Eu pensei que meu último artigo seria o último do ano, me equivoquei, voltei aqui para tentar encontrar respostas para a greve anunciada dos pilotos e comissários .
No anúncio, segundo o sindicato “os preços das passagens aéreas só aumentam, e geram lucros crescentes para as empresas“.
Richard Branson, milionário da Virgin, tem uma frase interessante que mostra o quão difícil é o setor:
“Se você quer ser um milionário, comece com um bilhão de dólares e lance uma nova companhia aérea.”
Vamos relembrar, estatisticamente a cada 3 companhias aéreas que abrem no Brasil, duas quebram: Avianca, Itapemirim, Bra, Vasp, Transbrasil e Varig, fazem parte desta estatística.
Azul e GOL possuem capital aberto, suas demonstrações financeiras são públicas e auditadas, então recorri ao portal de RI para encontrar o tal lucro informado pelos sindicatos.
Veja abaixo, em bilhões, os últimos 5 anos de resultado das companhias aéreas, pois seria covardia analisar apenas os últimos 2 anos.
2021 | 2020 | 2019 | 2018 | 2017 | total | |
AZUL | -4.2 | -10.8 | -2.4 | 0.42 | 0.703 | -16.277 |
GOL | -7.2 | -5.9 | -0.117 | -1 | 0.779 | -13.438 |
Usando um trocadilho infame, o último ano no Azul da Azul foi em 2018, onde apurou um lucro de R$ 420 milhões, a GOL, o último ano positivo foi em 2017.
Eu até entenderia, se fosse os funcionários da Localiza por exemplo que entrassem de greve com este discurso, a gigante de mobilidade de Belo Horizonte lucrou R$ 2B em 2021, mas das companhias aéreas, fica difícil de compreender.
Tenho profundo respeito por pilotos e comissários, e acho nobre o pleito da reivindicação, mas o discurso é falho, o preço do querosene utilizado na aviação subiu 170% nos últimos 3 anos, teve aumento do dólar, não está sobrando quase nada no bolso dos acionistas das companhias aéreas, e os líderes do movimento sabem disto.
É mais um balde de água fria para todo o mercado, e tudo que não queríamos.
Veja, de um lado a gente vê todo o trade gastando tempo e dinheiro, investindo em colocar as pessoas para viajar, imprensa, agências de viagens, operadoras e consolidadoras, do outro lado, algumas pessoas dizendo: “Olha, vamos entrar de greve, e duas horas por dia não iremos voar”.
Por mais que seja uma paralisação pequena, de apenas duas horas, gera insegurança e inevitavelmente reduz o fluxo de passageiros.
As ações da CVC ontem caíram 4,5% com o anúncio, toda a cadeia perde com esta greve.
Já sabemos o que vai acontecer no final…
Vôos atrasados e passageiros com uma péssima experiência, uma enxurrada de judicialização ocasionada pelos atrasos, e novamente mais aumento no preço da passagem, uma profecia quase que autorrealizável.
Um presente amargo de natal para todos nós!
Published by