Mar azul, clima ameno, praia lotada, o cenário perfeito para as próximas férias: foi dessa forma que o Ministério de Turismo Sírio retratou, em vídeo (clique aqui para ver) publicado no YouTube na última terça-feira, a cidade litorânea de Tartus, na costa da Síria. O país, que está em guerra desde 2011, atravessa um momento extremamente delicado para o setor e surpreende divulgando uma Síria diferente do cenário de guerra ao qual já estamos “habituados” a ver.
Intitulado de “Syria always beautiful”, o vídeo pode impactar tanto positivamente como negativamente. A tentativa do Ministério do Turismo Sírio de mostrar uma outra imagem da Síria é coerente e perfeitamente compreensível, porém o vídeo como um convite para férias no destino pode ser tido com uma ideia insólita, principalmente se levarmos em consideração que a cidade retratada, Tartus, sofreu ataques em maio deste ano.
Desde a sua divulgação, o vídeo tem causado polêmica. No Youtube, pode-se ver comentários de desaprovação com termos como “piada do ano”, “puro cinismo” ou classificando a publicação como “indecente”.
Ainda nadando contra a maré, o Ministério Sírio também divulgou no Facebook que o turismo local teve aumento de 30% no primeiro semestre deste ano, em relação ao mesmo período de 2015.
[…] Por Jeanine Pires, diretora da Pires & Associados – Artigo publicado também no blog Marketing Destinos. […]