Lucros crescentes? Onde?

Eu pensei que meu último artigo seria o último do ano, me equivoquei, voltei aqui para tentar encontrar respostas para a greve anunciada dos pilotos e comissários .

No anúncio, segundo o sindicato “os preços das passagens aéreas só aumentam, e geram lucros crescentes para as empresas“.

Richard Branson, milionário da Virgin, tem uma frase interessante que mostra o quão difícil é o setor:

“⁠Se você quer ser um milionário, comece com um bilhão de dólares e lance uma nova companhia aérea.”

Vamos relembrar, estatisticamente a cada 3 companhias aéreas que abrem no Brasil, duas quebram: Avianca, Itapemirim, Bra, Vasp, Transbrasil e Varig, fazem parte desta estatística.

Azul e GOL possuem capital aberto, suas demonstrações financeiras são públicas e auditadas, então recorri ao portal de RI para encontrar o tal lucro informado pelos sindicatos.

Veja abaixo, em bilhões, os últimos 5 anos de resultado das companhias aéreas, pois seria covardia analisar apenas os últimos 2 anos.

2021 2020 201920182017total
AZUL-4.2-10.8-2.40.420.703-16.277
GOL-7.2-5.9-0.117-10.779-13.438
Últimos 5 anos de resultado da AZUL e GOL

Usando um trocadilho infame, o último ano no Azul da Azul foi em 2018, onde apurou um lucro de R$ 420 milhões, a GOL, o último ano positivo foi em 2017.

Eu até entenderia, se fosse os funcionários da Localiza por exemplo que entrassem de greve com este discurso, a gigante de mobilidade de Belo Horizonte lucrou R$ 2B em 2021, mas das companhias aéreas, fica difícil de compreender.

Tenho profundo respeito por pilotos e comissários, e acho nobre o pleito da reivindicação, mas o discurso é falho, o preço do querosene utilizado na aviação subiu 170% nos últimos 3 anos, teve aumento do dólar, não está sobrando quase nada no bolso dos acionistas das companhias aéreas, e os líderes do movimento sabem disto.

É mais um balde de água fria para todo o mercado, e tudo que não queríamos.

Veja, de um lado a gente vê todo o trade gastando tempo e dinheiro, investindo em colocar as pessoas para viajar, imprensa, agências de viagens, operadoras e consolidadoras, do outro lado, algumas pessoas dizendo: “Olha, vamos entrar de greve, e duas horas por dia não iremos voar”.

Por mais que seja uma paralisação pequena, de apenas duas horas, gera insegurança e inevitavelmente reduz o fluxo de passageiros.

As ações da CVC ontem caíram 4,5% com o anúncio, toda a cadeia perde com esta greve.

Já sabemos o que vai acontecer no final…

Vôos atrasados e passageiros com uma péssima experiência, uma enxurrada de judicialização ocasionada pelos atrasos, e novamente mais aumento no preço da passagem, uma profecia quase que autorrealizável.

Um presente amargo de natal para todos nós!

Published by

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *