O modelo da Inspirato, realmente inspira ;-)

A Inspirato é uma Travel Tech, lançada em 2011 que atua no mercado de lazer de luxo no modelo de assinatura, no início deste ano ela se tornou uma empresa aberta em Nasdaq, através de um SPAC,  e hoje tem um valor de mercado de aproxidamente U$ 310M, com uma receita  em  2021 de U$ 234M.

O modelo da Inspirato traz alguns aprendizados para a nossa indústria:

Oceano mais azul
Trabalhando com luxo e nicho, ela consegue sair fora do mar vermelho das OTAs, que é um negócio intensivo em mídia e muito sensível a preço.

Recorrência
A indústria de software as service (SAAS) e de streaming (vide Netflix e Disney+) pode ensinar muito ao nosso setor, um modelo baseado em assinaturas é possível gerar recorrência e ter previsibilidade de receita.

Em geral, a grande maioria das agências de viagens precisam conquistar os clientes todo mês novamente para ter receita, no modelo de assinatura, aquela receita está garantida, isto gera uma enorme eficiência em custos e compras, e traz uma previsibilidade de receita!

Em um próximo artigo irei falar sobre as benesses do modelo de assinaturas, por ora, preciso me manter fiel ao assunto do post: A Inspirato!

Neste post, vamos ver alguns números da Travel tech, e entender um pouco mais sobre o modelo de negócios da empresa!


Os insights deste artigo, tem como base o documento de apresentação aos investidores, de junho de 2021, e os resultados do último trimestre de 2022.

Vamos lá?

Possuem apenas dois modelos de assinatura: Pass e Club

A Inspirato simplifica o modelo de assinatura, disponibilizando apenas dois planos para os usuários: Pass e Club.

Na modalidade Club, o cliente paga U$ 600,00 por mês, e tem acesso a todo inventário da Inspirato, e paga apenas as diárias da reserva que realiza, com descontos nos preços.

Na modalidade, Pass,  o cliente paga U$ 2500k por mês, e além de ter acesso a todo inventário, ele não precisa pagar pelas reservas realizadas, apenas pela passagem e deslocamento.

É um modelo mais “premium”, que entrega além das reservas, serviços personalizados como concierge e planejamento de viagens.

Definitivamente, o modelo “Pass”, no valor de U$ 2500/mês não é para qualquer cliente.

Portfólio exclusivo

Para justificar o valor da assinatura, a Inspirato entrega em seu pertfólio residências de luxo únicas, que muitas vezes não podem ser reservadas por outro canal.

Criando assim uma forte sensação de exclusividade.

Modelo de negócios único

Não há um concorrente direto para a Inspirato, em relação ao mercado de luxo e de assinaturas, ela é o único player deste mercado, e isto lhe confere uma boa vantagem competitiva.

Mercado endereçável, realmente grande!

O Total Addressable Market da Inspirato em 2019 era de U$ 135B, o SAM (Service Addressable Market) de U$ 100B, com previsão de aumentar 75% até 2025.

Tecnologia proprietária

Para ter o valor de mercado que tem, e entregar a geração de valor que ela se propõe, é natural que a Inspirato desenvolva seus próprios ativos de tecnologia.
Um dos destaques da empresa, é que ela é dona da sua tecnologia e dos algoritmos que fazem a predição e a sugestão dos locais, sem depender de terceiros e controlando 100% a experiência dos seus clientes nos processos de reservas e remarcações.

Alto tícket ajuda no alcance de receita com poucos membros

O valor alto do ticket médio da assinatura ajuda na escala de receitas da companhia, enquanto um assinante do Spotify gasta U$ 120/ano, um assinante da Inspirato Pass, deixa U$ 30k na mesa.


Poucos modelos de assinatura possuem receita recorrente com tícket tão alto.

Relação de LTV e CAC positiva

A relação entre custo de aquisição de cliente (CAC) e o lifetime value (valor gasto pelo cliente ao longo do tempo)  é de 4X, como se o cliente deixasse de receita ao longo de tempo 4X o valor gasto para adquiri-lo.

Em modelos SAAS, entende-se que uma boa métrica para este índice é de 3X, menos que isto é sinal que o custo de aquisição está  muito alto, e mais que isto, é sinal que há uma eficiência no custo de aquisição do cliente.

Alta barreira de entrada

Por ser detentora da tecnologia e ter um inventário próprio, a Inspirato constrói uma sólida barreira de entrada para novos concorrentes, este é um mercado que Booking e Expedia não conseguem entrar facilmente.

2021 foi o melhor ano da história

2021 foi o melhor ano da história para a Inspirato, mesmo com o mundo ainda sofrendo um pouco dos reflexos da pandemia,  ela atingiu a maior receita da história, no valor de R$ 235M, e alcançou  14.875 inscritos, no final de 21.

O modelo de negócios da Inspirato, realmente inspira, no Brasil, ainda não há nenhuma marca nativa digital, entrando no modelo de assinaturas de luxo.

Quem se arrisca?

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