Grito de alerta

Existem centenas de classes de tarifas à escolha de quem decide comprar uma passagem aérea do tipo ponto a ponto, sem escala. Cada companhia aérea utiliza um tipo de classificação tarifária, obrigando o comprador a degustar uma amarga sopa de letrinhas, que invade as telas dos micros, tablets, celulares e assemelhados.

Depois de chegar próximo de compreender a lógica do “yield management” e de mais alguns detalhes que compõem a complexa política tarifária das empresas da aviação comercial, campanhas promocionais surpreendem e desafiam o bom senso, com a oferta de preços irreais e de estoque desconhecido.

Diante desses fatos, que são atuais, é vergonhoso submeter o já sofrido cliente da aviação comercial a comprar uma passagem aérea dissociada do acesso à consultoria de uma agência de viagens de sua livre escolha.

A propaganda feita por empresas aéreas verdadeiramente interessadas em oferecer a melhor relação custo-benefício aos seus clientes deveria propagar um grito de alerta: prefira sempre a consultoria de agências de viagens associadas à ABAV, por exemplo. O vínculo das agências de viagens a entidades representativas do setor simboliza competência profissional recomendada para quem não teme a transparência.

Vale lembrar que todas as associadas Abracorp são também associadas à ABAV. 

Livre escolha

Nosso setor é o único em que o menor preço do produto é praticado pelo fabricante ao invés de ser praticado pelo distribuidor.

As montadoras de automóveis, por exemplo, quando fazem promoções, em situações de queima de estoque, também garantem a entrega do automóvel vinculada com a assistência de uma concessionária. O fabricante assim fortalece a rede de distribuição, que agrega valor à cadeia produtiva setorial, em benefício do consumidor.

Esse mesmo modelo regula a venda e a locação dos imóveis. Compra ou aluguel de imóvel, residencial e comercial, compõe sempre o mesmo bem. Ou seja: atendimento e assistência qualificados.

Não há hipótese de um consultor imobiliário ficar sem receber legítima remuneração, que é paga parte pelo proprietário do imóvel, parte pelo comprador ou inquilino.

Cabe ao consultor imobiliário, concessionário de automóveis ou agências multimarcas, também no setor de viagens e turismo, orientar quais são os melhores procedimentos a serem seguidos, em cada uma das etapas que regem a realização dos melhores negócios, personalizados para satisfazer clientes, agências e fornecedores.

Para comprar uma simples passagem aérea, o consumidor escolhe ser atendido pela agência de viagens da sua preferência e confiança. 

Transparência dos fornecedores

Nos últimos dias a Air France e a Alitalia lançaram promoção de venda online, com desconto de 10% e 20% respectivamente.
Encaminhamos ofício às duas empresas aéreas e questionamos a falta de isonomia entre os canais de venda, online e off-line.
Em resposta, ambas as companhias afirmam que essas ações, de venda direta, não impactam nas vendas. Por que fazem?????