Nessa semana participo de dois eventos de turismo nos EUA. O primeiro, WTTC Summit reuniu cerca de 800 líderes do setor de viagens do mundo todo, falando sobre as possibilidades de crescimento da economia do planeta com a contribuição do turismo para o PIB mundial, a geração de empregos e a entrada de divisas. Hoje, começou o Pow Wow, evento exclusivo para profissionais para vender EUA pelo mundo.
E parei de contar as vezes que o Brasil foi citado, e as demandas de reuniões e conversas com empresários brasileiros. Trata-se de um grande destaque para o Brasil como grande emissor de visitantes, sobretudo com alto gasto no exterior. Também do poder das economias emergentes como líderes do turismo mundial com seus mega mercados domésticos.
Nosso setor tem pela frente grandes oportunidades, para crescer internamente, gerando empregos e distribuindo renda pelo país de forma mais igual. No mercado internacional, seja nas viagens dos brasileiros para o exterior, seja dos estrangeiros que virão ao Brasil a lazer, para fazer novos negócios em função do crescimento da economia, ou ainda, porque os grandes eventos esportivos serão a rede de divulgação impressionante de um novo Brasil.
Além dos desafios de infraestrutura, qualificação e tantos outros, entendo que a busca do profissionalismo do setor ao mostrar sua importância para a economia do Brasil deve ser uma luta obstinada. Precisamos detonar uma jornada interna para mostrar o que é o turismo e seus benefícios econômicos, sociais e ambientais.
Mais do que isso, precisamos estar presentes aos fóruns globais, colocar nossa opinião, mostrar nosso país e ter papel ativo no debate e ações globais da indústria de viagens e turismo.
Querida Jeanine, também tive o prazer de dividir o mesmo entusiamo que o seu. Durante a 28ª Conv da IGLTA o Turismo GLS Brasileiro esteve presente em todos os dias. Desde o representante da OMT (onde a IGLTA é membro), ao presidente da USTravel, à prefeita da cidade de Ft. Lauderdale (onde seus outlets e lojas estao cheias de brasileiros), celebraram o país.
Em nossa convenção foi um “mar de Brasil”: Rio de Janeiro, São Paulo, Pernambuco, Santa Catarina, LAN, TAM, AA, United, Delta, Embratur, Ministério do Turismo, ABRAT GLS. E o lançamento da TAM Vacations em terras do tio Sam.
Muito bom mesmo… abraços, Clovis.
Que maravilha Clovis,
As empresas brasileiras também estão brilhando aqui nos EUA.
ABS
JEANINE
Jeanine, este profissional exemplar, e pessoa maravilhosa, o Clovis Casemiro disse tudo; Por onde vamos e andamos, o Brasil está na mira, na moda, somos o principal assunto dos hoteleiros, tour operators, cias. aéreas, secretarias de turismo, governos, economistas, tudo e todos estão “aos nossos pés”. Minha dúvida é só uma, já que somos muito merecedores desta fama toda mesmo e é indiscútivel isto pois temos muito à oferecer enquanto BRASIL, mas a dúvida é se vamos conseguir ser “maduros” suficientes para viver e RESPONDER por esta fama toda? Será? …… Aproveitando, mais uma vez, parabéns pelo seu post, sempre perfeito! Abraços
Obrigada pelo comentário Samir,
Acredito muito nos profissionais de turismo do Brasil, assim como na força econômica da atividade, que estará trazendo novas oportunidades.
Somos sim merecedores, todos os brasileiros.