Coletiva Abracorp

A criatividade aplicada ao negócio das agências de viagens exige tecnologia e gestão eficazes e compatíveis com os serviços prestados, que variam de acordo com o perfil dos clientes. Como, invariavelmente, os fornecedores das agências de viagens vislumbram meios alternativos para expandir resultados, nem sempre alinhados à rentabilidade demandada por seus investidores, a competitividade acirra inovações. Algumas inovações sobrevivem, mas muitas outras surgem como folhas nas matas, disputando um espaço ao Sol, sem obter êxito. O segredo do sucesso é ter agilidade corporativa, antecipar tendências e fazer as escolhas certas.

No próximo dia 30 de janeiro (quinta-feira) realizaremos uma coletiva de imprensa para apresentar dados consolidados das estatísticas Abracorp, que revelarão a participação das principais empresas que atuam nos segmentos mais relevantes e melhor mensuráveis do e para o mercado de viagens corporativas.

Diferenciando as viagens de negócios nacionais e internacionais, os dados Abracorp indicam a movimentação setorial das redes hoteleiras e hotéis independentes; companhias aéreas e locadoras de automóveis, permitindo identificar variações trimestralmente.

Após ampla divulgação à imprensa dos dados consolidados de 2013, todas essas informações estarão incluídas e disponíveis para consulta e análise no link “Estatísticas” do site www.abracorp.org.br. O portal também reúne os resultados anuais e semestrais das pesquisas de vendas desde 2010.

Edmar Bull

Parceria Abracorp

A Abracorp, enquanto referência em gestão de viagens corporativas, preza pela retidão e respeito pelas cláusulas contratuais que norteiam o relacionamento com seus diferentes fornecedores e clientes.

A partir de um grupo com reduzido número de integrantes – são apenas 32 agências de viagens associadas –, a entidade consegue avançar com mais facilidade na direção do aprimoramento de processos, cujos avanços e benefícios são estendidos ao mercado como um todo.

Um exemplo que evidencia esta realidade diz respeito ao lançamento do B2B Reservas, solução que está restrita ao uso das agências de viagens associadas pelos próximos cinco anos. Entretanto, por ter sido recebida com bons olhos pelos profissionais de todo o setor, a expectativa é de que este prazo seja reduzido e que a plataforma seja disponibilizada para todas as agências em um curto espaço de tempo.

Norteada por um modelo bem estruturado de Governança Corporativa, a entidade conta com quatro comitês – Comitê de Produtos e Novos Negócios, de Tecnologia e Inovação, de Desenvolvimento Humano e de Eventos –, cujo trabalho favorece o aprofundamento na análise de diversas questões de interesse setorial. Mãos à obra! 

Edmar Bull

Diferentes canais

Todos nós sabemos que existem diferentes tipos de canais: os de venda direta, mantidos pelas companhias aéreas, as OTAs e as agências de viagens. Embora cada um tenha características distintas, sobretudo devido ao perfil segmentado da demanda, todos têm um ponto em comum: o valor da tarifa.
Não é segredo algum afirmar que existem acordos que decorrem do volume de vendas. No entanto, vale ressaltar que, além de poder repassar este benefício ao cliente, este é um fator que incentiva a compra com a consultoria de um profissional qualificado. Afinal, por menor que seja a movimentação desta agência, certamente seu poder de negociação é superior ao de um único indivíduo.
Neste contexto, cresce a importância das agências de viagens, as quais, além de embasadas no know-how adquirido ao longo do tempo, agregam serviços e garantem atendimento personalizado, fator cada vez mais valorizado pelo consumidor (mesmo quando comparado ao preço aplicado). A maré está a nosso favor!
Edmar Bull