Taxa Airbnb

airbnbE os desafios de competitividade e arranjos de mercado sofrem mesmo grandes transformações na indústria de viagens e turismo pelo mundo. Concorrência desleal ou opções ao cliente que deseja novas experiências e hospedagem sob medida? O caso do Airbnb vem causando muito debate na Europa aonde as cidades estão buscando soluções para que os aluguéis realizados por meio da plataforma também paguem taxas municipais.

É o caso de Lisboa, aonde a Câmara de Vereadores vem discutindo com a empresa a cobrança de uma taxa de 1 euro para os aluguéis do Airbnd. Segundo o jornal ‘O Público” de Portugal, as cidades de Paris e Amsterdã já cobram taxas e o tema tem sido bem recebido por todas as partes envolvidas.

Um apartamento em Paris por determinado período, reservado no Airbnb pode custar, por exemplo, R$ 744,00; desse valor, o aluguel é de R$ 633,00 e existem duas taxas, a de Serviços da plataforma (R$ 78,00) e uma outra chamada de Imposto de Turismo, que nesse caso seria de R$ 33,00. Resolvido.

Uma busca rápida para a semana que vem no Rio de Janeiro de hospedagem para 4 pessoas me mostra mais de 300 opções com média de diária de R$ 639,00. No caso de São Paulo a média no período é de R$ 592,00, de Salvador é de R$ 466,00 e Recife R$ 366,00 (período de busca de 16 a 24 de abril de 2016).

Um ótimo debate para o setor de turismo, arrecadar a taxa e utilizar os Fundos de Turismo para recebê-la, revertendo para a promoção do destino.

Tripadvisor you can book

Tripadvisor 2Novidade que os usuários do TripAdvisor receberam hoje: reserva de hotéis pelo aplicativo ou pelo website. Fui testar e achei muito fácil, rápido e interativo, você busca por local, tudo geo-referenciado, e aparecem os melhores hotéis na avaliação dos usuários do TripAdvisor.

Parecido inicialmente com o Trivago, porém mais fácil de usar. Gostei da facilidade em localizar no mapa da cidade os hotéis (parecido com o booking), e as parcerias são feitas com os sites dos hotéis, mas também com o Booking, com o Hotéis.com, Expedia  e outros, ou DIRETO pelo TripAdvisor. São cerca de 200 sites que trazem 320 milhões de melhores avaliações e preços. Também existe a opção de patrocínio, indicada no alto da página ao lado do hotel que usou esse recurso.

Gostei muito da facilidade em avaliar os preços, aparecerem de forma clara, quem vende, as diferenças e os links para acessar e reservar.

Atenção! O estudo The Global Economic Contribution of TripAdvisor Report, feito pela Oxford Economics para o próprio TripAdvisor, revelou que a empresa gerou 22 milhões de viagens e 352 milhões de pernoites durante o ano, além de US$64 bilhões em gastos.

 

Tocha: qual chama?

Faltam exatamente 155 dias para o início dos Jogos Rio 2016, em 3 de maio a Tocha Olímpica começa a percorrer o Brasil passando por 335 lugares.

No histórico e preparação dos Jogos, o Tour da Tocha é sempre um dos momentos mais importantes para a visibilidade do país anfitrião, e ainda mais para mostrar além da cidade sede, apresentar a cultura, a alma de cada destino e as belezas naturais que podem favorecer o turismo. É um ponto alto de visibilidade do país internamente, e sobretudo para o mundo.

Tenho certeza que a experiência do Tour da Tocha será inesquecível, e o Brasil tem muito a mostrar; no entanto, sem uma estratégia e mensagem de país para passar ao planeta, e num cenário extremamente desfavorável no campo da economia e da política, podemos ter resultados inesperados. Será um momento de celebração como previsto? De protesto? O destaque da imprensa internacional será para os diferenciais de cada local? Ou para os problemas ? Temos imagens, vídeos e uma estratégia do turismo dessas cidades para aproveitar esse momento? Ou a oportunidade será apenas resultado de acontecimentos espontâneos ?

Será a chama olímpica fogo amigo ?

WTM Lat16: tecnologias

IMG_0225Um dos releases divulgados pela WTM Latin America sobre o segundo dia do evento traz uma série de informações interessantes sobre os debates acerca do uso das tecnologias no turismo. Já abordamos o tema aqui em outras oportunidades, mas destaco esse como um dos aspectos centrais não somente para empresas, mas para destinos.

Na quarta-feira, durante a feira o gigante Google foi responsável pela sessão “O Verdadeiro Valor do Digital”, conduzida por Keith Matsumoto, Analista Sênior da Indústria do Turismo, e André Azevedo, Executivo de Contas.

Durante o evento, os especialistas apresentaram soluções para melhorar o desempenho das empresas na Internet. De acordo com eles, uma em quatro vendas no turismo atualmente são feitas por meio digital. “As pessoas continuam querendo vivenciar novas experiências, conhecer novas culturas. O que mudou foi onde e como elas têm essas necessidades atendidas”, afirmou Azevedo.

Os profissionais do Google ainda pontuaram que os consumidores se tornaram imediatistas e exigentes por causa do crescimento dos canais digitais. “Quanto mais imersivo for o conteúdo, mais chance de o consumidor escolher o produto”, reforçou Matsumoto. Na terça-feira, Vinicius Landucci, Gerente de Novos Negócios do buscador, comandou uma sessão com o mesmo tema. Para ele, o caminho para os sites é se adaptar às novas tecnologias e ir até onde o consumidor está.

No mesmo dia, Carolina Sass de Haro, Especialista de Mercado da Phocuswright, apresentou a sessão “Aluguéis em expansão: O que a Economia Colaborativa e as Acomodações Particulares Significam para as Viagens”. Os participantes foram informados de que a oferta de aluguel de acomodações particulares não para de crescer e que, além dos mais de dois milhões de imóveis listados, empresas ligadas à hotelaria tradicional estão entrando nesse mercado, como o Booking.com e o Expedia. “Antes eram só casas de praia. Quando a oferta chegou aos centros urbanos, começou a concorrer diretamente com o setor hoteleiro, se transformando em um nicho de mercado”, afirmou Carolina. Pesquisa realizada pela Phocuswright aponta que somente 38% dos usuários do Airbnb escolhem utilizar o serviço pelo preço – o que realmente os atrai é a combinação de privacidade, liberdade e espaço

Já Pettersom Paiva e Tales Tomasini, fundadores do comparador online de preços de passagens aéreas Voopter, fizeram uma palestra que abordou a importância da inteligência artificial como ferramenta para traçar um perfil mais completo dos usuários e, desta forma, personalizar os serviços e os produtos oferecidos aos viajantes. Para completar, Pilar Osorio, Diretora de Vendas Estratégicas para a América Latina e o Caribe da TravelClick, falou sobre a importância dos vídeos para os hotéis. De acordo com ela, até 2019 90% do tráfego global na web será feito desta maneira. “Qualquer um faz vídeo, mas vender um hotel é vender uma experiência e é isso que o cliente busca”, disse. A diretora contou ainda que em sites de viagens os filmes rendem o dobro de cliques se comparados às fotos.

Tendências  

 A tecnologia também foi um dos destaques do Relatório de Tendências da WTM Latin America, elaborado em conjunto com a Euromonitor Internacional e apresentado na terça-feira em uma sessão exclusiva para a imprensa. A publicação revelou que a tecnologia móvel mudou o comportamento do consumidor de viagens, consolidando um novo tipo de turista, o Viajante Nacional Autônomo, um buscador de experiências sempre conectado e que usa seus aparelhos móveis para encontrar informações, buscar serviços e fazer reservas. Outra tendência apontada foi que o uso de smartphones pela geração milênio – formada por pessoas de 15 e 35 anos – vai impulsionar a tecnologia móvel na América Latina, cuja população é formada por quase 35% dessa faixa etária. Vamos voltar a esse tema do relatório mais em detalhes.

WTM Lat 16

IMG_0150A WTM Latin America em sua quarta edição acontece esse semana no Expo Center Norte em São Paulo. Para quem esteve no primeiro dia, além de uma feira montada com um visual muito moderno e de visual agradável, uma representatividade de empresas, destinos brasileiros e internacionais, entidades de classe e as mais expressivas lideranças públicas e privadas do turismo brasileiro e sul americano. Lamentável somente que o Brasil, país anfitrião se apresente sem Ministro e sem Presidente de EMBRATUR; o que marcou foi a presença de muitos Secretários Estaduais de Turismo e Presidentes de entidades importantes.

Nos estandes as agendas foram intensas, nas conversas que tive sobre o aproveitamento do primeiro dia as opiniões refletiram bons contatos e possibilidades de negócios.

Para um mercado relativamente pequeno em comparação com feiras como a WTM de Londres ou a ITB, o evento tem se consolidado por sua representatividade de mercado e de regiões, assim como pela presença dos empresários latino americanos e compradores (buyers) de todo o mundo. A presença chinesa e sul americana de convidados compradores é certamente a grande novidade desse ano.

Além dos aspectos comerciais quero destacar a intensa e interessante agenda de seminários, apresentações e debates sobre os mais diversos temas. A programação é diversificada e prática sobre aspectos do dia a dia do mercado, inovação e mudanças no turismo mundial.

OMT: dados novos

IMG_0205A OMT – Organização Mundial de Turismo acaba de divulgar seu Barômetro de Março/2016.

Números gerais mostram que o volume de turistas no planeta aumentou em 50 milhões em 2015, um crescimento de 4,4%. O crescimento médio tem se mantido desde a crise de 2009, porém alguns fatores tem influenciado a demanda global por viagens: o câmbio (nós sabemos bem como); a diminuição do preço do petróleo e de outras comodities; e os fatores de segurança (vimos os fatos recentes da Bélgica e França).

Voltando aos números, a Europa cresceu 9% em volume de passageiros e as Americas 5%, a sub-região América do Sul também cresceu 5%, graças ao desempenho do Chile (22%), Colômbia (16%), Paraguai (87%), por exemplo. Já os dados de receita mostram crescimento na maioria dos 134 países estudados; dentre esses 28% apresentaram queda em suas receitas. Exemplos: Rússia (-31%) e Brasil (-32%).

Perspectivas para 2016: crescimento entre 3,5% e 4,5% de volume e diminuição de gastos de muitos países emergentes.

Pegada forte

Honrada em fazer parte do time de blogueiros do Panrotas. À partir dessa nova etapa de conversas, vamos trazer ao nosso espaço dois temas centrais; o primeiro será a busca e compartilhamento sobre o que destinos no Brasil e no mundo estão ofertando aos turistas, o segundo, como esses destinos trabalham sua comunicação e marketing.

A proposta de buscar, compartilhar e conhecer os diferencias da oferta dos destinos está relacionada às grandes mudanças por que passa o turismo no mundo. Será que o visitante quer esse tipo de experiência? Como destinos top se reinventam e oferecem produtos para que os turistas voltem outras vezes ? O que realmente há de novo no mundo do turista e que pode contribuir para dinamizar pacotes, buscas diretas e o compartilhamento de experiências? Claro, vamos ficar de olho naquilo que as pessoas estão falando sobre esses destinos.

Já a outra ideia, diretamente relacionada à primeira, tem a ver com nosso trabalho profissional, também com inovação, influência, opinião, decisão de compra e recomendação de visita. Destinos e empresas estão vendendo de que forma? Como muda o mundo do turismo à partir das experiências de comunicação e marketing bem sucedidas? O que vale à pena na hora da promoção e da venda?

Essa duas ideias básicas vão nortear nossa participação, sempre aproveitando para falar sobre números, tendências e o sobre o que acontece no turismo mundial e brasileiro. Vamos ousar mais, provocar mais e buscar uma interação com os milhares de leitores diários do Panrotas. Alguma sugestão para começar ?

Zika, o que fazer

Sempre que enfrentamos momento difíceis como o atual, quando problemas de saúde pública podem interferir no fluxo de viagens ou na imagem dos destinos vem a pergunta: o que fazer ?

Considero antes de mais nada que, por tratar-se de tema de saúde pública, as medidas e orientações dos órgãos que cuidam do assunto devem ser levadas em consideração e seguidas por todos. Dito isso, vem o nosso lado do turismo. A primeira atenção deve estar voltada ao monitoramento, ou seja, saber exatamente o que está sendo veiculado e comentado nos mercados, seguido de ações de imprensa e RP para esclarecer dados, informar corretamente e dar às pessoas a verdadeira dimensão do que está ocorrendo e quais as medidas estão sendo tomadas para cuidar do assunto. Ou seja, enfrentar o problema.

Depois disso, é fundamental deixar disponível aos parceiros comerciais e viajantes, as informações sobre como se comportar, sempre lembrando que não se devem aplicar restrições aos viajantes ou ao comércios entre os países. A OMT foi bastante lúcida em seu comunicado no último dia 2 de fevereiro (www.unwto.org):

– deve ser oferecida aos turistas uma lista atualizada das regiões afetadas pelo Zika Virus sobre riscos e medidas adequadas para reduzir a possibilidade de ser afetado pelo mosquito;

– devem ser colocadas em prática todas as medidas recomendadas pela OMS – Organização Mundial de Saúde

Ainda importante que todos os atores públicos e privados do setor turístico atuem de forma conjunta no esclarecimento e nas medidas para informar e colaborar com as autoridades de saúde no enfrentamento do tema.

Seguimos acompanhando.

Cambio e o internacional

O câmbio sempre é uma variável que impacta fortemente a indústria de viagens e turismo, cenário que se observou no Brasil em 2015. Até o mês de novembro do ano passado, os gastos dos brasileiros no exterior tinham sido reduzidos em mais de 31% em relação ao mesmo período de 2014 (ano de Copa do Mundo).

Também a pesquisa do Ministério do Turismo de Intenção de Viagem, nota-se uma diminuição geral no desejo de viajar nos próximos 6 meses, mostrando que em dezembro de 2014 cerca de 35% dos brasileiros queriam viajar, e em dezembro de 2015 esse número caiu para 26,7%. Desses, 86,4% disseram preferir destinos nacionais (contra 80,2% em 2014) e 10,9% destinos internacionais (contra 17,7% em 2014).

Os dados mostram claramente os impactos do cambio no mercado doméstico, embora o desejo de viajar ao exterior permaneça no imaginário dos brasileiros. O Instituto Data Popular fez uma pesquisa que mostrou que o maior desejo não realizado em 2015  foi o de uma viagem internacional (para 65% dos pesquisados ) e mais, que 42% desejam realizar esse sonho em 2016.

Mudou o cenário, mudaram os clientes, as empresas buscam adaptar sua oferta e preços para não perder passageiros, seja para o Brasil, seja para o exterior. E os destinos internacionais, que olhavam para os brasileiros viajadores e gastadores, ainda insistem no cliente com promoções e ofertas.

Resiliência

O tema do IRRF e da união das entidades de turismo está em todas as conversas, posts e comentários dos profissionais do setor. Hoje o colega Cássio colabora ainda mais para essa reflexão, falando da importância da união e da valorização do setor em seu post Valorizando.

Cássio, em 2015, com todos os desafios do setor aéreo e da indústria de viagens e turismo, vimos a capacidade de resistência dessa atividade econômica. Vimos que o cenário cambial fez os brasileiros viajarem mais no Brasil, mas também para o exterior, mesmo com a redução de gastos. O debate em torno do IRRF não é somente para não penalizar o setor, mas para mostrar sua importância econômica e sua capacidade de movimentar a economia, manter empregos e a sanidade das empresas.

Os desafios da economia e da política em 2016 nos colocam ainda mais no rumo da unidade, seja para trabalhar as demandas do setor junto ao governo federal, seja para a elaboração e realização de estratégias conjuntas para o melhor conhecimento da atividade ou no marketing nacional e internacional. Temos procurado fazer isso entre estados e empresários no nordeste. Concordo com o Cássio, ou nos unimos ou….