a amex GBT na Bolsa mostrOU que Bill gates estava errado

Em novembro de 2020, no auge da pandemia, Bill Gates afirmou em uma entrevista que 50% das viagens corporativas iriam acabar:

“Minha previsão é de que mais de 50% das viagens a trabalho e mais de 30% dos dias no escritório vão acabar”

Hoje, a Amex GBT, empresa líder global no mercado de viagens corporativas, finalmente se tornou uma empresa pública em Nova York, através de um SPAC com a Apollo Capital.

Em dezembro passado, dividi alguns aprendizados sobre os dados da Amex GBT, agora, 4 meses depois, já temos números atualizados do primeiro trimestre, e ele definitivamente mostra, que Bill Gates errou em suas previsões, veja:

  • A receita do Q1 de 2022 atingiu 50% do mesmo período de 2019;
  • A recuperação das viagens já retomaram em 72% dos níveis de 2019;
  • As transações nas últimas 3 semanas de abril atingiram 80% do volume de 2019;

Note, eu continuo tendo profunda admiração por Bill Gates, o homem que democratizou os computadores pessoais, tolerou o ogro do Steve Ballmer por anos, e é um dos maiores filantropos da atualidade, mas suas previsões acerca do futuro das viagens a trabalho foram furadas!

Mês passado, em São Paulo, tivemos em uma mesma semana, quase 20 mil pessoas em eventos presenciais no VtexDay, ErpSummit e Agiletrends.

Em junho agora teremos o Fórum Panrotas (portal que carinhosamente me emprestou este espaço e me nutre diariamente com notícias do nosso setor) e vamos ter mais uma vez milhares de pessoas juntas, interagindo, aprendendo e fazendo networking.

Em julho teremos o Fórum E-commerce Brasil, onde mais de 15mil pessoas devem se reunir no ExpoCenter Norte para discutir o mercado digital e e-commerce.

As companhias aéreas Azul e GOL, explicitamente em suas apresentações de resultado deixaram claro que a volta do corporativo está influenciando positivamente seus balanços:

Dados da Azul

“Terminamos o trimestre com nove meses consecutivos de forte e crescente demanda de lazer, ao mesmo tempo em que o corporativo acelerou rapidamente, nos permitindo elevar tarifas para compensar o aumento dos preços dos combustíveis.”

E dados da GOL:

“Vendas no primeiro trimestre de 2022 superaram igual período pré-pandêmico de 2019 – particularmente em março que apresentou volume de vendas 60% maior alavancado pela forte recuperação no segmento corporativo”

Lembram do Zoom? A panacéia do “novo normal”, que chegou a valer mais que todas as companhias aéreas e redes hoteleiras de capital aberto?

Então, hoje ele tem um valor de mercado menor que do Hilton e da Marriot, separados 😉

Continuo tendo apreço e enxergando um baita valor na plataforma criada pelo Eric Yun (Eu ainda prefiro o Google Meet), mas oras, tem coisa que é olho no olho, ou como falamos aqui em BH, o “téte-a-téte”, ainda somos humanos (tenho dúvidas, até quando) e temos um desejo natural de interagir socialmente.

A Amex GTB na bolsa de Nova York é o primeiro ativo de turismo focado no segmento corporativo com capital aberto nos EUA (temos a TravelCTM e a Flight Centre na Austrália), hoje, no primeiro dia de negociação, o papel que vai ser negociado com o código “GBTG” subiu 8,74%.

Ela se junta a outras empresas de turismo, que possuem capital aberto atualmente como Booking, Expedia, Trivago, Despegar, Ctrip, Airbnb entre tantos outros.

Sucesso a Amex GBT em sua estréia, e que ela abra espaço para outras dezenas de empresas seguirem seus caminhos!

Published by

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *