Reunião de encerramento

Representantes das 32 agências de viagens associadas à Abracorp estão em Orlando, ao lado da presidência e da diretoria executiva, em virtude da realização da Convenção Anual da entidade – a última reunião de 2013.

Em linhas gerais, o objetivo é aprimorar a gestão de viagens corporativas como um todo e estimular a reflexão sobre as principais iniciativas da Abracorp ao longo do ano, desenhando, com o apoio de todos os associados, os planos que serão colocados em prática em 2014.

Vale destacar a participação e o apoio incondicional de representantes da TAM Linhas Aéreas, Hilton Hotels & Resorts, CH Travel & MCA Transportation, Walt Disney World Resorts & Attractions e US Travel Association, que não estão medindo esforços para tornar a convenção inesquecível.

Como empresas parceiras e patrocinadoras do evento, além de apresentarem suas perspectivas para o próximo ano sob a ótica do mercado norte-americano, permitiram o desembarque em um destino que combina fantasia e realidade e, em meio a um universo de ternos e gravatas, apresentações em PowerPoint e análises setoriais, contribuíram para o encontro com quem – literalmente! – manda na região: o big boss Mickey Mouse.

Em pauta

O encontro tem ressaltado a importância da criação do B2B Reservas, o trabalho desenvolvido pelos Comitês e os focos de interesse da associação para 2014: capacitação, comunicação e desenvolvimento de novos projetos, buscando o aprimoramento do processo de gestão de viagens corporativas.

Com a participação ativa de representantes da TAM, a reunião também foi o cenário ideal para a despedida de Klaus Kuhnast, diretor de Vendas Indiretas da companhia aérea. Ao lado de Francisco Recabarren, vice-presidente da empresa, prestamos uma merecida homenagem a Kuhnast pelos 14 anos dedicados à aérea. Já é do conhecimento de todos que Igor Miranda o substituirá a partir de fevereiro do próximo ano.

O reconhecimento internacional que a Abracorp vem conquistando – justamente, vale dizer –, nos incentivou a homenagear Goiaci Alves Guimarães e Francisco Leme, tendo como base sua importante atuação no já longínquo Favecc, e a André Carvalhal, presidente, à época, do TMC.

A este humilde presidente também foi concedida uma homenagem, a qual, insisto, devo a vocês e à extrema confiança depositada em meu trabalho. Que a magia do destino nos acompanhe até o retorno ao Brasil e nos ajude a tornar realidade todos os nossos sonhos, sejam eles profissionais ou não.

Edmar Bull

 

Venda direta?

A adoção da política de vendas diretas ao cliente final é apontada como um dos fatores que explicam o baixo desempenho nas vendas da Accor (8,9%), líder no market share geral das vendas Abracorp no terceiro trimestre de 2013 e a rede com a maior oferta de UH´s no mercado brasileiro.

Pela primeira vez, a pesquisa também abrangeu a questão demanda x oferta e revelou as transações da Abracorp sobre o total de Unidades Hoteleiras (UH’s) disponibilizadas pelos meios de hospedagem. Com 22.569 UH’s ou room nights, o indicador apontou forte presença da entidade na rede Promenade, cujo volume de transações efetuadas foi de 19,9%. Windsor (19,5% – 52.698 UH’s), Intercity (16,7% – 39.222 UH’s) e Atlantica (16,6% – 198.221 UH’s) aparecem logo em seguida.

Durante o trimestre, no Brasil, a diária média praticada pelos empreendimentos hoteleiros diminuiu 5%, girando em torno de R$ 245. Entre julho e setembro, o segmento totalizou mais de R$ 662 milhões.

Com incremento de 12% no preço das diárias, cuja tarifa média foi de R$ 530, o segmento hoteleiro internacional reiterou a força dos hotéis independentes, que registraram participação de 49% nas vendas da Abracorp, bem à frente de “outras redes” (27,5%), Accor (11,5%) e brokers (4,9%).

Edmar Bull

Serviços agregados

Locação

Em âmbito brasileiro, o segmento de locação de automóveis movimentou quase R$ 48 milhões no último trimestre, conforme demonstra a pesquisa Abracorp. A Localiza se manteve como líder absoluta, respondendo por 56% das vendas no mercado corporativo. A Hertz (20%) aparece em segundo lugar, seguida por “outras” (11%), Unidas (7%), Movida (4%) e Avis (2%).

A diária média praticada no terceiro trimestre de 2013 caiu 10%, aproximando-se dos R$ 146.

Transfer

O segmento de transfers nacional também foi positivo neste período. Empresas como a Shift e a CEP, por exemplo, tiveram bom desempenho e estiveram envolvidas em 36% e 14%, respectivamente, nas vendas efetuadas pela Abracorp. O primeiro lugar ficou com “outros” (38%), enquanto a Masters ocupou a quarta posição (9%).

Mais serviços

Na categoria “serviços”, o setor de eventos novamente ganhou destaque, movimentando mais de R$ 122 milhões em nível nacional e internacional, à frente de “demais serviços” (R$ 53 milhões), lazer (R$ 35 milhões), assistência à viagem (R$ 3 milhões) e cruzeiros (R$ 2 milhões).

O exemplo dos ganhos resultantes de parcerias firmadas com as companhias aéreas recomenda às empresas que compõem a oferta de serviços agregados oportunidade de manterem e ampliarem parcerias com as agências de viagens que atuam no mercado de viagens corporativas.

Medidas simples, de reconhecimento e valorização das agências de viagens, podem ser adotadas em benefício não apenas das 32 associadas Abracorp.

Edmar Bull