Navegando entre as estreias do Netflix, me chamou a atenção o título “Kitz”. Não pelo enredo, e sim pela locação, Kitzbühel. A cidadezinha medieval na região de Tirol, na Áustria, é uma das mais badaladas entre o público alemão, especialmente os da região de Munique.
No Instagram: @rafaelatborges
Aqui no Brasil, no entanto, acredito não ser um local muito popular, nem mesmo conhecido. Eu mesma nunca tinha ouvido falar. Não que seja grande fã de locais que têm o esqui como principal atração; nunca nem tentei esquiar na neve.
Porém, já visitei algumas estações, por trabalho ou lazer, já que considero esses locais extremamente charmosos. Estive na região de Lake Tahoe, nos EUA, Vale Nevado, no Chile, Saint Moritz, na Suíça e Bariloche, na Argentina. De amigos que adoram esquiar, os locais preferidos são Aspen (EUA), Courchevel (França), Gstaad (Suíça)… De Kitzbühel, nada ouvi falar.
Mas fui, em uma viagem a Munique. A cidade alemã é um bom ponto de partida para viagens de carro. De lá, já parti para Elmau, na própria Alemanha (opa, olha aí mais uma estação de esqui para o currículo), Salzburgo, na Áustria e o famoso castelo Neuschwanstein, que inspirou o da Cinderela, na Disney.
Além, é claro, de Kitzbühel. O centro da cidadezinha é simpático e, bem pequeno e de estilo medieval. Mas é nas montanhas que se concentra o epicentro do local, que é repleto de hotéis de design, bem contemporâneos.
Na série “Kitz”, inclusive, um hotel é um dos palcos da trama. O carismático personagem Kosh é proprietário de um hotel fictício na encosta de uma montanha.
Leia também
Kitzbühel na neve
O teleférico que dá acesso às montanhas Hahnenkamm (1.712 m) e Kitzbühler Horn (1.996 m), entre as quais se situa a cidade, está nas imediações do centro. Todas as manhãs, durante a temporada de inverno, os praticantes de esqui se dirigem a ele para um dia de atividades na neve.
Minha visita a Kitzbühel foi um bate-e-volta a partir de Munique (são 123 km entre vias rápidas, sem limite de velocidade, e estradas secundárias). A viagem de carro já foi um espetáculo à parte, pois passamos por diversos trechos entre montanhas.
Por lá, escolhemos o hotel Maierl-Alm para passar o dia. Tecnicamente, ele fica em Kirchberg, a 7 km do centro de Kitzbühel. Porém, está localizado sobre as montanhas, com acesso direto às estações de esqui.
Por isso, uma cena é bem comum no restaurante: praticantes de esqui ainda com suas roupas térmicas e sapatos apropriados para o esporte circulando na parte do terraço, que tem vista para as pistas. Por ali, inclusive, a especialidade é a culinária da região de Tirol.
No meio da tarde, uma cena típica de estações de esqui: o terraço do restaurante começa a virar uma balada, com um DJ acompanhando o por do sol. O restaurante do Maierl é aberto a não-hóspedes.
Published by