhores práticas de operação e relacionamento com os clientes e demais integrantes da cadeia produtiva.
Fundada a partir da fusão entre o Fórum de Agências de Viagens Especializadas em Contas Comerciais (Favecc) e do TMC, a Abracorp se transformou em uma entidade forte, cuja característica predominante é justamente a força resultante da união entre suas associadas.
Desde 2010, a Abracorp é ancorada em sete pilares, os quais norteiam toda e qualquer iniciativa desenvolvida pela associação. São eles: ética, responsabilidade, comprometimento, transparência, inovação, serviço e qualidade.
Embora o setor esteja em constante evolução, vale ressaltar que, independente do cenário e de quanto tempo passe, nossa missão vai se manter a mesma: promover o desenvolvimento do setor de viagens corporativas e, consequentemente, contribuir para a valorização e fortalecimento da classe dos agentes de viagens.
Edmar Bull
American Airlines
Em meados de 2009 (junho), a American Airlines oferecia um total de 62 voos semanais para os Estados Unidos, saindo de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Recife e Salvador. Entre os destinos americanos que recebiam voos diretos do Brasil estavam Nova York, Miami e Dallas.
A mesma empresa aérea chega ao ano de 2014 com a oferta de 17 voos diários entre os EUA e nove cidades brasileiras; trazendo para o mercado novo nível de conforto, conectividade, conveniência e bons motivos para comemorar.
Em fevereiro do ano passado, José Roberto Trinca, o diretor de vendas da American Airlines no Brasil, reconhecendo a força de vendas e a importância da Abracorp como referência setorial, procurou pela entidade.
Desde então, a empresa aérea investiu na aproximação com cada uma das 32 agências Abracorp e com elas incrementou o relacionamento comercial.
Resultado: AA que ampliou 13% a sua oferta e cresceu em 17% o número dos passageiros transportados, registrou também em 2013 extraordinários 30% de aumento em sua participação na somatória das vendas realizadas por agências de viagens associadas.
“A Abracorp é superimportante pra gente”, reconhece o executivo que está contratado pela empresa aérea há mais de 20 anos.
As estatísticas Abracorp, recém-divulgadas e que obtiveram destacada atenção da mídia do trade e da grande imprensa revelam que em 2013 foram vendidos 169.957 TKTs da AA. Um salto em relação ao ano anterior, quando a Cia. havia contabilizado a venda de 133.492 TKTs.
Mais uma vez, os números atestam que o diálogo e o entendimento compõem a melhor rota para o sucesso.
Edmar Bull