Existem centenas de classes de tarifas à escolha de quem decide comprar uma passagem aérea do tipo ponto a ponto, sem escala. Cada companhia aérea utiliza um tipo de classificação tarifária, obrigando o comprador a degustar uma amarga sopa de letrinhas, que invade as telas dos micros, tablets, celulares e assemelhados.
Depois de chegar próximo de compreender a lógica do “yield management” e de mais alguns detalhes que compõem a complexa política tarifária das empresas da aviação comercial, campanhas promocionais surpreendem e desafiam o bom senso, com a oferta de preços irreais e de estoque desconhecido.
Diante desses fatos, que são atuais, é vergonhoso submeter o já sofrido cliente da aviação comercial a comprar uma passagem aérea dissociada do acesso à consultoria de uma agência de viagens de sua livre escolha.
A propaganda feita por empresas aéreas verdadeiramente interessadas em oferecer a melhor relação custo-benefício aos seus clientes deveria propagar um grito de alerta: prefira sempre a consultoria de agências de viagens associadas à ABAV, por exemplo. O vínculo das agências de viagens a entidades representativas do setor simboliza competência profissional recomendada para quem não teme a transparência.
Vale lembrar que todas as associadas Abracorp são também associadas à ABAV.