Branded Fares e adaptação de pricing das tmcs, DEPRESSÃO NO TURISMO, o truque dos Fees baixos, MP da Liberdade Econômica e booking.com para corporações

Caros Leitores e Seguidores,

Setembro foi o mês que muito se falou sobre depressão e ansiedade (até no Fantástico, aliás um quadro extraordinário). Já estamos em Outubro, mas gostaria de deixar aqui uma reflexão porque elas continuam e continuarão existindo por muito tempo.

Se um colaborador seu está com depressão ou transtorno de ansiedade/pânico, dar-lhe mais atividades ou tarefas não vai ajudá-lo(a) a melhorar. A probabilidade que piore é MUITO grande…. porque não há concentração, não há raciocínio afiado, não há VONTADE de fazer nem o básico esperado dele – que dirá o adicional. Dar mais trabalho a esta pessoa por achar que é “frescura” o que ela está passando ou porque vai ajudá-la a “se distrair”, “ocupar a cabeça”, por melhor que seja sua intenção, só vai piorar o estado psicológico e emocional dela, por não conseguir realizar, entregar, corresponder às suas expectativas como gestor, às da empresa e às do time.

Sugestão: muito apoio, incentivo à procura psicológica e psiquiátrica e uma cultura de diálogo entre colaboradores e gestores. O exemplo vem sim de cima…. se a Diretoria da empresa não inibe comportamentos inadequados de pressão sobre pessoas já doentes, a gerência média continuará abusando ou ignorante sobre como proceder nestes casos. Aí entram também as áreas de RH, que deveriam realmente cuidar mais de pessoas e menos de processos internos.

O Turismo, a Hotelaria e os Eventos são áreas estressantes por natureza. A gente ama nossos trabalhos, mas elas podem desequilibrar sim as pessoas – não sejamos tão românticos. Muito se fala de atender, encantar e tornar os clientes nossos fãs – mas como vocês empresários e acionistas desejam fazer isso com uma força de trabalho doente e triste? É tão óbvio que às vezes me assusta a insensibilidade e cegueira de executivos que adoram contar de seus MBAs em Harvard e Princeton no LinkedIn, mas não conseguem enxergar um palmo à sua frente!

Conheço muitos colaboradores de nível operacional que estão passando por isso, e suas histórias me motivaram a escrever esta introdução. É algo que não se fala em nossa área, mas um problema latente.

Espero que gostem do vídeo!

Published by

Fernão Loureiro

Eleito em 2017 um dos 75 Profissionais de Turismo Mais Influentes do Brasil pelo Panrotas, premiado em Boston (EUA) pela Global Business Travel Association (GBTA) com o The Business Travel Service Awards e pelo Instituto Prêmio Caio como Personalidade do Ano (2017) na categoria Clientes. Fernão Loureiro atualmente é o Strategic Travel & Events Manager na Philips América Latina, responsável por 8 países - e com apenas 7 meses de empresa recebeu em 2016 o prêmio Act-Accelerate-Anticipate em Amsterdam, matriz da empresa. No mercado de Viagens e Eventos Corporativos, atua como blogueiro do Panrotas (blog.panrotas.com.br/gestordeviagens), é colunista na revista espanhola TravelManager Redacción (https://revistatravelmanager.es/author/floureiro/) - com reprodução de conteúdo em diversos outros blogs e eventos. Atua ainda como: • Professor visitante no SENAC-SP nos cursos de Turismo e Hospitalidade • Foi Presidente da GBTA Brasil - Global Business Travel Association e Instrutor da GBTA Academy • Conselheiro da HSMAI Brasil - Hospitality Sales & Marketing Association International e Coordenador do Comitê de Viagens Corporativas da mesma • Participante do tradicional grupo de gestores TMG – Travel Managers Group. Formado em Turismo pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, Pós-Graduado em Gestão de Negócios em Serviços pela FECAP e com MBA em Gestão Empresarial pela Brazilian Business School, Fernão trabalhou por 6 anos na Carlson Wagonlit Travel, onde iniciou sua carreira como estagiário e durante 1 ano atuou na Austrália; por 1 ano como Gestor de Viagens da Embaixada dos Estados Unidos no Brasil; e por 2 anos como Comprador LATAM de Viagens, Eventos e Frota na Agrega Intelligent Procurement, uma empresa dos grupos Ambev e Souza Cruz. Ativo participante de debates e palestras, tais como Corporate Travel Forum (HRS), GBTAs 2014 a 2017, LACTE 2016, Connect Meeting GOL 2016, Vila do Saber ABAV 2013, Fóruns de TMCs, Fórum Abracorp 2017, Convenções de Vendas de Redes Hoteleiras como Blue Tree, Arco, Atlantica, BHG, Encontro Nacional de Estudantes de Turismo (ENATUR) na USP e Encontro de Estudantes do IFTO e IFSP.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *