A World Travel & Tourism Council (WTTC) elaborou um relatório inédito que analisa o impacto econômico da indústria do turismo nas cidades.
O monitoramento cada vez mais específico do setor é uma forte tendência de pesquisa para este ano de 2018 e os próximos anos.
A pesquisa da WTTC analisa 65 cidades globais, escolhidas por colocação no ranking de cidades mais visitadas.
Coletivamente, essas cidades são responsáveis por aproximadamente 24% do PIB total da indústria e por mais de 12% dos empregos do setor.
Justificativa
De acordo com o conselho, atualmente 54% da população mundial reside em áreas urbanas e a previsão é que essa porcentagem chegue a 60% em 2050.
De acordo com o Conselho, o crescimento futuro e o sucesso do setor depende do monitoramento de tendências que irão conduzir os novos hábitos dos turistas.
Com um desenvolvimento esperado da indústria, observar o movimento do setor em cidades de todo o mundo torna-se uma importante ferramenta de compreensão do Turismo global.
Brasil
De acordo com o City Travel & Tourism Impact 2017, o Rio de Janeiro está entre as Top 3 destinos da América Latina (juntamente com Buenos Aires e Lima), fazendo parte das cidades com melhores chegadas e gastos de visitantes. Segundo o relatório, o Turismo foi responsável por 4,9% do PIB direto da cidade maravilhosa em 2016.
Brasilia também aparece no relatório sendo uma das 6 cidades com maior crescimento do setor na América Latina. Sua taxa de crescimento na indústria é de 8,3% (supera a do Brasil). Em destaque na cidade, está o turismo de negócios, incluindo os grandes volumes de viagens governamentais.
Veja o relatório global completo City Travel & Tourism Impact.
[…] Por Jeanine Pires, artigo publicado também no blog Marketing Destinos […]
[…] Por Jeanine Pires, artigo publicado também no blog Marketing Destinos […]