Crédito: Brand USA

Turismo astronômico ( e astrológico)

Pouca gente sabe, mas astrólogos profissionais não só estudam muito, mas amam astronomia. Menos gente ainda sabe que alguns dos mais importantes astrônomos do mundo estudaram astrologia. Astronomia se ocupa da Natureza e movimento dos astros. A astrologia procura entender se há alguma relação dos planetas com o que acontece, do ponto de vista psicológico também, com os seres humanos.

Percy Seymour é um astrônomo importante sul africano que se tornou astrólogo e escreveu uma obra importantíssima sobre o assunto. Os eclipses são fenômenos que encantam não só astrônomos e astrólogos, mas a maior parte da humanidade. A cada ano temos em torno de 4 eclipses, mas há sempre aquele que é total, quando o Sol “desaparece” por alguns instantes.

O eclipse solar total cruzará a América do Norte, passando pelo México, Estados Unidos e Canadá no dia 8 de abril de 2024. O Brasil não está incluso nessa trajetória, mas os viajantes poderão visualizar este fenômeno solar em 13 estados dos EUA. O Visit The USA reúne os melhores locais para capturar o momento, que deverá ocorrer novamente só em 2044.

  1. Dallas, Texas

Horário: Das 12h23 (CDT) às 15h02, com totalidade a partir das 13h40.

Onde assistir: Dallas oferece um vislumbre do passado pré-histórico do mundo no Dinosaur Valley State Park, com 32km de trilhas para explorar e pegadas reais de dinossauros preservadas no leito do rio Paluxy.

Onde comer: El Bolero Cocina Mexicana é o lar da autêntica comida regional mexicana. Delicie-se com os tradicionais tamales de folhas de bananeira, tacos de carne assada e saborosas enchiladas de lagosta, além da Cotton Candy Margarita.

O que fazer: Conheça o Arts District de Dallas, um centro de criatividade que abrange 20 quarteirões, assista a um show das melhores companhias performáticas da cidade no AT&T Performing Arts Center, e conheça a cultura da Ásia na The Crow Collection of Asian Art.

  1. Poteau, Oklahoma

Horários: A partir das 12h28 (CDT) às 15h06, com totalidade a partir das 13h45.

Onde assistir: Suba a Colina Cavanal – conhecida como a mais alta do mundo com seu pico atingindo 600 metros – para assistir ao espetáculo celestial e ter vistas panorâmicas do Vale do Rio Poteau.

Onde comer: No Myers Drive-In, os carhops entregam hambúrgueres nos carros estacionados no drive-in desde 1972. Saboreie um sanduíche de filé frito, um coney extra longo ou uma deliciosa cesta de camarão.

O que fazer: Vá ao Lake Wister State Park para explorar 185km de costa pitoresca e desfrutar de uma variedade de esportes aquáticos.

  1. Little Rock, Arkansas

Horários: A partir das 12h33 (CDT) às 15h11, com totalidade a partir das 13h51.

Onde assistir: Localizado no coração do Vale do Rio Arkansas, o Pinnacle Mountain State Park oferece vistas panorâmicas do céu e está apenas a 20 minutos de carro da cidade. Vislumbre a totalidade do eclipse no First Security Amphitheatre, onde a banda The Machine apresentará o icônico álbum Dark Side of The Moon, do Pink Floyd, na íntegra.

Onde comer: O Dizzy’s Gypsy Bistro oferece aos visitantes um gostinho do Sul dos EUA. Para levar sua comida para qualquer lugar, experimente o prato de tacos de camarão e caranguejo no The Boil Co. Food Truck.

O que fazer: Não deixe de fazer o tour no Little Rock Civil Rights e visitar locais históricos como a Little Rock Central High School, lar dos Little Rock Nine, um grupo de estudantes afroamericanos que mudaram o curso da história ao integrar a escola em 1957.

  1. Paducah, Kentucky

Horários: A partir das 12h42 (CDT) às 15h18, com totalidade a partir das 14h.

Onde assistir: A Greenway Trail conecta vários parques da cidade ao longo de 8km, contando com bastante espaço aberto para uma visualização ideal do eclipse. Shultz Park oferece aos viajantes um local idílico à beira-rio, com vistas  do rio Ohio.

Onde comer: A Coca-Cola já abrigou uma antiga fábrica de engarrafamento no bairro de Midtown em 1939. Hoje, o edifício art déco abriga uma série de pequenas empresas, como a Pipers Tea & Coffee House, que serve produtos assados ​​e café torrado produzidos localmente, e a [Dry%20Ground%20Brewing%20Company]Dry Ground Brewing Company, a primeira microcervejaria de Paducah que serve cervejas artesanais.

O que fazer: O National Quilt Museum é um ponto de parada obrigatória em qualquer viagem a Paducah. Do lado de fora dele, veja uma das atrações mais populares da região, os murais Wall to Wall Floodwall, e mergulhe na história da cidade através dos vibrantes painéis.

  1. Cabo Girardeau, Missouri

Horários: A partir das 12h39 (CDT) às 15h15, com totalidade a partir das 13h56.

Onde assistir: O Parque Estadual Trail of Tears tem paisagens deslumbrantes e vistas incomparáveis ​​do rio Mississippi.

Onde comer: Os moradores locais adoram o BG’s Deli, um favorito há mais de 40 anos. Experimente as famosas cascas de batata ou os hambúrgueres e sanduíches especiais.

O que fazer: Conheça a pequena cidade através das lentes de Hollywood com o tour Garota Exemplar, percorrendo os locais de filmagem do grande sucesso de 2014, estrelado por Ben Affleck e Rosamund Pike.

  1. Sul de Illinois, Illinois

Horários: A partir das 12h42 (CDT) até às 15h18, com totalidade a partir das 13h59.

Onde assistir: Vá ao Garden of Gods, na Floresta Nacional de Shawnee, onde a mistura de uma paisagem rochosa e uma densa floresta oferece o cenário perfeito para o eclipse. Visitantes também podem assistir ao evento no Shawnee Cave Amphitheatre, que terá música ao vivo.

Onde comer: Ao longo das colinas da Highway 127, experimente o melhor do sul de Illinois no Shawnee Hills Wine Trail, que abriga 11 vinícolas e vinhedos espalhados por 64km.

O que fazer: Aproveite as aventuras ao ar livre no Shawnee Bluffs Canopy Tour, que oferece oito tirolesas para explorar as florestas.

  1. Indianápolis, Indiana

Horários: A partir das 13h45 (EDT) às 16h20, com totalidade a partir das 15h06.

Onde assistir: Aproveite o eclipse no verdadeiro estilo “Indy” e assista ao espetáculo no Indianapolis Motor Speedway, a Capital Mundial das Corridas.

Onde comer: Tenha uma experiência gastronômica local no FARMbloomington, onde o cardápio se transforma a cada estação, oferecendo uma mistura eclética de deliciosos pratos da fazenda para a mesa.

O que fazer: Visite o bar mais antigo de Indiana e hotspot de música Blues, o Slippery Noodle Inn, fundado em 1850.

  1. Cleveland, Ohio

Horários: A partir das 13h59 (EDT) às 16h29, com totalidade a partir das 15h13.

Onde assistir: Experiencie o momento no Edgewater Park e não deixe de tirar uma foto com a icônica placa de Cleveland.

Onde comer: Para um churrasco com um toque especial, o Mabel’s BBQ oferece um menu exclusivo inspirado na herança do Leste Europeu na cidade. Combine o molho barbecue, que apresenta a clássica mostarda Bertman’s de Cleveland, e a carne defumada para uma refeição única.

O que fazer: O Rock & Roll Hall of Fame Museum de Cleveland é uma visita obrigatória para os fãs de música. É lar de recordações impressionantes, desde a guitarra de John Lennon até as correntes de ouro de Jam Master Jay, o pioneiro do hip-hop. Para os entusiastas de esportes, assista a um jogo de beisebol no Progressive Field Stadium, casa do Cleveland Guardians.

  1. Erie, Pensilvânia

Horários: A partir das 14h02 (EDT) às 16h30, com totalidade a partir das 15h16.

Onde assistir: Cercado pela costa e por penhascos de 27 metros de altura com vista para o lago, o Erie Bluffs State Park é o local perfeito para uma aventura eclíptica.

Onde comer: O Sara’s é um ponto de parada obrigatório para visitantes e moradores locais há mais de 40 anos, servindo os melhores milkshakes da cidade.

O que fazer: Erie é cercada por belas praias e o Presque Isle State Park é a joia da cidade. Caminhe até Sunset Point, o local ideal para assistir a um belo pôr do sol na Pensilvânia.

  1. Búfalo, Nova York

Horários: A partir das 14h04 (EDT) às 15h15, com totalidade a partir das 13h56.

Onde assistir: A apenas 20 minutos de Buffalo, veja o eclipse no Niagara Falls State Park, sob a maravilha natural da cachoeira.

Onde comer: Uma experiência imperdível são as Buffalo Wings e o melhor local para experimentá-las é no Anchor Bar, a casa das originais Wings criadas há 60 anos.

O que fazer: Os aficionados por história podem caminhar até o local onde o presidente Theodore Roosevelt fez o juramento de posse no Theodore Roosevelt Inaugural National Historic Site.

  1. Burlington, Vermont

Horários: A partir das 14h14 (EDT) às 16h37, com totalidade a partir das 15h26.

Onde assistir: Os amantes de atividades ao ar livre apreciarão a vista do eclipse no Battery Park, com vista para o Lago Champlain e as montanhas Adirondack.

Onde comer: Shanty on the Shore oferece frutos do mar frescos e uma experiência gastronômica em meio à serenidade da orla marítima de Burlington Harbour.

O que fazer: Troque a tranquilidade do ar livre pela agitação do Church Street Marketplace, um shopping center de rua que abrange quatro quarteirões de lojas e restaurantes. Grande parte do mercado é um distrito histórico e alguns dos edifícios foram construídos em 1820.

  1. Lancaster, Nova Hampshire

Horários: A partir das 14h16 (EDT) às 16h37, com totalidade a partir das 15h26.

Onde assistir: Descubra as paisagens deslumbrantes de New Hampshire no Weeks State Park ou no Milan Hill State Park, e observe o eclipse cair sobre os vales e montanhas que rodeiam o parque.

Onde comer: A Polish Princess Bakery conta com os melhores produtos assados, enquanto a Copper Pig Brewery oferece cervejas sazonais.

O que fazer: Faça uma viagem ao passado no Rialto, um cinema retrô clássico com projetores digitais, sistema de som e telas de última geração.

  1. Maine

Horários: A partir das 14h22 (EDT) às 16h40, com totalidade a partir das 15h32.

Onde assistir: Maximize a experiência do eclipse entre as belezas naturais do Maine, vá até o Baxter State Park e observe o eclipse com Katahdin, a montanha mais alta do estado, ao fundo.

Onde comer: No Appalachian Trail Cafe experimente o prato especial do estado, a torta de mirtilo do Maine ou os donuts de abóbora.

O que fazer: Os amantes da literatura podem reconstituir a viagem épica que inspirou o livro The Maine Woods, de Henry David Thoreau, na trilha Thoreau-Wabanaki.

Published by

Ricardo Hida

Doutorando, Mestre em Ciência da Religião e pesquisador da PUC-SP em Turismo religioso, é escritor e professor. Graduado pela FAAP e pós-graduado pela Casper Líbero, trabalhou na Air France, Accor, Atout France e hoje dirige a Promonde, consultoria de marketing e comunicação. Escritor, está à frente também do Fórum de Turismo e espiritualidade. Foi em uma viagem de imprensa a Lourdes, na França, na época em que era diretor adjunto do escritório de Turismo francês no Brasil, que Ricardo Hida compreendeu a dimensão do Turismo religioso. Ao voltar para São Paulo, foi conhecer mais sobre esse universo que movimenta milhões de viajantes a cada ano em todo o mundo, há muitos séculos. Romarias, peregrinações, retiros. Não importa a tradição, o segmento não para de crescer.