Reflexão institucional

Ao longo destes quase quatro anos de atuação, a Abracorp se consolidou não apenas como representante das principais agências de viagens corporativas do país, como, também, conquistou a condição de referência setorial.

Hoje, ao responder por 34% da indústria de viagens corporativas, mais do que nunca incentiva, junto às suas 32 agências de viagens associadas, a adoção das melhores práticas de operação e relacionamento com os clientes e demais integrantes da cadeia produtiva.

Fundada a partir da fusão entre o Fórum de Agências de Viagens Especializadas em Contas Comerciais (Favecc) e do TMC, a Abracorp se transformou em uma entidade forte, cuja característica predominante é justamente a força resultante da união entre suas associadas.

Desde 2010, a Abracorp é ancorada em sete pilares, os quais norteiam toda e qualquer iniciativa desenvolvida pela associação. São eles: ética, responsabilidade, comprometimento, transparência, inovação, serviço e qualidade.

Embora o setor esteja em constante evolução, vale ressaltar que, independente do cenário e de quanto tempo passe, nossa missão vai se manter a mesma: promover o desenvolvimento do setor de viagens corporativas e, consequentemente, contribuir para a valorização e fortalecimento da classe dos agentes de viagens.   

Edmar Bull

American Airlines

Em meados de 2009 (junho), a American Airlines oferecia um total de 62 voos semanais para os Estados Unidos, saindo de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Recife e Salvador. Entre os destinos americanos que recebiam voos diretos do Brasil estavam Nova York, Miami e Dallas.
A mesma empresa aérea chega ao ano de 2014 com a oferta de 17 voos diários entre os EUA e nove cidades brasileiras; trazendo para o mercado novo nível de conforto, conectividade, conveniência e bons motivos para comemorar.
Em fevereiro do ano passado, José Roberto Trinca, o diretor de vendas da American Airlines no Brasil, reconhecendo a força de vendas e a importância da Abracorp como referência setorial, procurou pela entidade.
Desde então, a empresa aérea investiu na aproximação com cada uma das 32 agências Abracorp e com elas incrementou o relacionamento comercial.
Resultado: AA que ampliou 13% a sua oferta e cresceu em 17% o número dos passageiros transportados, registrou também em 2013 extraordinários 30% de aumento em sua participação na somatória das vendas realizadas por agências de viagens associadas.
“A Abracorp é superimportante pra gente”, reconhece o executivo que está contratado pela empresa aérea há mais de 20 anos.
As estatísticas Abracorp, recém-divulgadas e que obtiveram destacada atenção da mídia do trade e da grande imprensa revelam que em 2013 foram vendidos 169.957 TKTs da AA. Um salto em relação ao ano anterior, quando a Cia. havia contabilizado a venda de 133.492 TKTs.
Mais uma vez, os números atestam que o diálogo e o entendimento compõem a melhor rota para o sucesso.
Edmar Bull

O exemplo de Kakinoff

O mercado de viagens corporativas requer companhias que saibam ouvir e dar o devido atendimento aos seus clientes – o que, necessariamente, significa saber reconhecer a crescente importância dos serviços prestados pelas agências de viagens corporativas, também chamadas de TMCs na sigla em inglês.

Porém, não basta à companhia concordar com isso e discursar sobre o tema enfatizando aquilo que nós já estamos acostumados a ouvir, como, por exemplo, “as agências de viagens são nossas parcerias”, mas agir diferente na prática.

Quando uma companhia mantém a coerência, sabe ouvir, dialogar e atuar com base no bom-senso, pautada no princípio que considera como melhor negócio aquele que satisfaz as partes envolvidas, ela, então, é fortalecida e contribui efetivamente com o desenvolvimento setorial.

Quando nos reunimos, em setembro de 2012, Paulo Sergio Kakinoff iniciava sua gestão como o presidente da Gol – Linhas Aéreas Inteligentes. Recordo que ele mais ouviu do que falou. Foi então que entreguei a ele, em mãos, uma relação de itens que mereciam e continuarão a merecer sempre especial atenção. Entre eles, a pontualidade dos voos; a simpatia e a agilidade no check-in; a segurança; a tecnologia; o conforto, entre outros atributos que são essenciais à qualidade da oferta aérea.

Kakinoff garantiu que olharia mais de perto o mercado de viagens corporativas e prometeu adotar providências. Adotou e fez mais! Na semana passada, ele surpreendeu a audiência do Lacte 9, formada por representantes de clientes,  agências de viagens corporativas e fornecedores, com a exibição do vídeo da companhia aérea, também disponível no Youtube e em outras redes sociais com o título “Campanha ABRACORP e Gol”.

Compartilhe!
http://www.youtube.com/watch?v=u6G6y4xMuqU

A Abracorp está, como sempre, disponível para conversar com objetividade de propósito junto a todos aqueles que buscam a excelência de qualidade no atendimento ao mercado de viagens corporativas.

Edmar Bull