A WTM Latin America em sua quarta edição acontece esse semana no Expo Center Norte em São Paulo. Para quem esteve no primeiro dia, além de uma feira montada com um visual muito moderno e de visual agradável, uma representatividade de empresas, destinos brasileiros e internacionais, entidades de classe e as mais expressivas lideranças públicas e privadas do turismo brasileiro e sul americano. Lamentável somente que o Brasil, país anfitrião se apresente sem Ministro e sem Presidente de EMBRATUR; o que marcou foi a presença de muitos Secretários Estaduais de Turismo e Presidentes de entidades importantes.
Nos estandes as agendas foram intensas, nas conversas que tive sobre o aproveitamento do primeiro dia as opiniões refletiram bons contatos e possibilidades de negócios.
Para um mercado relativamente pequeno em comparação com feiras como a WTM de Londres ou a ITB, o evento tem se consolidado por sua representatividade de mercado e de regiões, assim como pela presença dos empresários latino americanos e compradores (buyers) de todo o mundo. A presença chinesa e sul americana de convidados compradores é certamente a grande novidade desse ano.
Além dos aspectos comerciais quero destacar a intensa e interessante agenda de seminários, apresentações e debates sobre os mais diversos temas. A programação é diversificada e prática sobre aspectos do dia a dia do mercado, inovação e mudanças no turismo mundial.
Published by