Depois de um 2017 complicado no setor da cidade, com manifestações e muitas discussões a respeito da superexpansão do turismo, Barcelona recebe seu Plano Estratégico 2020.
O documento de 73 páginas é definido como “um processo de diagnóstico e reflexão que define o roteiro das políticas de turismo” a serem implantadas na cidade. Elaborado coletivamente e apresentado pelo Conselho Municipal, o objetivo do plano é gerenciar o destino de forma mais enfática, buscando sua sustentabilidade e, concomitantemente, garantir a satisfação dos visitantes.
Barcelona é uma das cidades que mais recebe visitantes no mundo e uma das primeiras se levarmos em conta a relação número de habitantes/número de turistas. Na cidade em que moram 1,6 milhão de pessoas, 32 milhões de turistas fizeram visita, em 2016.
Com um setor deste porte, as medidas de controle e de ajustes na cidade devem ser minuciosamente estudadas de acordo com seus objetivos, já que o Turismo é uma força para a economia local: responsável por 12% do PIB.
Mudanças em curso
Algumas medidas foram implementadas no Plano 2020 da cidade em matéria de acomodação, mobilidade ou gerenciamento de regiões de alto tráfego. Operadores turísticos e agências devem pagar uma nova tarifa que define o limite do tamanho dos grupos de visitantes na cidade..
Além disso, há aproximadamente um ano, foi aprovado o “Plano Urbanístico Especial de Alojamento Turístico”, que limita o número de camas disponíveis em hotéis e apartamentos, regula a construção de hotéis e não permite emissão de novas licenças de apartamentos para turistas.
Nas Olimpíadas de Barcelona em 1992, a reputação da cidade como destino cresceu. O governo nacional, regional e local investiu fortemente na infraestrutura turística; conexões de voo de baixo custo proliferaram; o terminal de cruzeiros cresceu e a chegada de turistas expandiu-se mais do que o contornável.
Barcelona é um exemplo de que o crescimento exponencial de turistas deve, indiscutivelmente, ser acompanhado por medidas que comportem esse desenvolvimento. O crescimento do Turismo numa região deve estar diretamente associado ao acompanhamento das transformações, da manutenção da cultura local e diagnóstico da capacidade do destino.
Ver o Plano 2020 completo de Barcelona.
[…] Por Jeanine Pires, artigo publicado também no blog Marketing Destinos […]