Saúde!

Segundo os noticiários, as estradas neste fim de semana pascoal estariam lotadas. Se você pensa que no Brasil há siglas e normas demasiadas é porque nunca viveu por aqui um tempo. Na realidade aqui as estradas não ficam lotadas, aqui os noticiários anunciam o estado do trânsito segundo um código cromático e o alerta anunciava cor laranja para as estradas de todo os país, tanto no sábado, como na segunda-feira. Código laranja= trafego difícil, pelo menos 300 km de engarrafamento no conjunto de estradas nacionais.

Porque ser simples se podemos complicar?
Porque ser simples se podemos complicar?

Detalhe, o feriado de Páscoa aqui vai de sábado a segunda-feira. Isso porque na antiguidade a festa pascal durava uma semana após a data da ressurreição. Nos tempos modernos esta semana de festividades religiosas foi abreviada a um só dia, a segunda-feira de Páscoa.

Se eu me recusei a pegar a estrada no fim de semana, outros brasileiros tiveram a oportunidade de conhecer uma das mais belas regiões da França bem próxima  de Paris durante a semana passada. A Atout France, em colaboração com profissionais do turismo local, levou à região de Reims & Champagne alguns dos 38 tour-operadores brasileiros participantes da 10° edição do salão Rendez-Vous France.

Localizados a apenas uma hora e meia de carro de Paris, os 32 hectares recobertos de uvas pinot noir, pinot meunier e chardonnay e os 120 quilômetros de adegas subterrâneas da cidade de Reims são mundialmente conhecidos graças à uma produção superior a 320 milhões de garrafas de champanhe ao ano. As visitas aos produtores da famosa bebida, assim como inúmeras atividades desportivas da região atraem anualmente em torno de 300 mil visitantes. Em bicicleta, caiaque, caminhando por trilhas, muitas são as maneiras de descobrir Reims e essa região pontuada de vinícolas e vilarejos medievais.

No entanto, Reims não é somente conhecida por ser a cidade do champanhe, Reims é também a cidade da consagração dos reis da França. Após o batizado do primeiro soberano católico ocidental, Clóvis, no fim do século V, 33 reis franceses foram coroados na Catedral Notre-Dame de Reims. Notre-Dame de Reims se encontra entre as mais antigas catedrais góticas da Idade Média, tombada pelo Patrimônio Histórico Mundial, recebe um milhão e meio de pessoas ao ano. Além da catedral Notre-Dame de Reims, a Basílica Saint-Remi e o Palácio do Tau, são monumentos igualmente tombados pela UNESCO e merecem uma visita.

A maioria dos turistas brasileiros descobre Reims e Champagne durante o passeio de um dia que é oferecido por todos os receptivos da cidade. Porém, quem dedica mais tempo não se arrepende. O verdadeiro epicurista ou “bon-vivant” aproveita para se deliciar com o lugar e descobre com o devido tempo tudo que a região tem para oferecer: hospitalidade, arquitetura, história, gastronomia, beleza, “art de vivre” e champanhe, é claro!

P10205521

P1020537
320 milhões de garrafas ao ano
P1020546
Champanhe e bons preços ( a partir de 23€ dependendo da marca )
P1020534
Toda Champanhe do mundo vem desta região. Um estoque incrível
P1020512
Cada produtor tem seu subsolo
P1020518
Adegas de Champanhe
P1020509
Nesta posição as garrafas são giradas diariamente
P1020508
120 km de adegas subterrâneas percorrem a cidade
P1020564
Notre-Dame de Reims- portal
P1020500
Mansão Moët
P1020528
Presente de Napoleão a Jean-Remy Moët
P1020525
Napoleão era amigo do senhor Jean-Remy Moêt
P1020487
Aqui repousa Dom Pierre Perignon (o pai da champanhe).
P1020547
Degustação na Moët Chandon e em outros produtores atraem muitos visitantes
P1020566
Notre-Dame de Reims
P1020562
Como sempre fora de Paris, os restaurantes são pitorescos e a vida mais calma
P1020572
Detalhe Notre-Dame de Reims
Reims_SRemi3_tango7174
Interior Saint-Rémi foto wikipedia
Reims_Basilique_St_Remi_12
Basilica Saint-Rémi
P1020574
Notre-Dame de Reims
P1020573
Notre-Dame de Reims
Tombeau_St_Remi
Túmulo de Saint-Rémi
West_Façade_of_Basilique_Saint-Rémi,_Reims_140306_1
Basílica de Saint-Rémi
Saint-Remi_baptisant_Clovis
Saint-Rémi e o batismo de Clóvis, primeiro rei católico do ocidente

Saúde e até a semana que vem!

Published by

Silvia Helena

Após breves passagens pela Faculdade Metodista de São Bernardo e Belas Artes de São Paulo, aos 18 anos fui estudar no Canadá, onde vivi durante 23 anos. Lá me formei em História da Arte pela Universidade de Montréal, estudei turismo no Collège Lasalle de Montréal e no Institut de Tourisme et Hôtellerie du Québec. Comecei minha carreira na área trabalhando em Cuba. Durante os anos vividos no Canadá, entre outras coisas, fui guia de circuitos pela costa leste e abri minha primeira agência de receptivo para brasileiros. Há 18 anos um vento forte bateu nas velas da minha vida me conduzindo até França. Atualmente escrevo de Paris, onde vivo e trabalho dirigindo a empresa de receptivo, LA BELLE VIE.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *