Me lembro que há algum tempo, no período do Congresso da ABAV, comentei sobre as oportunidades que os agentes de viagens do Brasil podem ter com a vinda de visitantes estrangeiros. Fui buscar nas pesquisas, nas informações sobre o comportamento de viagens dentro do Brasil onde poderiam estar as oportunidades.
O Estudo da Demanda Internacional 2010 divulgado pela EMBRATUR traz novamente informações que mostram o baixo aproveitamento da permanência dos visitantes no Brasil para vender mais serviços e produtos turísticos.
Somente 19% dos estrangeiros que vieram ao Brasil compraram serviços avulsos de agência de viagens.
A maioria dos participantes de eventos internacionais também, não fica mais tempo antes ou depois das datas de realização oficial da programação no Brasil, e afirmam que gostariam de voltar para fazer viagem de lazer.
A reflexão: como podemos vender mais opções de passeios, cultura, serviços, eventos, e experiências para os visitantes quando eles já estão no Brasil ?
Acredito que muitos agentes aqui no Brasil não estão capacitados para lidar com o público estrangeiro! Eu mesma como profissional já presenciei Franceses procurando por algum agente que soubesse falar o idioma para poder comprar os pacotes tendo todas as informações necessárias.
Ainda é importante oferecer serviços de qualidade, e acredito que em muitos lugares realmente é difícil conseguir o padrão que muitos estrangeiros estão acostumados.
Mas é verdade, é importante aproveitar esta demanda que já se direciona ao país de uma melhor forma. Abraço!
Michelle, concordo que precisamos de capacitação, claro. Minha idéia é até que essa capacitação passe por conhecer melhor nossa demanda, nosso cliente, seu comportamento, e olhar as oportunidades de negócios que podemos ter. Há anos as pesquisas nos mostram que ofercemos poucas opções de serviços, produtos, informações, que tipo de experiências os turistas podem ter no Brasil seja qual for o motivo de sua viagem.
Abs, Jeanine