A Tocha Olímpica e seu percurso

A Tocha Olímpica é um dos símbolos mais emblemáticos dos Jogos Olímpicos. O objeto leva a chama que nunca se apaga, representando a paz, a união e a amizade.

A primeira tocha do revezamento da tocha olímpica de Paris 2024 foi acesa neste dia 16 de abril de 2024, de acordo com a tradição antiga, durante uma cerimônia no santuário de Olímpia, na Grécia, onde os Jogos antigos eram realizados. Do Peloponeso, a Chama Olímpica viajará para Atenas para embarcar a bordo do grande veleiro Belém e cruzar o Mar Mediterrâneo. É no dia 8 de maio de 2024, em Marselha, que a Chama Olímpica inicia sua jornada na França.

Testes para sua passagem foram feitos com a tocha apagada na região chamada Aude

Durante este período de 68 dias a tocha passará por 65 territórios franceses, incluindo locais icônicos e históricos, executando um percurso épico.

Cada portador da tocha percorrerá uma distância de aproximadamente 200 metros, contribuindo para o trajeto que cobrirá cerca de 12.000 quilômetros.

Esses milhares de quilômetros do trajeto refletem a rico leque cultural e histórico da França. Dentre os grandes icônes franceses pelos quais passará, a chama iluminará as paredes da caverna de Lascaux, famosa por suas pinturas pré-históricas, e a fortaleza medieval de Carcassonne em Occitânia, um testemunho da história profunda da região, o Palácio de Versalhes, símbolo da monarquia francesa, e os Castelos do Vale do Loire, com sua arquitetura renascentista. Além disso, a chama fará uma parada no emblemático Mont-Saint-Michel, na Normandia, maravilha arquitetônica e religiosa do país e Reims, terra da consagração dos reis da França e sua majestosa Catedral do mesmo nome.

Porém, esses são somente os nomes dos mais conhecidos, veja no vídeo a seguir esse percurso incrível da torcha dos jogos de Paris2024 elaborada pelo designer Mathieu Lehanneur.

Segundo o comitê organizador Paris2024, estes locais não são apenas pontos de interesse turístico, mas também etapas simbólicas que conectam o presente com o passado, celebrando a diversidade e a história da França no caminho para os Jogos Olímpicos.

Ainda sobre a tocha Paris 2024, vale lembrar não haverá apenas uma tocha, mas sim 2000. Cada uma delas mede 70 cm de comprimento e pesa 1,5 kg e foram realizadas com de aço de fontes recicladas e renováveis.

Veja a seguir mais fotos dos testes e preparativos para sua passagem realizados na região Aude.

E para terminar: E como elas se manterão acesas? Graças à cartuchos de Biopropano de 80 gramas que serão trocados quando necessário.

Published by

Silvia Helena

Após breves passagens pela Faculdade Metodista de São Bernardo e Belas Artes de São Paulo, aos 18 anos fui estudar no Canadá, onde vivi durante 23 anos. Lá me formei em História da Arte pela Universidade de Montréal, estudei turismo no Collège Lasalle de Montréal e no Institut de Tourisme et Hôtellerie du Québec. Comecei minha carreira na área trabalhando em Cuba. Durante os anos vividos no Canadá, entre outras coisas, fui guia de circuitos pela costa leste e abri minha primeira agência de receptivo para brasileiros. Há 18 anos um vento forte bateu nas velas da minha vida me conduzindo até França. Atualmente escrevo de Paris, onde vivo e trabalho dirigindo a empresa de receptivo, LA BELLE VIE.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *