Anos atrás escrevi esse post sobre origami em toalhas de hotel no meu blog pessoal e fez mais sucesso que eu imaginava. Replico aqui com algumas atualizações sobre o encanto (ou não) da criatividade das camareiras pelo mundo. Divirta-se, e deixe sua opinião!
=======
Se você acha que toalhas não podem surpreender, está enganado.
Costumamos encontrar toalhas em hotéis e navios de 5 formas:
Enroladas
Penduradas
Dobradas
Bagunçadas
Brincadeira, isso não acontece…
Mas que já entrei em muito quarto de hotel SEM toalhas, entrei!
com Dobraduras
Os hotéis de luxo também usufruem da prática com muito requinte, como as inconfundíveis toalhas listradas do Fasano:
E como sou da teoria que as pétalas de flores devem se manter em seus buquês e nunca espalhadas, ou compondo dobraduras de toalhas, segue abaixo minha cama preferida, do incrível WTC Sheraton São Paulo:
Admito que acho uma graça chegar no apto de um hotel ou cabine de um navio e encontrar esse mimo, feito especialmente para mim. Penso no tempo gasto e no cuidado com o meu quarto. A sensação é de que realmente estava sendo esperada.
Entretanto, a “fofura” pode sim se tornar algo exagerado e sem noção. Tem camareira perdendo a linha por aí, e os bichinhos são seus preferidos.
Vamos ressaltar 6 práticas que devem ser evitadas:
1) Usar (muitas) flores
Menos é mais, gente:
2) Tentar assustar os clientes
3) Achar inspiração no fundo do mar
Nãããããão tente ser engraçadinha e usar os óculos do hóspede para compor a obra de arte!
E muito menos se empolgar com a dramaticidade do momento:
Pls, se mantenha em terra firme.
Viu, é muito mais seguro…
Mas nunca, NUNCA, invente de fazer cobras:
…são estranhas e ninguém gosta delas…aceite!
4) Colocar todo o conhecimento (ou a falta dele) em uma só cama
5) Não terminar o curso
6) Partir do pressuposto que seus hóspedes são desonestos:
Frase: “Eu não roubei minha toalha do Hotel Fusion”.
O que fazer
Pensar fora da caixa!
Exemplo1 – Live Acqua Resort de Cancun faz com grãos de arroz para encantar seus clientes. Só fiquei pensando na sujeira que deve ficar o quarto quando os hóspedes deitam.
Exemplo 2 – Dar utilidade para a toalha.
Exemplo 3 – Ser fofo de verdade!
Independente do que você escolher, o importante é surpreender sempre!
Para finalizar, qual sua opinião? Dobradura em toalha é Brega ou Fofo?
===============
Leia também:
Realmente o treinamento de conduzir a equipe para o entendimento da qualidade na perspectiva do cliente é fundamental, tive a oportunidade de conduzir uma equipe de garçons a uma agencia de automóveis Chrysler onde o vendedor apresentou as características do produto que atraiam seus clientes. E foi fantástico entender que o travesseiro do garçons é diferente do que o cliente tem.
Oi Ezequiel, concordo com vc. Treinamento é fundamental, tanto quanto customização. Abs,
[…] A blogueira do Portal PANROTAS, Gabriela Otto, discute se essa prática tão comum é fofa ou apenas brega, e aponta casos de sucesso entre as toalhas do mundo hoteleiro. Confira aqui. […]
Oi Gabriela , tudo bem?
Trabalhei na hotelaria , no departamento de marketing . Além de ser bem cafona, penso que a manipulação das dobraduras ainda lemvanta a questão sobre os resíduos de pele deixados nas toalhas. Já vi como são feitas estas dobraduras, e os profissionais esfregam a toalha, apoioam no cotovelo, torcem com suas mãos , apoiam o joelho, e às vezes até utilizam-se da boca pra poder ajustar melhor o formato . Uurggh!
Então, imagino a quantidade de pele morta deixada na toalha, ao ser manipulada pelo profissional . Sempre tentei dizer isso, com todo o jeito do mundo para não magoar – pois eles acreditam que estão fazendo a coisa mais linda e carinhosa do mundo aos hóspedes. Mas, sempre achavam “exagero da mocinha do marketing ” e que só eu mesma pra imaginas uma coisa destas . Eu já imaginava tomar banho e me secar com um monte de pele alheia no meu corpo. rsrsrsrs
Beijos e parabéns pela matéria !
Excelente questão você levantou, Mara. Faz todo sentido a preocupação com os resíduos. Vem muito de encontro com o post que fiz sobre o item principal de um hotel: limpeza. Acho que você vai gostar: https://blog.panrotas.com.br/check-in/index.php/2016/09/20/limpeza-o-valor-mais-rentavel-de-um-hotel/#.WRxzOcm1u8U
Passe sempre por aqui! Grande abraço,
Gabriela,
Excelente post!
Existem tantas formas de encantar, surpreender e ser elegante ao mesmo tempo que não precisamos destas “Obras de Arte” .
Num Resort, em lugares adequados, ou ainda um mimo para uma criança, agrada e dá um Ar Discreto de “fofo de verdade”. Mas nunca perder a atenção que temos que ter com a higiene!
Abraço e Parabéns pelo Post
Ana querida, um elogio vindo de você vale por mil. Por mais mimos ‘fofos de verdade’!!!! Deixo aqui outro artigo sobre Governança que talvez você goste: http://gabrielaotto.com.br/blog/governanca-como-vantagem-competitiva/ Sempre bem-vinda por aqui! Grande beijo,
Oi Gabriela, tudo bem?
As dobraduras feitas com bichos do fundo do mar ou pássaros, acho bem cafona! Ainda mais finalizados com flores ou outros tipos de “assessórios”…Prefiro as toalhas penduradas, devidamente e milimetricamente penduradas! Dá uma sensação maior de higiene e organização! A cama tem um objetivo simples: descansar e dormir! Para isso precisa estar impecavelmente forrada, sem “enfeites” que disvirtuem esse objetivo! Então, não sou fã desse tipo de “encanto” para o hóspede! Mas, há quem goste e achei fofo…
Abraços
Verdade, Givanaldo. Também sou a favor de um quarto limpo e organizado, mas gosto é gosto. Se os hóspedes do hotel curtem, que as rosas continuem a ser ‘despetaladas’ por aí! rsrs Obrigada pelo seu comentário. Muito bem-vindo por aqui!