Sustentabilidade no turismo

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Sustentabilidade em foco na Rio 2016 (Foto: Divulgação)

Muito se fala em sustentabilidade, mas, apesar de ser sempre debatida, a própria definição da palavra é, para alguns, ainda um tanto confusa. Indo além do “ecologicamente correto”, o desenvolvimento sustentável, segundo a Organização Mundial de Turismo, abraça estratégias que supram necessidades de trabalho sem comprometer recursos para gerações futuras. No entanto, trazer esse conceito para o turismo caracteriza um desafio, principalmente quando sabemos tão pouco a respeito do impacto causado pelos visitantes em nosso destino.

Nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos do Rio, por exemplo, foram implantadas uma série de medidas que contribuem para a sustentabilidade no turismo, como: distribuição de cartelas sobre turismo responsável, o reforço de práticas de preservação do ambiente público, e roteiro diferenciado das cidades, idealizado pelo Programa das Nações Unidas Para o Meio Ambiente (PNUMA) com indicação de ecoturismo, culinária regional e atividades culturais.

O assunto também está na agenda da 44ª ABAV – Feira Internacional de Turismo, que ocorrerá no fim deste mês em São Paulo.

Por quê o tema é importante? Tem-se como abrangência da sustentabilidade três pontos essenciais que também são fatores determinantes do turismo: aspectos ambientais, aspectos socio-culturais e aspectos econômicos. Ao aprimorar e preservar esses aspectos há influência direta no setor de turismo. Essa associação dá origem ao turismo sustentável, que é a forma de gestão que preserva os processos ecológicos, a cultura e movimenta a economia de um destino.

O Brasil ainda tem muito o que analisar e aprimorar dentro deste debate. Desde o incentivo de pesquisas de efeitos do turismo para o destino até a criação de estratégias que desenvolvam a sustentabilidade. Discutir e agir diante da fragilidade da nossa gestão nesse aspecto é fundamental para a geração de mudanças e, na mesma proporção, para a garantia de negócios, empregos e investimentos.

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Jeanine Pires

Apaixonada pela indústria de viagens e turismo, há 31 anos atua como líder do setor no Brasil e no exterior. Já Presidiu e foi Diretora da EMBRATUR entre 2003 e 2010; é Diretora da Pires Inteligência em Destinos e, no final de 2022, entrou para a CVC Corp como Diretora de Alianças e Relações Governamentais. Jeanine foi Co-fundadora da startup ONER Travel em 2020 e já atuou como Presidente do Conselho da Fecomércio São Paulo e da WTM Latin America. Com formação e especialidade em marketing de destinos e economia do turismo, Jeanine faz palestras, cursos e consultorias.

5 thoughts on “Sustentabilidade no turismo

  1. Jeanine gostaria de parabenizá-la pela pauta escolhida. O turismo pode ajudar muito o planeta através da implementação de ações de sustentabilidade. Além de ajudar com as ações em si, também possui grande poder de conscientização, já que os hóspedes passam a conhecer pessoalmente as ações desenvolvidas.

    Aproveito para convidá-los a conhecer o Portal EcoHospedagem (www.ecohospedagem.com) que visa incentivar praticas de sustentabilidade entre turistas e hoteleiros.

    Um abraço,

    Thiago Cagna

    1. Obrigada Thiago, sim, na verdade o comportamento e experiência dos visitantes está mudando nesse sentido muito rápido. Creio que nossa indústria precisa ser vanguarda e líder no tema da sustentabilidade ambiental, econômica e cultural. Vou olhar o site, grata
      Jeanine

    2. Obrigada Thiago. Também acredito na capacidade de implantação de ações de sustentabilidade, precisamos dela
      para que o turismo seja uma atividade rentável, viável e que gere empregos, cuidados com a cultura e a natureza
      para as gerações futuras.
      Obrigada por participar.
      Jeanine

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