Comunicação humana na era digital

Você já reparou como é “normal” ver várias pessoas no mesmo ambiente e todas usando o celular ao mesmo tempo? Será que é raro alguém estar 100% presente em uma conversa? Tenho observado muito no restaurante, sala de espera, reunião de trabalho… Sempre existe pelo menos um celular entre as pessoas. Essa presença constante das telas mudou o jeito como nos relacionamos, trabalhamos e até como nós nos percebemos uns aos outros. Mas olha que contradição, diversas pesquisas em diferentes países mostram que o contato cara a cara continua sendo o tipo de interação que as pessoas preferem. Parece que a tecnologia avançou, mas a nossa necessidade de conversar de verdade continua a mesma.

Comunicação é só trocar informação?

Muita gente ainda reduz comunicação a “falar” ou “passar um recado”. Mais ainda: “mandar um áudio” que a outra pessoa vai acelerar e ouvir só uma pare. Só que, do ponto de vista da comunicação interpessoal, comunicar é um processo de construir sentido junto com o outro, não apenas despejar informação.

Ainda pior, você fala com alguém e a pessoa está lá, rolando a tela… Nada relevante. A pessoa não escuta, nem escuta! Me diz, como fica a comunicação? As frases, “mas eu te falei”, “lembra que falamos nesse assunto ontem em tal lugar?”. Gente, o negócio está complicado demais. E resolvi trocar umas ideias sobre isso. No trabalho, por exemplo, essa diferença é decisiva: equipes com conversas abertas e claras tendem a confiar mais umas nas outras e a colaborar melhor, enquanto ambientes cheios de ruído e mal-entendidos vão acumulando desconfiança em silêncio. Quantas vezes você já ficou (ou ainda está!), desconfortável com alguém por que acha que a pessoa não entendeu seu gesto ou o que você quis dizer?

A essência da relação humana está baseada na comunicação. Ela pode acontecer do ponto de vista verbal, não verbal, gestual. O fato é que o mundo digital muda muito tudo o que é relação entre as pessoas. Existem várias tendências de comportamentos e estudos realizados recentemente que mostram como as pessoas vêm voltando a querer as interações pessoais, sem a interferência da tecnologia.

Meu convite hoje é para você comentar como tem sido sua comunicação humana na era digital, você sente que a forma, o tom, o jeito como você se comunicam no trabalho tem interferência no seu bem-estar e nos relacionamentos profissionais?

Jeanine Pires, Estrategista de vozes e lugares.

Published by

Jeanine Pires

Apaixonada pela indústria de viagens e turismo, há 31 anos atua como líder do setor no Brasil e no exterior. Já Presidiu e foi Diretora da EMBRATUR entre 2003 e 2010; é Diretora da Pires Inteligência em Destinos e, no final de 2022, entrou para a CVC Corp como Diretora de Alianças e Relações Governamentais. Jeanine foi Co-fundadora da startup ONER Travel em 2020 e já atuou como Presidente do Conselho da Fecomércio São Paulo e da WTM Latin America. Com formação e especialidade em marketing de destinos e economia do turismo, Jeanine faz palestras, cursos e consultorias.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *